Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/7613 |
Resumo: | O presente relatório pretende descrever e analisar dois estágios pedagógicos desenvolvidos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A prática profissional realizada nos contextos de educação pré-escolar e do 1ºCiclo do ensino básico, constituiu-se uma etapa fundamental na formação, enquanto futuros educadores/professores, possibilitando-nos observar e refletir sobre as realidades de ambos os contextos educativos. Neste relatório descrevem-se algumas experiências de aprendizagem desenvolvidas no contexto de educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, de forma transversal e holística. Ao longo da descrição interpretam-se os dados emergentes, procurando, evidenciar as opções educativas assumidas bem como a participação ativa e o envolvimento da criança, no decorrer da ação. Na reflexão destaca-se a importância que esta aprendizagem profissional teve para nós, possibilitando a construção de novos conhecimentos, resultantes das observações, intervenções e reflexões realizadas.The present report aims at describing and analyzing two educational trainee stages within the scope of Teaching Supervised Practice for the Master’s Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching. The professional practice performed in the context of pre-school and primary school has represented a decisive step in our training as future educators/teachers, allowing us to observe and reflect on the realities of both educational contexts. In this report we describe some learning experiences that have been developed in the context of pre-school and primary school education in a transversal and holistic manner. Throughout this description emerging data is interpreted aiming at highlighting the educational options taken as well as the child’s active participation and involvement throughout this training. The reflection emphasizes the importance of this professional training experience in our learning process generating new knowledge as a result of performed observations, interventions and reflections. |
id |
RCAP_601a527dc81e39a380ff97185f116507 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7613 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoParticipação ativaExperiências de aprendizagemEarly hhilhoodPrimary SchoolO presente relatório pretende descrever e analisar dois estágios pedagógicos desenvolvidos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A prática profissional realizada nos contextos de educação pré-escolar e do 1ºCiclo do ensino básico, constituiu-se uma etapa fundamental na formação, enquanto futuros educadores/professores, possibilitando-nos observar e refletir sobre as realidades de ambos os contextos educativos. Neste relatório descrevem-se algumas experiências de aprendizagem desenvolvidas no contexto de educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, de forma transversal e holística. Ao longo da descrição interpretam-se os dados emergentes, procurando, evidenciar as opções educativas assumidas bem como a participação ativa e o envolvimento da criança, no decorrer da ação. Na reflexão destaca-se a importância que esta aprendizagem profissional teve para nós, possibilitando a construção de novos conhecimentos, resultantes das observações, intervenções e reflexões realizadas.The present report aims at describing and analyzing two educational trainee stages within the scope of Teaching Supervised Practice for the Master’s Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching. The professional practice performed in the context of pre-school and primary school has represented a decisive step in our training as future educators/teachers, allowing us to observe and reflect on the realities of both educational contexts. In this report we describe some learning experiences that have been developed in the context of pre-school and primary school education in a transversal and holistic manner. Throughout this description emerging data is interpreted aiming at highlighting the educational options taken as well as the child’s active participation and involvement throughout this training. The reflection emphasizes the importance of this professional training experience in our learning process generating new knowledge as a result of performed observations, interventions and reflections.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoMesquita, CristinaFreire-Ribeiro, IldaBiblioteca Digital do IPBSilva, Ana Cláudia Oliveira2012-10-09T11:13:28Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7613porSilva, Ana Cláudia Oliveira (2012). Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Bragança : ESE. Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestrwe em Educação Pré-scolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:46Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7613Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:21.564967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Silva, Ana Cláudia Oliveira Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Participação ativa Experiências de aprendizagem Early hhilhood Primary School |
title_short |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Silva, Ana Cláudia Oliveira |
author_facet |
Silva, Ana Cláudia Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mesquita, Cristina Freire-Ribeiro, Ilda Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Cláudia Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Participação ativa Experiências de aprendizagem Early hhilhood Primary School |
topic |
Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Participação ativa Experiências de aprendizagem Early hhilhood Primary School |
description |
O presente relatório pretende descrever e analisar dois estágios pedagógicos desenvolvidos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A prática profissional realizada nos contextos de educação pré-escolar e do 1ºCiclo do ensino básico, constituiu-se uma etapa fundamental na formação, enquanto futuros educadores/professores, possibilitando-nos observar e refletir sobre as realidades de ambos os contextos educativos. Neste relatório descrevem-se algumas experiências de aprendizagem desenvolvidas no contexto de educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, de forma transversal e holística. Ao longo da descrição interpretam-se os dados emergentes, procurando, evidenciar as opções educativas assumidas bem como a participação ativa e o envolvimento da criança, no decorrer da ação. Na reflexão destaca-se a importância que esta aprendizagem profissional teve para nós, possibilitando a construção de novos conhecimentos, resultantes das observações, intervenções e reflexões realizadas.The present report aims at describing and analyzing two educational trainee stages within the scope of Teaching Supervised Practice for the Master’s Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching. The professional practice performed in the context of pre-school and primary school has represented a decisive step in our training as future educators/teachers, allowing us to observe and reflect on the realities of both educational contexts. In this report we describe some learning experiences that have been developed in the context of pre-school and primary school education in a transversal and holistic manner. Throughout this description emerging data is interpreted aiming at highlighting the educational options taken as well as the child’s active participation and involvement throughout this training. The reflection emphasizes the importance of this professional training experience in our learning process generating new knowledge as a result of performed observations, interventions and reflections. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-09T11:13:28Z 2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/7613 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/7613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, Ana Cláudia Oliveira (2012). Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Bragança : ESE. Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestrwe em Educação Pré-scolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135216696033280 |