Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karollayne Pinheiro Lopes, Jessica
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Polato Sachinski, Gabriele, Lupion Torres, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.25183
Resumo: O presente artigo trata sobre a importância do desenvolvimento e adaptação de atividades na Educação Básica que visem à formação crítico-cidadã do estudante-sujeito. Por meio deste relato de experiência descritivo com abordagem qualitativa, objetiva-se analisar de que maneira a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) contibuem para um ensino mais crítico e reflexivo para com as questões científicas e sociais. Para tanto, foi necessário elaborar e aplicar uma sequência didática em duas turmas de 8º anos do ensino fundamental de um colégio da rede privada de ensino, localizado no Paraná. Tal atividade foi desenvolvida com classes em formato híbrido, durante a pandemia de Covid-19. Como aporte teórico, apresentam-se algumas contribuições de estudiosos da ára de RRI, tais como Okada (2016), Okada e Rodrigues (2018), Santos, Torres e Chery (2020); e da Aprendizagem Baseada em Projetos, entre eles, Behrens (2008), Torres (2004) e Moran (2015). Os resultados obtidos por meio da observação participante reforçam a necessidade de se repensar a práxis pedagógica, em especial o papel da pesquisa, para que ela não seja um fim em si mesma, mas sim uma ponte para um conhecimento crítico e bem estruturado. As conclusões sugerem que a incorporação de práticas que objetivem a colaboração, engajamento, participação, flexibilização e pesquisa podem ser um dos caminhos para se conseguir uma educação mais emancipatória e social.  
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