Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.25183 |
Resumo: | O presente artigo trata sobre a importância do desenvolvimento e adaptação de atividades na Educação Básica que visem à formação crítico-cidadã do estudante-sujeito. Por meio deste relato de experiência descritivo com abordagem qualitativa, objetiva-se analisar de que maneira a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) contibuem para um ensino mais crítico e reflexivo para com as questões científicas e sociais. Para tanto, foi necessário elaborar e aplicar uma sequência didática em duas turmas de 8º anos do ensino fundamental de um colégio da rede privada de ensino, localizado no Paraná. Tal atividade foi desenvolvida com classes em formato híbrido, durante a pandemia de Covid-19. Como aporte teórico, apresentam-se algumas contribuições de estudiosos da ára de RRI, tais como Okada (2016), Okada e Rodrigues (2018), Santos, Torres e Chery (2020); e da Aprendizagem Baseada em Projetos, entre eles, Behrens (2008), Torres (2004) e Moran (2015). Os resultados obtidos por meio da observação participante reforçam a necessidade de se repensar a práxis pedagógica, em especial o papel da pesquisa, para que ela não seja um fim em si mesma, mas sim uma ponte para um conhecimento crítico e bem estruturado. As conclusões sugerem que a incorporação de práticas que objetivem a colaboração, engajamento, participação, flexibilização e pesquisa podem ser um dos caminhos para se conseguir uma educação mais emancipatória e social. |
id |
RCAP_a506adf5b9711433cf98355724cee4bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25183 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação BásicaArtigosO presente artigo trata sobre a importância do desenvolvimento e adaptação de atividades na Educação Básica que visem à formação crítico-cidadã do estudante-sujeito. Por meio deste relato de experiência descritivo com abordagem qualitativa, objetiva-se analisar de que maneira a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) contibuem para um ensino mais crítico e reflexivo para com as questões científicas e sociais. Para tanto, foi necessário elaborar e aplicar uma sequência didática em duas turmas de 8º anos do ensino fundamental de um colégio da rede privada de ensino, localizado no Paraná. Tal atividade foi desenvolvida com classes em formato híbrido, durante a pandemia de Covid-19. Como aporte teórico, apresentam-se algumas contribuições de estudiosos da ára de RRI, tais como Okada (2016), Okada e Rodrigues (2018), Santos, Torres e Chery (2020); e da Aprendizagem Baseada em Projetos, entre eles, Behrens (2008), Torres (2004) e Moran (2015). Os resultados obtidos por meio da observação participante reforçam a necessidade de se repensar a práxis pedagógica, em especial o papel da pesquisa, para que ela não seja um fim em si mesma, mas sim uma ponte para um conhecimento crítico e bem estruturado. As conclusões sugerem que a incorporação de práticas que objetivem a colaboração, engajamento, participação, flexibilização e pesquisa podem ser um dos caminhos para se conseguir uma educação mais emancipatória e social. Abstract The present article deals with the importance of developing and adapting activities in Basic Education that aim at the critical-citizen formation of the student-subject. Through this descriptive experience report with a qualitative approach, it aims to analyze how Project-Based Learning and Responsible Research and Innovation (RRI) contribute to a more critical and reflective teaching towards scientific and social issues. To this end, it was necessary to develop and apply a didactic sequence in two 8th grade classes of elementary school in a private school, located in Paraná. This activity was developed with classes in a hybrid format during the Covid-19 pandemic. As a theoretical contribution, we present some contributions of scholars in the field of RRI, such as Okada (2016), Okada and Rodrigues (2018), Santos, Torres and Chery (2020); and Project-Based Learning, among them, Behrens (2008), Torres (2004) and Moran (2015). The results obtained through participant observation reinforce the need to rethink pedagogical praxis, especially the role of research, so that it is not an end in itself, but rather a bridge to a critical and well-structured knowledge. The conclusions suggest that the incorporation of practices that aim at collaboration, engagement, participation, flexibility, and research may be one of the paths to achieving a more emancipatory and social education. Keywords: Project-Based Learning; Covid-19; Basic Education; Responsible Research and Innovation; Teaching Sequence.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2021-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.25183por1646-2335Karollayne Pinheiro Lopes, JessicaPolato Sachinski, GabrieleLupion Torres, Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:55Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:05.200543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação Básica |
title |
Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação Básica |
spellingShingle |
Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação Básica Karollayne Pinheiro Lopes, Jessica Artigos |
title_short |
Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação Básica |
title_full |
Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação Básica |
title_fullStr |
Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação Básica |
title_sort |
Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação Básica |
author |
Karollayne Pinheiro Lopes, Jessica |
author_facet |
Karollayne Pinheiro Lopes, Jessica Polato Sachinski, Gabriele Lupion Torres, Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Polato Sachinski, Gabriele Lupion Torres, Patrícia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Karollayne Pinheiro Lopes, Jessica Polato Sachinski, Gabriele Lupion Torres, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente artigo trata sobre a importância do desenvolvimento e adaptação de atividades na Educação Básica que visem à formação crítico-cidadã do estudante-sujeito. Por meio deste relato de experiência descritivo com abordagem qualitativa, objetiva-se analisar de que maneira a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) contibuem para um ensino mais crítico e reflexivo para com as questões científicas e sociais. Para tanto, foi necessário elaborar e aplicar uma sequência didática em duas turmas de 8º anos do ensino fundamental de um colégio da rede privada de ensino, localizado no Paraná. Tal atividade foi desenvolvida com classes em formato híbrido, durante a pandemia de Covid-19. Como aporte teórico, apresentam-se algumas contribuições de estudiosos da ára de RRI, tais como Okada (2016), Okada e Rodrigues (2018), Santos, Torres e Chery (2020); e da Aprendizagem Baseada em Projetos, entre eles, Behrens (2008), Torres (2004) e Moran (2015). Os resultados obtidos por meio da observação participante reforçam a necessidade de se repensar a práxis pedagógica, em especial o papel da pesquisa, para que ela não seja um fim em si mesma, mas sim uma ponte para um conhecimento crítico e bem estruturado. As conclusões sugerem que a incorporação de práticas que objetivem a colaboração, engajamento, participação, flexibilização e pesquisa podem ser um dos caminhos para se conseguir uma educação mais emancipatória e social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.25183 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.25183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130951943454720 |