Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/16016 |
Resumo: | O atual relatório reflete o percurso de aprendizagem feito ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele é patenteada uma reflexão relativamente à prática de ação educativa desenvolvida no Pré-Escolar numa Instituição Privada de Solidariedade Social e no 1.º Ciclo numa Escola Pública, tendo por base o modo como foi feita a integração das quatros dimensões patentes no Perfil de Desempenho Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1.º Ciclo. O relatório é composto por três partes centrais, constando a primeira numa fundamentação teórica sobre a aprendizagem da Matemática nos primeiros anos, mais concretamente nos contextos de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo, com base em referências teóricas e através de atividades desenvolvidas nos contextos, que servirão de referência à reflexão que será feita ao longo de todo o relatório; ABSTRACT: The current report reflects the learning path taken along the Teaching Practice in Pre-school and Primary School. Here there is patented a reflection regarding the practice of Educational activity developed in Pre-School, in a Private Institution of Social Solidarity and in Primary School in a Public School based on how it was done the integration of four dimensions patents in the Profile of the Professional Performance of Pre-School and Primary School teachers. This report consists of three main parts, the first one consists of a theoretically substantiated Mathematics learning in the early years, more specifically in the contexts of Pre-School and Primary School based on theoretical references and activities developed in the contexts that serve as reference the reflection that will be made throughout the whole report. |
id |
RCAP_a4a9b8dd2a0ee85ac30ddec75c27d7ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/16016 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anosPré-escolar1º CicloAprendizagem da matemáticaPrimeiros anosPre-schoolPrimary schoolMathematics learningEarly yearsO atual relatório reflete o percurso de aprendizagem feito ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele é patenteada uma reflexão relativamente à prática de ação educativa desenvolvida no Pré-Escolar numa Instituição Privada de Solidariedade Social e no 1.º Ciclo numa Escola Pública, tendo por base o modo como foi feita a integração das quatros dimensões patentes no Perfil de Desempenho Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1.º Ciclo. O relatório é composto por três partes centrais, constando a primeira numa fundamentação teórica sobre a aprendizagem da Matemática nos primeiros anos, mais concretamente nos contextos de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo, com base em referências teóricas e através de atividades desenvolvidas nos contextos, que servirão de referência à reflexão que será feita ao longo de todo o relatório; ABSTRACT: The current report reflects the learning path taken along the Teaching Practice in Pre-school and Primary School. Here there is patented a reflection regarding the practice of Educational activity developed in Pre-School, in a Private Institution of Social Solidarity and in Primary School in a Public School based on how it was done the integration of four dimensions patents in the Profile of the Professional Performance of Pre-School and Primary School teachers. This report consists of three main parts, the first one consists of a theoretically substantiated Mathematics learning in the early years, more specifically in the contexts of Pre-School and Primary School based on theoretical references and activities developed in the contexts that serve as reference the reflection that will be made throughout the whole report.Universidade de Évora2015-10-15T13:22:59Z2015-10-152013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16016http://hdl.handle.net/10174/16016porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Neto, Carina Tatiana Cabo Salgadinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:25Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:29.644666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anos |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anos |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anos Neto, Carina Tatiana Cabo Salgadinho Pré-escolar 1º Ciclo Aprendizagem da matemática Primeiros anos Pre-school Primary school Mathematics learning Early years |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anos |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anos |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anos |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anos |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a aprendizagem da matemática nos primeiros anos |
author |
Neto, Carina Tatiana Cabo Salgadinho |
author_facet |
Neto, Carina Tatiana Cabo Salgadinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Carina Tatiana Cabo Salgadinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pré-escolar 1º Ciclo Aprendizagem da matemática Primeiros anos Pre-school Primary school Mathematics learning Early years |
topic |
Pré-escolar 1º Ciclo Aprendizagem da matemática Primeiros anos Pre-school Primary school Mathematics learning Early years |
description |
O atual relatório reflete o percurso de aprendizagem feito ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele é patenteada uma reflexão relativamente à prática de ação educativa desenvolvida no Pré-Escolar numa Instituição Privada de Solidariedade Social e no 1.º Ciclo numa Escola Pública, tendo por base o modo como foi feita a integração das quatros dimensões patentes no Perfil de Desempenho Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1.º Ciclo. O relatório é composto por três partes centrais, constando a primeira numa fundamentação teórica sobre a aprendizagem da Matemática nos primeiros anos, mais concretamente nos contextos de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo, com base em referências teóricas e através de atividades desenvolvidas nos contextos, que servirão de referência à reflexão que será feita ao longo de todo o relatório; ABSTRACT: The current report reflects the learning path taken along the Teaching Practice in Pre-school and Primary School. Here there is patented a reflection regarding the practice of Educational activity developed in Pre-School, in a Private Institution of Social Solidarity and in Primary School in a Public School based on how it was done the integration of four dimensions patents in the Profile of the Professional Performance of Pre-School and Primary School teachers. This report consists of three main parts, the first one consists of a theoretically substantiated Mathematics learning in the early years, more specifically in the contexts of Pre-School and Primary School based on theoretical references and activities developed in the contexts that serve as reference the reflection that will be made throughout the whole report. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2015-10-15T13:22:59Z 2015-10-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/16016 http://hdl.handle.net/10174/16016 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/16016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136567938252800 |