The portuguese home textile sector : barriers to internationalization to the United Kingdom
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/31889 |
Resumo: | Este trabalho de investigação visa estudar o processo de internacionalização das PME portuguesas do sector do Têxtil-Lar para o Reino Unido e as barreiras enfrentadas durante o processo de internacionalização. Inicia-se com uma revisão da literatura existente sobre teorias de internacionalização, modo de entrada e motivações, bem como as barreiras e constrangimentos enfrentados pelas empresas e consequentes estratégias utilizadas para os ultrapassar. De seguida, com base em metodologias qualitativas, é levada a cabo uma análise do processo de internacionalização das empresas Alda Têxteis, Lda. e Gipanolar - Comércio Internacional de Têxteis, Lda. Com base nestes dois estudos de caso, é possível concluir que as PME portuguesas do sector Têxtil-Lar com presença no mercado do Reino Unido aparentam seguir estratégias de internacionalização semelhantes, utilizando modos de abordagem e entrada nos mercados internacionais que requerem um baixo compromisso em termos de recursos. As principais barreiras identificadas pelas empresas estão associadas a fatores externos e uma barreira comum é a concorrência de outros países. No caso específico do mercado do Reino Unido, a barreira da concorrência é associada às expectativas e exigências do mercado. Ambas as empresas optaram por abordar os obstáculos enfrentados através da implementação de estratégias próprias, em vez de solicitarem ajuda externa, o que nem sempre se traduziu num resultado bem sucedido. |
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The portuguese home textile sector : barriers to internationalization to the United KingdomInternacionalizaçãoBarreiras à internacionalizaçãoPMEsTêxtil-larPortugalReino UnidoInternationalizationBarriers to internationalizationSMEsHome textileUnited KingdomDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEste trabalho de investigação visa estudar o processo de internacionalização das PME portuguesas do sector do Têxtil-Lar para o Reino Unido e as barreiras enfrentadas durante o processo de internacionalização. Inicia-se com uma revisão da literatura existente sobre teorias de internacionalização, modo de entrada e motivações, bem como as barreiras e constrangimentos enfrentados pelas empresas e consequentes estratégias utilizadas para os ultrapassar. De seguida, com base em metodologias qualitativas, é levada a cabo uma análise do processo de internacionalização das empresas Alda Têxteis, Lda. e Gipanolar - Comércio Internacional de Têxteis, Lda. Com base nestes dois estudos de caso, é possível concluir que as PME portuguesas do sector Têxtil-Lar com presença no mercado do Reino Unido aparentam seguir estratégias de internacionalização semelhantes, utilizando modos de abordagem e entrada nos mercados internacionais que requerem um baixo compromisso em termos de recursos. As principais barreiras identificadas pelas empresas estão associadas a fatores externos e uma barreira comum é a concorrência de outros países. No caso específico do mercado do Reino Unido, a barreira da concorrência é associada às expectativas e exigências do mercado. Ambas as empresas optaram por abordar os obstáculos enfrentados através da implementação de estratégias próprias, em vez de solicitarem ajuda externa, o que nem sempre se traduziu num resultado bem sucedido.This research work aims to study the internationalization process of Portuguese SMEs from the Home Textile sector to the United Kingdom and the barriers faced during the process of internationalization. It starts with a review of the existing literature on internationalization theories, entry mode and motivations, as well as the barriers and constraints faced by the companies and consequent strategies used to overcome them. After that, based on qualitative methods, follows the analysis of the internationalization process of two companies, Alda Têxteis, Lda. and Gipanolar - Comércio Internacional de Têxteis, Lda. Based on these two case studies, our research study allowed us to conclude that Portuguese SMEs from the Home Textile sector with presence in the United Kingdom’s market seem to follow similar internationalization strategies, using low resource commitment modes to approach and enter international markets. The main barriers identified by the companies are associated with external factors and a common barrier is competition from other countries. In the specific case of the United Kingdom’s market, the competition barrier is associated with the market’s expectations and demands. Both companies chose to address the barriers by implementing their own strategies instead of asking for external help, which did not always translate into a successful outcome.Fernandes, Liliana Catarina Rodrigues de MenesesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMarinho, Beatriz Maria Sousa2021-02-03T16:21:59Z2020-07-0920202020-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31889TID:202561054enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:30:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:30:27Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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