A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/14968 |
Resumo: | Artigo produzido no âmbito de Tese de doutoramento em Educação, especialidade Liderança Educacional |
id |
RCAP_a4bde60e1debc43ca692a928b045db04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14968 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de EducaçãoThe confessional school: between the challenge of preserving the mission and the need to innovate development of values in the education: a study in Portugal and Brazil in the Marist Education InstituteEducação confessionalLiderança educacionalGestão em redesEducação em valoresODS::04:Educação de QualidadeArtigo produzido no âmbito de Tese de doutoramento em Educação, especialidade Liderança EducacionalEste artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados obtidos na investigação realizada no programa de doutoramento em educação, pela Universidade Aberta de Portugal, no período entre 2016 a 2019, tendo como tema: A Escola Confessional – O Desafio de Preservar a Missão e o Desenvolvimento de Valores na Educação – Um Estudo na Rede Marista. Buscou-se compreender o desafio de preservar a missão e o desenvolvimento de valores no âmbito da educação confessional. O estudo foi desenvolvido em Portugal e no Brasil, em duas escolas da Rede Marista de Educação, sendo uma localizada na cidade de São Paulo e outra em Lisboa. Utilizou-se uma metodologia mista de análise de dados quantitativos e qualitativos, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas para a liderança da instituição e de inquérito por questionário aplicado ao corpo docente. Para ambos os instrumentos definiu-se como variáveis os eixos temáticos a) Confessionalidade, b) Liderança e c) Contexto. Os resultados indicam que os diversos níveis de liderança continuam bastante alinhados com a Missão e os Valores da Instituição, havendo ainda desafios e necessidade de alinhamentos entre as instâncias de gestão e o corpo docente, bem como algumas oportunidades para a consolidação da Rede em suas dimensões internacionais, com vistas ao fortalecimento da atuação global.his work intends to present part of the research results in the doctoral program by the Open University of Portugal between 2016 to 2019. We sought to understand the challenge of preserving the mission and the development of values within the confessional education context. We carried out the study in Portugal and Brazil in two schools of the Marist Education Network, one located in São Paulo and another in Lisbon. A mixed methodology of quantitative and qualitative data analysis was used, obtained through semi-structured interviews applied to the institution's leadership and a questionnaire survey applied to the teachers. Both instruments were defined as variables a) Confessionality, b) Leadership, and c) Context. The results indicate that different leadership levels are still closely aligned with the Institution's Mission and Values. On the other hand, there are still challenges and the need for alignments between management and teachers and some opportunities for the Network consolidation in its international dimensions to strengthen the global performance.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPRRepositório AbertoFeitosa, Ceciliany AlvesTeixeira, António2023-09-21T13:41:35Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/14968porAlves Feitosa, C., & Teixeira, A. M. (2021). A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação. Um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO071981-416Xhttps://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO07info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:48:22Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:39.700027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação The confessional school: between the challenge of preserving the mission and the need to innovate development of values in the education: a study in Portugal and Brazil in the Marist Education Institute |
title |
A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação |
spellingShingle |
A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação Feitosa, Ceciliany Alves Educação confessional Liderança educacional Gestão em redes Educação em valores ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação |
title_full |
A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação |
title_fullStr |
A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação |
title_full_unstemmed |
A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação |
title_sort |
A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação |
author |
Feitosa, Ceciliany Alves |
author_facet |
Feitosa, Ceciliany Alves Teixeira, António |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Ceciliany Alves Teixeira, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação confessional Liderança educacional Gestão em redes Educação em valores ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Educação confessional Liderança educacional Gestão em redes Educação em valores ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
Artigo produzido no âmbito de Tese de doutoramento em Educação, especialidade Liderança Educacional |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2023-09-21T13:41:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/14968 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/14968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Alves Feitosa, C., & Teixeira, A. M. (2021). A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação. Um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO07 1981-416X https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO07 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135134233919488 |