Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento Escolas de Oliveirinha, na E.B. 2-3 Castro Matoso, junto da turma C do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bruno Jóni Neves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/27990
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_a497cfeaab5be8aa4855ccc82ff91609
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/27990
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento Escolas de Oliveirinha, na E.B. 2-3 Castro Matoso, junto da turma C do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014Ensino da educação físicaFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO Estágio Pedagógico promove a aquisição de um conjunto de saberes profissionais e pessoais que servirão como base de sustentação para uma possível integração na carreira docente, na área curricular de Educação Física. Resultou na aplicação, em contexto real, de todas as práticas pedagógicas (anteriormente experienciadas) e dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação inicial, através de uma prática docente supervisionada e orientada. Este documento é intrínseco às unidades curriculares de Estágio Pedagógico e de Relatório de Estágio, constantes do Plano Curricular do Mestrado em Ensino da Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra. Esta prática foi desenvolvida no Agrupamento de Escolas de Oliveirinha, Escola Básica de 2º e 3º Ciclos Castro Matoso, na turma C, do 8º ano, no ano letivo de 2013/2014. Este documento tem como finalidade refletir acerca das atividades desenvolvidas no âmbito da nossa intervenção pedagógica. Nesta reflexão mobilizaremos não só os conhecimentos adquiridos ao longo das atividades letivas e não letivas, mas também a partilha de ideias e experiências, dentro do núcleo de estágio, e os conhecimentos transmitidos pelos professores orientadores. Referiremos o que ocorreu em cada tarefa cumprida, no que concerne o grupo turma e no que se refere à execução das tarefas e implementação de estratégias. Importa referirmos que toda a nossa experiência, ao longo do período de Estágio Pedagógico, assenta nos princípios da “diferenciação”, “adequação” e “flexibilidade”, em função da especificidade de cada aluno e da promoção das suas aprendizagens. Este documento reflete momentos diversos, a saber: contextualização da prática de estágio, expectativas pessoais e objetivos definidos inicialmente, reflexões relativas às decisões tomadas, o planeamento, a realização e a avaliação, tendo em conta as dificuldades sentidas e a evolução, tanto pessoal como da turma, e ainda pelo aprofundamento do tema “Estratégias para o controlo do clima de aula”, que nos acompanhou ao longo de todo este percurso. The Practicum promotes the acquisition of professional and personal knowledge which will be the basis to the integration in the teaching career within the area of Physical Education. The practice resulted in the application, in a real context, of all pedagogic practices and theoretic acquaintances, acquired along the initial formation, through a supervised and guided teaching practice. This document respects the Teaching Practice and the Practice Report within the syllabus of the Master’s Degree in Physical Education Teaching (Elementary and Secondary School) of the College of Sciences of Sport and Physical Education from the University of Coimbra. The practice occurred at the Castro Matoso Elementary School, 8th Form, Class C, in the school year of 2013/2014. The aim of this document is to reflect about the implemented activities within the teaching practice. Therefore we will not only mobilize the acquired knowledge during our work at school but also share the ideas, the experiences, among the elements of the group as well as the guidance of the senior teachers (supervisors). In fact they were a very important link in this chain as they corrected us, when we were not so perfect technically or in our relation with the students we were dealing with. Our whole experience and practice was based on the principles of “differentiation”, “adequacy” and “flexibility” as far as the students and their learning process was concerned. This document conveys the context of the teaching practice, our expectations concerning the process, the initially established objectives, the reflections about the decisions we made, the planning, the evaluation, considering the main difficulties we felt, and the evolution we suffered (students and teacher). It also conveys the development of the topic “Strategies to control the setting in the classroom” which has followed us all through the process.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/27990http://hdl.handle.net/10316/27990TID:201341727porOliveira, B. (2014). Relatório Final de Estágio Pedagógico. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Oliveira, Bruno Jóni Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:13.700355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento Escolas de Oliveirinha, na E.B. 2-3 Castro Matoso, junto da turma C do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento Escolas de Oliveirinha, na E.B. 2-3 Castro Matoso, junto da turma C do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento Escolas de Oliveirinha, na E.B. 2-3 Castro Matoso, junto da turma C do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014
Oliveira, Bruno Jóni Neves
Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento Escolas de Oliveirinha, na E.B. 2-3 Castro Matoso, junto da turma C do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento Escolas de Oliveirinha, na E.B. 2-3 Castro Matoso, junto da turma C do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento Escolas de Oliveirinha, na E.B. 2-3 Castro Matoso, junto da turma C do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento Escolas de Oliveirinha, na E.B. 2-3 Castro Matoso, junto da turma C do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento Escolas de Oliveirinha, na E.B. 2-3 Castro Matoso, junto da turma C do 8º ano, no ano letivo de 2013-2014
author Oliveira, Bruno Jóni Neves
author_facet Oliveira, Bruno Jóni Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Bruno Jóni Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/27990
http://hdl.handle.net/10316/27990
TID:201341727
url http://hdl.handle.net/10316/27990
identifier_str_mv TID:201341727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, B. (2014). Relatório Final de Estágio Pedagógico. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133663406850048