DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31110 |
Resumo: | os objetivos deste trabalho foram: criar um indicador para identificar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação básica em uma rede privada de ensino; aplicar um instrumento de pesquisa para o levantamento do uso das TIC com gestores, professores e alunos; analisar, pelos indicadores, o nível de uso das TIC nas escolas pesquisadas. Foi efetuado um levantamento da utilização das TIC no ambiente educacional por meio da aplicação de questionários, aplicados a 5 Diretores, 57 Professores e 413 alunos de cinco escolas privadas de ensino médio no Estado de São Paulo. As informações foram coletadas, tabuladas e submetidas à análise fatorial, com o auxílio do software SPSS, para definição das dimensões específicas das aplicações de TIC, o que possibilitou a classificação das instituições pesquisadas no tocante aos escores obtidos em cada dimensão. Com estas informações foi criado o indicador de uso das TIC em cada instituição. Este indicador possibilitará que o gestor avalie quais dimensões atreladas às variáveis correspondentes estão proporcionando o desvio da aplicação de TIC do ideal esperado (0% - não aplicação de TIC, 100% - completa utilização de TIC), para que ações possam ser especificamente elaboradas para maximizar, valor do indicador o mais próximo de 100%, o uso das TIC. As escolas pesquisadas apresentaram indicadores de uso de TIC semelhantes, porém com percepção diferenciada dos gestores, que foi mais otimista em relação à percepção dos professores e dos alunos, relativas a aplicação de TIC nas instituições. |
id |
RCAP_a4f12e26e49d587470c8db3200e400eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/31110 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAISos objetivos deste trabalho foram: criar um indicador para identificar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação básica em uma rede privada de ensino; aplicar um instrumento de pesquisa para o levantamento do uso das TIC com gestores, professores e alunos; analisar, pelos indicadores, o nível de uso das TIC nas escolas pesquisadas. Foi efetuado um levantamento da utilização das TIC no ambiente educacional por meio da aplicação de questionários, aplicados a 5 Diretores, 57 Professores e 413 alunos de cinco escolas privadas de ensino médio no Estado de São Paulo. As informações foram coletadas, tabuladas e submetidas à análise fatorial, com o auxílio do software SPSS, para definição das dimensões específicas das aplicações de TIC, o que possibilitou a classificação das instituições pesquisadas no tocante aos escores obtidos em cada dimensão. Com estas informações foi criado o indicador de uso das TIC em cada instituição. Este indicador possibilitará que o gestor avalie quais dimensões atreladas às variáveis correspondentes estão proporcionando o desvio da aplicação de TIC do ideal esperado (0% - não aplicação de TIC, 100% - completa utilização de TIC), para que ações possam ser especificamente elaboradas para maximizar, valor do indicador o mais próximo de 100%, o uso das TIC. As escolas pesquisadas apresentaram indicadores de uso de TIC semelhantes, porém com percepção diferenciada dos gestores, que foi mais otimista em relação à percepção dos professores e dos alunos, relativas a aplicação de TIC nas instituições.Universidade de Aveiro2023-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31110https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31110Internet Latent Corpus Journal; Vol 13 No 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 6-20Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 Núm. 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 6-20Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 No 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 6-20Internet Latent Corpus Journal; vol. 13 n.º 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 6-201647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31110https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31110/21339Direitos de Autor (c) 2023 Helena Brandão Viana; Cláudio Xavier Gonçalveshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViana, Helena BrandãoGonçalves, Cláudio Xavier2023-03-24T17:30:12Zoai:proa.ua.pt:article/31110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:08.647966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS |
title |
DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS Viana, Helena Brandão |
title_short |
DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS |
title_full |
DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS |
author |
Viana, Helena Brandão |
author_facet |
Viana, Helena Brandão Gonçalves, Cláudio Xavier |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Cláudio Xavier |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Helena Brandão Gonçalves, Cláudio Xavier |
description |
os objetivos deste trabalho foram: criar um indicador para identificar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação básica em uma rede privada de ensino; aplicar um instrumento de pesquisa para o levantamento do uso das TIC com gestores, professores e alunos; analisar, pelos indicadores, o nível de uso das TIC nas escolas pesquisadas. Foi efetuado um levantamento da utilização das TIC no ambiente educacional por meio da aplicação de questionários, aplicados a 5 Diretores, 57 Professores e 413 alunos de cinco escolas privadas de ensino médio no Estado de São Paulo. As informações foram coletadas, tabuladas e submetidas à análise fatorial, com o auxílio do software SPSS, para definição das dimensões específicas das aplicações de TIC, o que possibilitou a classificação das instituições pesquisadas no tocante aos escores obtidos em cada dimensão. Com estas informações foi criado o indicador de uso das TIC em cada instituição. Este indicador possibilitará que o gestor avalie quais dimensões atreladas às variáveis correspondentes estão proporcionando o desvio da aplicação de TIC do ideal esperado (0% - não aplicação de TIC, 100% - completa utilização de TIC), para que ações possam ser especificamente elaboradas para maximizar, valor do indicador o mais próximo de 100%, o uso das TIC. As escolas pesquisadas apresentaram indicadores de uso de TIC semelhantes, porém com percepção diferenciada dos gestores, que foi mais otimista em relação à percepção dos professores e dos alunos, relativas a aplicação de TIC nas instituições. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31110 https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31110 |
url |
https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31110 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31110/21339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Helena Brandão Viana; Cláudio Xavier Gonçalves http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Helena Brandão Viana; Cláudio Xavier Gonçalves http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Internet Latent Corpus Journal; Vol 13 No 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 6-20 Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 Núm. 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 6-20 Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 No 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 6-20 Internet Latent Corpus Journal; vol. 13 n.º 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 6-20 1647-7308 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130943339888640 |