O Perfil dos utilizadores de videojogos: Um estudo na Universidade de Coimbra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/15628 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia, especialização em Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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O Perfil dos utilizadores de videojogos: Um estudo na Universidade de CoimbraVideojogosDissertação de mestrado em Psicologia, especialização em Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraOs videojogos estão cada vez mais presentes no cotidiano não só de crianças e adolescentes, mas também dos jovens adultos. Por esta razão, este tema vem suscitando diversas pesquisas, sejam estas na área de desenvolvimento de jogos ou no âmbito das ciências humanas. É nesta última que este trabalho pretende contribuir através da construção de um perfil dos jovens adultos utilizadores de videojogos da Universidade de Coimbra. Para tanto, foi elaborado um questionário, particularmente para o estudo. O questionário consta de 35 questões divididas da seguinte maneira: identificação do jovem adulto, hábitos de jogos, as preferências nos jogos, afetividade, motivação, benefícios que os videojogos oferecem e o autoconceito dos jogadores. O questionário foi aplicado aos alunos dos primeiro e segundo anos de 16 diferentes cursos da Universidade de Coimbra. Foram aplicados 689 questionários, dos quais 673 foram efetivamente utilizados na pesquisa. Nas análises dos resultados, foram encontrados 63,3% dos sujeitos que afirmaram jogar videojogos, tendo o desafio e a diversão como maiores motivações para o jogo. Os benefícios cognitivos foram salientados como sendo as maiores contribuições dos videojogos. Estes resultados são alguns dos encontrados na descrição do perfil dos utilizadores de videojogos nesse trabalho.Video games are increasingly more present not only in children and adolescents’ quotidian, but also in young adults’. Hence, this theme has been motivating researches, being these in the field of game development, or in the field of human sciences. This latter is where our work intends to contribute by constructing young adult users’ profile of Coimbra University. For that, a questionnaire was developed, particularly for our study. The questionnaire approaches 35 questions, divided into the following categories: Young adult’s identification, game habits, game preferences, affectivity, motivation, benefits which video games provide, and players’ self concept. The questionnaires were applied to the students in the first and second years of 16 different courses at Coimbra University. 689 questionnaires were applied, wherein 673 were effectively used in the research. In result analysis, 63.3% of the subjects who stated playing video games, challenge and fun are the highest motivation for playing video games. The cognitive benefits were remarked as being the best contributions of video games. These results are some of those found in the description of the video game users’ profile in this work.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/15628http://hdl.handle.net/10316/15628porOliveira, Roberta Mascarenhas Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:28:07Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/15628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:02.629715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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