O poder das metáforas: utilizando uma experiência psicoeducativa em realidade virtual para promover a flexibilidade psicológica e a qualidade de vida – Um estudo piloto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13863 |
Resumo: | Jovens adultos estão num momento crítico para o surgimento de perturbações emocionais afetando cerca de 30,5%, existindo vários fatores que tornam esta população vulnerável. Uma das intervenções que surge para ajudar esta população é a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), derivada da Teoria das Molduras Relacionais e compartilhando semelhanças com a técnica da Terapia Cognitivo Comportamental (CBT). A ACT é bastante utilizada na depressão, ansiedade, stress entre outras, existindo dentro da ACT existem as metáforas, promotoras da flexibilidade psicológica. A utilização de novas tecnológicas em intervenções ACT não é algo novo, no entanto até ao momento ainda não foram aplicadas as metáforas às novas tecnologias de realidade virtual imersivas (IVR). Este estudo pretende perceber a aplicabilidade de tecnologias de realidade virtual imersivas com metáforas da ACT, aplicando testes de autorrelato e medidas psicofisiológicas numa aplicação em ambiente virtual onde metáforas ACT são replicadas tendo como população alvo jovens adultos. Obtivemos resultados contraditórios, no entanto não é possível confirmar nem infirmar a veracidade destas técnicas devido à falta de uma amostra robusta. No entanto obtivemos resultados positivos para o isolamento, sobre identificação, afeto negativo e autoafirmações negativas, assim como o possível relaxamento dentro dos ambientes virtuais. Palavras-chave: Perturbações emocionais; ACT; CBT; Metáforas; IVR. |
id |
RCAP_a48fee0978c0cc1e3805a352e61093c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13863 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O poder das metáforas: utilizando uma experiência psicoeducativa em realidade virtual para promover a flexibilidade psicológica e a qualidade de vida – Um estudo pilotoMESTRADO EM CIBERTERAPIA E REABILITAÇÃO NEUROCOGNITIVAPSICOLOGIAPERTURBAÇÕES EMOCIONAISTERAPIAS COGNITIVAS COMPORTAMENTAISREALIDADE VIRTUALTERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSOPSYCHOLOGYEMOTIONAL DISORDERSCOGNITIVE-BEHAVIORAL THERAPIESVIRTUAL REALITYACCEPTANCE AND COMMITMENT THERAPYJovens adultos estão num momento crítico para o surgimento de perturbações emocionais afetando cerca de 30,5%, existindo vários fatores que tornam esta população vulnerável. Uma das intervenções que surge para ajudar esta população é a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), derivada da Teoria das Molduras Relacionais e compartilhando semelhanças com a técnica da Terapia Cognitivo Comportamental (CBT). A ACT é bastante utilizada na depressão, ansiedade, stress entre outras, existindo dentro da ACT existem as metáforas, promotoras da flexibilidade psicológica. A utilização de novas tecnológicas em intervenções ACT não é algo novo, no entanto até ao momento ainda não foram aplicadas as metáforas às novas tecnologias de realidade virtual imersivas (IVR). Este estudo pretende perceber a aplicabilidade de tecnologias de realidade virtual imersivas com metáforas da ACT, aplicando testes de autorrelato e medidas psicofisiológicas numa aplicação em ambiente virtual onde metáforas ACT são replicadas tendo como população alvo jovens adultos. Obtivemos resultados contraditórios, no entanto não é possível confirmar nem infirmar a veracidade destas técnicas devido à falta de uma amostra robusta. No entanto obtivemos resultados positivos para o isolamento, sobre identificação, afeto negativo e autoafirmações negativas, assim como o possível relaxamento dentro dos ambientes virtuais. Palavras-chave: Perturbações emocionais; ACT; CBT; Metáforas; IVR.Young adults are at a critical time for the emergence of emotional disorders, affecting around 30.5%, with several factors making this population vulnerable. One of the interventions that appears to help this population is the Acceptance and Commitment Therapy (ACT), derived from the Theory of Relational Frames and sharing similarities with the technique of Cognitive Behavioral Therapy (CBT). ACT is widely used in depression, anxiety, stress, among others, and within ACT there are metaphors that promote psychological flexibility. The use of new technologies in ACT interventions is not something new, however metaphors have not yet been applied to new immersive virtual reality (IVR) technologies. This study aims to understand the applicability of immersive virtual reality technologies with ACT metaphors, applying self-report tests and psychophysiological measures in an application in a virtual environment where ACT metaphors are replicated with young adults as a target population. We obtained contradictory results, however it is not possible to confirm or deny the veracity of these techniques due to the lack of a robust sample. However, we obtained positive results for isolation, identification, negative affect and negative self-statements, as well as possible relaxation within virtual environments. Key-words: Emotional disorders; ACT; CBT; Metaphors; IVR2023-05-12T19:04:44Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13863TID:203287240porEsteves, Miguel Teodoroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-19T01:31:12Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13863Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:11.940177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O poder das metáforas: utilizando uma experiência psicoeducativa em realidade virtual para promover a flexibilidade psicológica e a qualidade de vida – Um estudo piloto |
