A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Ceciliany Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Teixeira, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/14968
Resumo: Artigo produzido no âmbito de Tese de doutoramento em Educação, especialidade Liderança Educacional
id RCAP_a4bde60e1debc43ca692a928b045db04
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14968
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de EducaçãoThe confessional school: between the challenge of preserving the mission and the need to innovate development of values in the education: a study in Portugal and Brazil in the Marist Education InstituteEducação confessionalLiderança educacionalGestão em redesEducação em valoresODS::04:Educação de QualidadeArtigo produzido no âmbito de Tese de doutoramento em Educação, especialidade Liderança EducacionalEste artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados obtidos na investigação realizada no programa de doutoramento em educação, pela Universidade Aberta de Portugal, no período entre 2016 a 2019, tendo como tema: A Escola Confessional – O Desafio de Preservar a Missão e o Desenvolvimento de Valores na Educação – Um Estudo na Rede Marista. Buscou-se compreender o desafio de preservar a missão e o desenvolvimento de valores no âmbito da educação confessional. O estudo foi desenvolvido em Portugal e no Brasil, em duas escolas da Rede Marista de Educação, sendo uma localizada na cidade de São Paulo e outra em Lisboa. Utilizou-se uma metodologia mista de análise de dados quantitativos e qualitativos, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas para a liderança da instituição e de inquérito por questionário aplicado ao corpo docente. Para ambos os instrumentos definiu-se como variáveis os eixos temáticos a) Confessionalidade, b) Liderança e c) Contexto. Os resultados indicam que os diversos níveis de liderança continuam bastante alinhados com a Missão e os Valores da Instituição, havendo ainda desafios e necessidade de alinhamentos entre as instâncias de gestão e o corpo docente, bem como algumas oportunidades para a consolidação da Rede em suas dimensões internacionais, com vistas ao fortalecimento da atuação global.his work intends to present part of the research results in the doctoral program by the Open University of Portugal between 2016 to 2019. We sought to understand the challenge of preserving the mission and the development of values within the confessional education context. We carried out the study in Portugal and Brazil in two schools of the Marist Education Network, one located in São Paulo and another in Lisbon. A mixed methodology of quantitative and qualitative data analysis was used, obtained through semi-structured interviews applied to the institution's leadership and a questionnaire survey applied to the teachers. Both instruments were defined as variables a) Confessionality, b) Leadership, and c) Context. The results indicate that different leadership levels are still closely aligned with the Institution's Mission and Values. On the other hand, there are still challenges and the need for alignments between management and teachers and some opportunities for the Network consolidation in its international dimensions to strengthen the global performance.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPRRepositório AbertoFeitosa, Ceciliany AlvesTeixeira, António2023-09-21T13:41:35Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/14968porAlves Feitosa, C., & Teixeira, A. M. (2021). A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação. Um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO071981-416Xhttps://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO07info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:48:22Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:39.700027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação
The confessional school: between the challenge of preserving the mission and the need to innovate development of values in the education: a study in Portugal and Brazil in the Marist Education Institute
title A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação
spellingShingle A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação
Feitosa, Ceciliany Alves
Educação confessional
Liderança educacional
Gestão em redes
Educação em valores
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação
title_full A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação
title_fullStr A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação
title_full_unstemmed A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação
title_sort A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação
author Feitosa, Ceciliany Alves
author_facet Feitosa, Ceciliany Alves
Teixeira, António
author_role author
author2 Teixeira, António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Ceciliany Alves
Teixeira, António
dc.subject.por.fl_str_mv Educação confessional
Liderança educacional
Gestão em redes
Educação em valores
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Educação confessional
Liderança educacional
Gestão em redes
Educação em valores
ODS::04:Educação de Qualidade
description Artigo produzido no âmbito de Tese de doutoramento em Educação, especialidade Liderança Educacional
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2023-09-21T13:41:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/14968
url http://hdl.handle.net/10400.2/14968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alves Feitosa, C., & Teixeira, A. M. (2021). A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação. Um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO07
1981-416X
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO07
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135134233919488