DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Helena Brandão
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gonçalves, Cláudio Xavier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31110
Resumo: os objetivos deste trabalho foram: criar um indicador para identificar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação básica em uma rede privada de ensino; aplicar um instrumento de pesquisa para o levantamento do uso das TIC com gestores, professores e alunos; analisar, pelos indicadores, o nível de uso das TIC nas escolas pesquisadas. Foi efetuado um levantamento da utilização das TIC no ambiente educacional por meio da aplicação de questionários, aplicados a 5 Diretores, 57 Professores e 413 alunos de cinco escolas privadas de ensino médio no Estado de São Paulo. As informações foram coletadas, tabuladas e submetidas à análise fatorial, com o auxílio do software SPSS, para definição das dimensões específicas das aplicações de TIC, o que possibilitou a classificação das instituições pesquisadas no tocante aos escores obtidos em cada dimensão. Com estas informações foi criado o indicador de uso das TIC em cada instituição. Este indicador possibilitará que o gestor avalie quais dimensões atreladas às variáveis correspondentes estão proporcionando o desvio da aplicação de TIC do ideal esperado (0% - não aplicação de TIC, 100% - completa utilização de TIC), para que ações possam ser especificamente elaboradas para maximizar, valor do indicador o mais próximo de 100%, o uso das TIC. As escolas pesquisadas apresentaram  indicadores de uso de TIC semelhantes, porém com percepção diferenciada dos gestores, que foi mais otimista em relação à percepção dos professores e dos alunos, relativas a aplicação de TIC nas instituições.
id RCAP_a4f12e26e49d587470c8db3200e400eb
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/31110
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAISos objetivos deste trabalho foram: criar um indicador para identificar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação básica em uma rede privada de ensino; aplicar um instrumento de pesquisa para o levantamento do uso das TIC com gestores, professores e alunos; analisar, pelos indicadores, o nível de uso das TIC nas escolas pesquisadas. Foi efetuado um levantamento da utilização das TIC no ambiente educacional por meio da aplicação de questionários, aplicados a 5 Diretores, 57 Professores e 413 alunos de cinco escolas privadas de ensino médio no Estado de São Paulo. As informações foram coletadas, tabuladas e submetidas à análise fatorial, com o auxílio do software SPSS, para definição das dimensões específicas das aplicações de TIC, o que possibilitou a classificação das instituições pesquisadas no tocante aos escores obtidos em cada dimensão. Com estas informações foi criado o indicador de uso das TIC em cada instituição. Este indicador possibilitará que o gestor avalie quais dimensões atreladas às variáveis correspondentes estão proporcionando o desvio da aplicação de TIC do ideal esperado (0% - não aplicação de TIC, 100% - completa utilização de TIC), para que ações possam ser especificamente elaboradas para maximizar, valor do indicador o mais próximo de 100%, o uso das TIC. As escolas pesquisadas apresentaram  indicadores de uso de TIC semelhantes, porém com percepção diferenciada dos gestores, que foi mais otimista em relação à percepção dos professores e dos alunos, relativas a aplicação de TIC nas instituições.Universidade de Aveiro2023-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31110https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31110Internet Latent Corpus Journal; Vol 13 No 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 6-20Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 Núm. 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 6-20Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 No 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 6-20Internet Latent Corpus Journal; vol. 13 n.º 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 6-201647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31110https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31110/21339Direitos de Autor (c) 2023 Helena Brandão Viana; Cláudio Xavier Gonçalveshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViana, Helena BrandãoGonçalves, Cláudio Xavier2023-03-24T17:30:12Zoai:proa.ua.pt:article/31110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:08.647966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
title DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
Viana, Helena Brandão
title_short DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
title_full DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
title_sort DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
author Viana, Helena Brandão
author_facet Viana, Helena Brandão
Gonçalves, Cláudio Xavier
author_role author
author2 Gonçalves, Cláudio Xavier
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Helena Brandão
Gonçalves, Cláudio Xavier
description os objetivos deste trabalho foram: criar um indicador para identificar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação básica em uma rede privada de ensino; aplicar um instrumento de pesquisa para o levantamento do uso das TIC com gestores, professores e alunos; analisar, pelos indicadores, o nível de uso das TIC nas escolas pesquisadas. Foi efetuado um levantamento da utilização das TIC no ambiente educacional por meio da aplicação de questionários, aplicados a 5 Diretores, 57 Professores e 413 alunos de cinco escolas privadas de ensino médio no Estado de São Paulo. As informações foram coletadas, tabuladas e submetidas à análise fatorial, com o auxílio do software SPSS, para definição das dimensões específicas das aplicações de TIC, o que possibilitou a classificação das instituições pesquisadas no tocante aos escores obtidos em cada dimensão. Com estas informações foi criado o indicador de uso das TIC em cada instituição. Este indicador possibilitará que o gestor avalie quais dimensões atreladas às variáveis correspondentes estão proporcionando o desvio da aplicação de TIC do ideal esperado (0% - não aplicação de TIC, 100% - completa utilização de TIC), para que ações possam ser especificamente elaboradas para maximizar, valor do indicador o mais próximo de 100%, o uso das TIC. As escolas pesquisadas apresentaram  indicadores de uso de TIC semelhantes, porém com percepção diferenciada dos gestores, que foi mais otimista em relação à percepção dos professores e dos alunos, relativas a aplicação de TIC nas instituições.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31110
https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31110
url https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31110
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31110/21339
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Helena Brandão Viana; Cláudio Xavier Gonçalves
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Helena Brandão Viana; Cláudio Xavier Gonçalves
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Internet Latent Corpus Journal; Vol 13 No 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 6-20
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 Núm. 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 6-20
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 No 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 6-20
Internet Latent Corpus Journal; vol. 13 n.º 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 6-20
1647-7308
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130943339888640