Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Cláudia Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7613
Resumo: O presente relatório pretende descrever e analisar dois estágios pedagógicos desenvolvidos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A prática profissional realizada nos contextos de educação pré-escolar e do 1ºCiclo do ensino básico, constituiu-se uma etapa fundamental na formação, enquanto futuros educadores/professores, possibilitando-nos observar e refletir sobre as realidades de ambos os contextos educativos. Neste relatório descrevem-se algumas experiências de aprendizagem desenvolvidas no contexto de educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, de forma transversal e holística. Ao longo da descrição interpretam-se os dados emergentes, procurando, evidenciar as opções educativas assumidas bem como a participação ativa e o envolvimento da criança, no decorrer da ação. Na reflexão destaca-se a importância que esta aprendizagem profissional teve para nós, possibilitando a construção de novos conhecimentos, resultantes das observações, intervenções e reflexões realizadas.The present report aims at describing and analyzing two educational trainee stages within the scope of Teaching Supervised Practice for the Master’s Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching. The professional practice performed in the context of pre-school and primary school has represented a decisive step in our training as future educators/teachers, allowing us to observe and reflect on the realities of both educational contexts. In this report we describe some learning experiences that have been developed in the context of pre-school and primary school education in a transversal and holistic manner. Throughout this description emerging data is interpreted aiming at highlighting the educational options taken as well as the child’s active participation and involvement throughout this training. The reflection emphasizes the importance of this professional training experience in our learning process generating new knowledge as a result of performed observations, interventions and reflections.
id RCAP_601a527dc81e39a380ff97185f116507
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7613
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoParticipação ativaExperiências de aprendizagemEarly hhilhoodPrimary SchoolO presente relatório pretende descrever e analisar dois estágios pedagógicos desenvolvidos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A prática profissional realizada nos contextos de educação pré-escolar e do 1ºCiclo do ensino básico, constituiu-se uma etapa fundamental na formação, enquanto futuros educadores/professores, possibilitando-nos observar e refletir sobre as realidades de ambos os contextos educativos. Neste relatório descrevem-se algumas experiências de aprendizagem desenvolvidas no contexto de educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, de forma transversal e holística. Ao longo da descrição interpretam-se os dados emergentes, procurando, evidenciar as opções educativas assumidas bem como a participação ativa e o envolvimento da criança, no decorrer da ação. Na reflexão destaca-se a importância que esta aprendizagem profissional teve para nós, possibilitando a construção de novos conhecimentos, resultantes das observações, intervenções e reflexões realizadas.The present report aims at describing and analyzing two educational trainee stages within the scope of Teaching Supervised Practice for the Master’s Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching. The professional practice performed in the context of pre-school and primary school has represented a decisive step in our training as future educators/teachers, allowing us to observe and reflect on the realities of both educational contexts. In this report we describe some learning experiences that have been developed in the context of pre-school and primary school education in a transversal and holistic manner. Throughout this description emerging data is interpreted aiming at highlighting the educational options taken as well as the child’s active participation and involvement throughout this training. The reflection emphasizes the importance of this professional training experience in our learning process generating new knowledge as a result of performed observations, interventions and reflections.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoMesquita, CristinaFreire-Ribeiro, IldaBiblioteca Digital do IPBSilva, Ana Cláudia Oliveira2012-10-09T11:13:28Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7613porSilva, Ana Cláudia Oliveira (2012). Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Bragança : ESE. Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestrwe em Educação Pré-scolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:46Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7613Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:21.564967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Silva, Ana Cláudia Oliveira
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Participação ativa
Experiências de aprendizagem
Early hhilhood
Primary School
title_short Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Silva, Ana Cláudia Oliveira
author_facet Silva, Ana Cláudia Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Cristina
Freire-Ribeiro, Ilda
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Cláudia Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Participação ativa
Experiências de aprendizagem
Early hhilhood
Primary School
topic Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Participação ativa
Experiências de aprendizagem
Early hhilhood
Primary School
description O presente relatório pretende descrever e analisar dois estágios pedagógicos desenvolvidos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A prática profissional realizada nos contextos de educação pré-escolar e do 1ºCiclo do ensino básico, constituiu-se uma etapa fundamental na formação, enquanto futuros educadores/professores, possibilitando-nos observar e refletir sobre as realidades de ambos os contextos educativos. Neste relatório descrevem-se algumas experiências de aprendizagem desenvolvidas no contexto de educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, de forma transversal e holística. Ao longo da descrição interpretam-se os dados emergentes, procurando, evidenciar as opções educativas assumidas bem como a participação ativa e o envolvimento da criança, no decorrer da ação. Na reflexão destaca-se a importância que esta aprendizagem profissional teve para nós, possibilitando a construção de novos conhecimentos, resultantes das observações, intervenções e reflexões realizadas.The present report aims at describing and analyzing two educational trainee stages within the scope of Teaching Supervised Practice for the Master’s Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching. The professional practice performed in the context of pre-school and primary school has represented a decisive step in our training as future educators/teachers, allowing us to observe and reflect on the realities of both educational contexts. In this report we describe some learning experiences that have been developed in the context of pre-school and primary school education in a transversal and holistic manner. Throughout this description emerging data is interpreted aiming at highlighting the educational options taken as well as the child’s active participation and involvement throughout this training. The reflection emphasizes the importance of this professional training experience in our learning process generating new knowledge as a result of performed observations, interventions and reflections.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-09T11:13:28Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7613
url http://hdl.handle.net/10198/7613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Ana Cláudia Oliveira (2012). Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Bragança : ESE. Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestrwe em Educação Pré-scolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135216696033280