Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Carina Tatiana Cabo Salgadinho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16016
Resumo: O atual relatório reflete o percurso de aprendizagem feito ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele é patenteada uma reflexão relativamente à prática de ação educativa desenvolvida no Pré-Escolar numa Instituição Privada de Solidariedade Social e no 1.º Ciclo numa Escola Pública, tendo por base o modo como foi feita a integração das quatros dimensões patentes no Perfil de Desempenho Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1.º Ciclo. O relatório é composto por três partes centrais, constando a primeira numa fundamentação teórica sobre a aprendizagem da Matemática nos primeiros anos, mais concretamente nos contextos de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo, com base em referências teóricas e através de atividades desenvolvidas nos contextos, que servirão de referência à reflexão que será feita ao longo de todo o relatório; ABSTRACT: The current report reflects the learning path taken along the Teaching Practice in Pre-school and Primary School. Here there is patented a reflection regarding the practice of Educational activity developed in Pre-School, in a Private Institution of Social Solidarity and in Primary School in a Public School based on how it was done the integration of four dimensions patents in the Profile of the Professional Performance of Pre-School and Primary School teachers. This report consists of three main parts, the first one consists of a theoretically substantiated Mathematics learning in the early years, more specifically in the contexts of Pre-School and Primary School based on theoretical references and activities developed in the contexts that serve as reference the reflection that will be made throughout the whole report.
id RCAP_a4a9b8dd2a0ee85ac30ddec75c27d7ab
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anosPré-escolar1º CicloAprendizagem da matemáticaPrimeiros anosPre-schoolPrimary schoolMathematics learningEarly yearsO atual relatório reflete o percurso de aprendizagem feito ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele é patenteada uma reflexão relativamente à prática de ação educativa desenvolvida no Pré-Escolar numa Instituição Privada de Solidariedade Social e no 1.º Ciclo numa Escola Pública, tendo por base o modo como foi feita a integração das quatros dimensões patentes no Perfil de Desempenho Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1.º Ciclo. O relatório é composto por três partes centrais, constando a primeira numa fundamentação teórica sobre a aprendizagem da Matemática nos primeiros anos, mais concretamente nos contextos de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo, com base em referências teóricas e através de atividades desenvolvidas nos contextos, que servirão de referência à reflexão que será feita ao longo de todo o relatório; ABSTRACT: The current report reflects the learning path taken along the Teaching Practice in Pre-school and Primary School. Here there is patented a reflection regarding the practice of Educational activity developed in Pre-School, in a Private Institution of Social Solidarity and in Primary School in a Public School based on how it was done the integration of four dimensions patents in the Profile of the Professional Performance of Pre-School and Primary School teachers. This report consists of three main parts, the first one consists of a theoretically substantiated Mathematics learning in the early years, more specifically in the contexts of Pre-School and Primary School based on theoretical references and activities developed in the contexts that serve as reference the reflection that will be made throughout the whole report.Universidade de Évora2015-10-15T13:22:59Z2015-10-152013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16016http://hdl.handle.net/10174/16016porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Neto, Carina Tatiana Cabo Salgadinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:25Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:29.644666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anos
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anos
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anos
Neto, Carina Tatiana Cabo Salgadinho
Pré-escolar
1º Ciclo
Aprendizagem da matemática
Primeiros anos
Pre-school
Primary school
Mathematics learning
Early years
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anos
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anos
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anos
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anos
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anos
author Neto, Carina Tatiana Cabo Salgadinho
author_facet Neto, Carina Tatiana Cabo Salgadinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Carina Tatiana Cabo Salgadinho
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escolar
1º Ciclo
Aprendizagem da matemática
Primeiros anos
Pre-school
Primary school
Mathematics learning
Early years
topic Pré-escolar
1º Ciclo
Aprendizagem da matemática
Primeiros anos
Pre-school
Primary school
Mathematics learning
Early years
description O atual relatório reflete o percurso de aprendizagem feito ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele é patenteada uma reflexão relativamente à prática de ação educativa desenvolvida no Pré-Escolar numa Instituição Privada de Solidariedade Social e no 1.º Ciclo numa Escola Pública, tendo por base o modo como foi feita a integração das quatros dimensões patentes no Perfil de Desempenho Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1.º Ciclo. O relatório é composto por três partes centrais, constando a primeira numa fundamentação teórica sobre a aprendizagem da Matemática nos primeiros anos, mais concretamente nos contextos de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo, com base em referências teóricas e através de atividades desenvolvidas nos contextos, que servirão de referência à reflexão que será feita ao longo de todo o relatório; ABSTRACT: The current report reflects the learning path taken along the Teaching Practice in Pre-school and Primary School. Here there is patented a reflection regarding the practice of Educational activity developed in Pre-School, in a Private Institution of Social Solidarity and in Primary School in a Public School based on how it was done the integration of four dimensions patents in the Profile of the Professional Performance of Pre-School and Primary School teachers. This report consists of three main parts, the first one consists of a theoretically substantiated Mathematics learning in the early years, more specifically in the contexts of Pre-School and Primary School based on theoretical references and activities developed in the contexts that serve as reference the reflection that will be made throughout the whole report.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-10-15T13:22:59Z
2015-10-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16016
http://hdl.handle.net/10174/16016
url http://hdl.handle.net/10174/16016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136567938252800