title |
O poder das metáforas: utilizando uma experiência psicoeducativa em realidade virtual para promover a flexibilidade psicológica e a qualidade de vida – Um estudo piloto |
spellingShingle |
O poder das metáforas: utilizando uma experiência psicoeducativa em realidade virtual para promover a flexibilidade psicológica e a qualidade de vida – Um estudo piloto Esteves, Miguel Teodoro MESTRADO EM CIBERTERAPIA E REABILITAÇÃO NEUROCOGNITIVA PSICOLOGIA PERTURBAÇÕES EMOCIONAIS TERAPIAS COGNITIVAS COMPORTAMENTAIS REALIDADE VIRTUAL TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO PSYCHOLOGY EMOTIONAL DISORDERS COGNITIVE-BEHAVIORAL THERAPIES VIRTUAL REALITY ACCEPTANCE AND COMMITMENT THERAPY |
title_short |
O poder das metáforas: utilizando uma experiência psicoeducativa em realidade virtual para promover a flexibilidade psicológica e a qualidade de vida – Um estudo piloto |
title_full |
O poder das metáforas: utilizando uma experiência psicoeducativa em realidade virtual para promover a flexibilidade psicológica e a qualidade de vida – Um estudo piloto |
title_fullStr |
O poder das metáforas: utilizando uma experiência psicoeducativa em realidade virtual para promover a flexibilidade psicológica e a qualidade de vida – Um estudo piloto |
title_full_unstemmed |
O poder das metáforas: utilizando uma experiência psicoeducativa em realidade virtual para promover a flexibilidade psicológica e a qualidade de vida – Um estudo piloto |
title_sort |
O poder das metáforas: utilizando uma experiência psicoeducativa em realidade virtual para promover a flexibilidade psicológica e a qualidade de vida – Um estudo piloto |
author |
Esteves, Miguel Teodoro |
author_facet |
Esteves, Miguel Teodoro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Miguel Teodoro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM CIBERTERAPIA E REABILITAÇÃO NEUROCOGNITIVA PSICOLOGIA PERTURBAÇÕES EMOCIONAIS TERAPIAS COGNITIVAS COMPORTAMENTAIS REALIDADE VIRTUAL TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO PSYCHOLOGY EMOTIONAL DISORDERS COGNITIVE-BEHAVIORAL THERAPIES VIRTUAL REALITY ACCEPTANCE AND COMMITMENT THERAPY |
topic |
MESTRADO EM CIBERTERAPIA E REABILITAÇÃO NEUROCOGNITIVA PSICOLOGIA PERTURBAÇÕES EMOCIONAIS TERAPIAS COGNITIVAS COMPORTAMENTAIS REALIDADE VIRTUAL TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO PSYCHOLOGY EMOTIONAL DISORDERS COGNITIVE-BEHAVIORAL THERAPIES VIRTUAL REALITY ACCEPTANCE AND COMMITMENT THERAPY |
description |
Jovens adultos estão num momento crítico para o surgimento de perturbações emocionais afetando cerca de 30,5%, existindo vários fatores que tornam esta população vulnerável. Uma das intervenções que surge para ajudar esta população é a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), derivada da Teoria das Molduras Relacionais e compartilhando semelhanças com a técnica da Terapia Cognitivo Comportamental (CBT). A ACT é bastante utilizada na depressão, ansiedade, stress entre outras, existindo dentro da ACT existem as metáforas, promotoras da flexibilidade psicológica. A utilização de novas tecnológicas em intervenções ACT não é algo novo, no entanto até ao momento ainda não foram aplicadas as metáforas às novas tecnologias de realidade virtual imersivas (IVR). Este estudo pretende perceber a aplicabilidade de tecnologias de realidade virtual imersivas com metáforas da ACT, aplicando testes de autorrelato e medidas psicofisiológicas numa aplicação em ambiente virtual onde metáforas ACT são replicadas tendo como população alvo jovens adultos. Obtivemos resultados contraditórios, no entanto não é possível confirmar nem infirmar a veracidade destas técnicas devido à falta de uma amostra robusta. No entanto obtivemos resultados positivos para o isolamento, sobre identificação, afeto negativo e autoafirmações negativas, assim como o possível relaxamento dentro dos ambientes virtuais. Palavras-chave: Perturbações emocionais; ACT; CBT; Metáforas; IVR. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-12T19:04:44Z 2023-01-01T00:00:00Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/13863 TID:203287240 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/13863 |
identifier_str_mv |
TID:203287240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131615220203520 |