A importância da estratégia de branding na lealdade dos clientes nos mercados b2b: Estudo de caso da Adira Metal Forming Solutions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Miguel Ângelo Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45187
Resumo: A indústria é um mercado B2B de enorme complexidade no processo de compra organizacional. Um setor austero e extremamente competitivo que tem no branding o seu melhor aliado para alicerçar uma marca forte e sustentar pontos de diferenciação dos seus produtos e serviços industriais face à concorrência, de modo a aumentar e otimizar a perceção da sua marca, com o fim de fazer crescer a sua participação no mercado e desenvolver relacionamentos duradouros que potenciem a ambicionada lucratividade constante. Este estudo tem por objetivo o examinar da importância da estratégia de branding na construção da lealdade dos clientes nos mercados B2B, por meio de um estudo de caso da ADIRA, um fabricante de máquinas no setor da metalomecânica que atua globalmente no mercado B2B. O foco passa por fornecer uma compreensão profunda da crescente relevância do marketing para empresas B2B, e de como uma estratégia de branding eficiente pode ser usada para fortalecer o relacionamento entre a marca e os seus clientes, aumentado a sua lealdade e retenção num ambiente altamente competitivo. O estudo do caso ADIRA visa extrair por meio de entrevistas a um grupo de clientes próximos e bem conhecedores da realidade da marca e o do seu legado, os elementos de sucesso e de maior importância que ajudarão a estabelecer boas práticas do branding B2B, sob o fim deste gerar uma conceção positiva na mente dos clientes. A análise dos dados evidenciou que marcas fortes, desenvolvidas por boas práticas de branding, mitigam o risco percebido, geram confiança, potenciam a lealdade do cliente, melhoram a imagem da marca e aumentam a competitividade da empresa no mercado B2B. Os resultados obtidos também evidenciam que a construção de relacionamentos de longo prazo com os clientes é um processo fundamental para o sucesso da estratégia de branding nos mercados B2B. Isso pode ser alcançado por meio de um compromisso contínuo, sustentado em produtos de qualidade, constante inovação e permanente atenção no serviço pós-venda, bem como por meio de outras características intangíveis, como a comunicação eficaz da proposta de valor da empresa.
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