Política afirmativa e acesso ao ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilarins, Maria Eunice Gomes Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41189
Resumo: Apesar da divergência nas opiniões sobre o Sistema de Cotas raciais, aprovado pelo Conselho Universitário da Universidade de Brasília, pioneira no que se refere ao tema, outras universidades, amparadas por lei federal, também adotaram o referido sistema. A autora se propôs discutir duas questões que parecem se repetir ao longo desses anos de debates, dentro e fora dos muros acadêmicos: “1. O Sistema de Cotas estabelecido para cumprir ação afirmativa decorrente da Política afirmativa adotada no Brasil teve impacto positivo no acesso da população negra à UnB?; 2. O Sistema de Cotas como é praticado na Universidade de Brasília é um modelo que contempla a igualdade de direitos para todos, sem discriminação de cor, etnia, sexo ou classe social?” Para reunir informações sobre essas questões, a autora pesquisou fontes bibliográficas, realizou pesquisa de campo indagando opiniões de alunos da Universidade, entre eles, cotista, e recorreu a docentes da UnB que de alguma forma cooperaram na implantação e operação do sistema de cotas; foram consultados ainda funcionários do Ministério da Educação que opinaram sobre o sistema de cotas adotado nas universidades brasileiras. Os resultados dos questionários e da entrevista foram reunidos e analisados à luz das fontes bibliográficas, conforme consta dos respectivos títulos em que se abordam a esse respeito; foram relacionados ainda neste trabalho alguns resumos e documentos publicados que constituem acervo de informações referentes ao tema que, sem dúvida, contribuirão para o aperfeiçoamento de projetos que mirem a redução das desigualdades nos diversos setores da sociedade brasileira.
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