Estilos educativos parentais e desenvolvimento de competências sócio-emocionais em crianças do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Carla Sofia Lemos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23213
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de investigar a relação entre os Estilos Educativos Parentais (EEP) e o desenvolvimento sócio-afetivo em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. A amostra deste estudo é constituída por (N=106) crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico de ambos os sexos, com idades entre os 6 e os 8 anos de idade e respetivos pais. Para a recolha de informação foram aplicados 3 questionários. O Questionário Sócio-Demográfico e o Questionário de Estilos Parentais (Santos & Cruz, 2008) preenchidos pelos pais das crianças e o Questionário de Inteligência Emocional de Bar- On YV (Candeias, Rebelo, Silva & Cartaxo, 2011) respondido pelas crianças. Os resultados do estudo mostram a existência de uma correlação negativa moderada entre o Estilo Permissivo e a dimensão Adaptabilidade. Mostram também que não existem diferenças significativas nas variáveis Género e Habilitações Literárias dos pais quanto a adoção do Estilo Parental. Estes resultados obtidos levam-nos a concluir que não se verifica a existência clara de uma relação entre os Estilos Educativos Parentais e as competências sócio-emocionais das crianças; The Influence of Parental Educational Styles on Socio-Affective Development in Children in the 1st Cycle of Basic Education Abstract: The present study aims to explore the relationship between Parenting Educational Styles and socio-affective development in children in the 1st Cycle of Basic Education. The sample of this study consists of (N=106) children of the 1st Cycle of Basic Education of both sex, aged between 6 and 8 years and respective parents. Three questionnaires were used to collect information. The Socio-Demographic Questionnaire and the Parenting Styles Questionnaire (Santos & Cruz, 2008) completed by the parents and the Bar-On YV Emotional Intelligence Questionnaire (Candeias & Rebelo, 2011) answered by the children. The results obtained lead us to conclude that there is no influence of the Parental Educational Styles on the socio-emotional competences of the children. It was also verified that there were no significant differences regarding the socio-demographic variables Gender and Literary Qualifications of the parents in the adoption of the Parental Style. The results of the study show the existence of a moderate negative correlation between the Permissive Style and the Adaptability dimension. They also show that there are no significant differences in the variables Gender and Literary Qualifications of parents regarding the adoption of the Parental Style. These results lead us to conclude that there is no clear relationship between the Parenting Styles and the socio-emotional competences of the children.
id RCAP_a50a0a809cc492235ad0361609cb458a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23213
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos educativos parentais e desenvolvimento de competências sócio-emocionais em crianças do 1º ciclo do ensino básicoParentalidadeDesenvolvimentoCriançasCompetências sócio-emocionaisParentingDevelopmentChildrensSocio-emotional competenceO presente estudo tem o objetivo de investigar a relação entre os Estilos Educativos Parentais (EEP) e o desenvolvimento sócio-afetivo em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. A amostra deste estudo é constituída por (N=106) crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico de ambos os sexos, com idades entre os 6 e os 8 anos de idade e respetivos pais. Para a recolha de informação foram aplicados 3 questionários. O Questionário Sócio-Demográfico e o Questionário de Estilos Parentais (Santos & Cruz, 2008) preenchidos pelos pais das crianças e o Questionário de Inteligência Emocional de Bar- On YV (Candeias, Rebelo, Silva & Cartaxo, 2011) respondido pelas crianças. Os resultados do estudo mostram a existência de uma correlação negativa moderada entre o Estilo Permissivo e a dimensão Adaptabilidade. Mostram também que não existem diferenças significativas nas variáveis Género e Habilitações Literárias dos pais quanto a adoção do Estilo Parental. Estes resultados obtidos levam-nos a concluir que não se verifica a existência clara de uma relação entre os Estilos Educativos Parentais e as competências sócio-emocionais das crianças; The Influence of Parental Educational Styles on Socio-Affective Development in Children in the 1st Cycle of Basic Education Abstract: The present study aims to explore the relationship between Parenting Educational Styles and socio-affective development in children in the 1st Cycle of Basic Education. The sample of this study consists of (N=106) children of the 1st Cycle of Basic Education of both sex, aged between 6 and 8 years and respective parents. Three questionnaires were used to collect information. The Socio-Demographic Questionnaire and the Parenting Styles Questionnaire (Santos & Cruz, 2008) completed by the parents and the Bar-On YV Emotional Intelligence Questionnaire (Candeias & Rebelo, 2011) answered by the children. The results obtained lead us to conclude that there is no influence of the Parental Educational Styles on the socio-emotional competences of the children. It was also verified that there were no significant differences regarding the socio-demographic variables Gender and Literary Qualifications of the parents in the adoption of the Parental Style. The results of the study show the existence of a moderate negative correlation between the Permissive Style and the Adaptability dimension. They also show that there are no significant differences in the variables Gender and Literary Qualifications of parents regarding the adoption of the Parental Style. These results lead us to conclude that there is no clear relationship between the Parenting Styles and the socio-emotional competences of the children.Universidade de Évora2018-06-05T11:37:45Z2018-06-052018-04-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/23213http://hdl.handle.net/10174/23213TID:201919338porDepartamento de Psicologiacarla38tt@hotmail.com681Neves, Carla Sofia Lemosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:15:11Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:05.166502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos educativos parentais e desenvolvimento de competências sócio-emocionais em crianças do 1º ciclo do ensino básico
title Estilos educativos parentais e desenvolvimento de competências sócio-emocionais em crianças do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Estilos educativos parentais e desenvolvimento de competências sócio-emocionais em crianças do 1º ciclo do ensino básico
Neves, Carla Sofia Lemos
Parentalidade
Desenvolvimento
Crianças
Competências sócio-emocionais
Parenting
Development
Childrens
Socio-emotional competence
title_short Estilos educativos parentais e desenvolvimento de competências sócio-emocionais em crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_full Estilos educativos parentais e desenvolvimento de competências sócio-emocionais em crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Estilos educativos parentais e desenvolvimento de competências sócio-emocionais em crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Estilos educativos parentais e desenvolvimento de competências sócio-emocionais em crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Estilos educativos parentais e desenvolvimento de competências sócio-emocionais em crianças do 1º ciclo do ensino básico
author Neves, Carla Sofia Lemos
author_facet Neves, Carla Sofia Lemos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Carla Sofia Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Parentalidade
Desenvolvimento
Crianças
Competências sócio-emocionais
Parenting
Development
Childrens
Socio-emotional competence
topic Parentalidade
Desenvolvimento
Crianças
Competências sócio-emocionais
Parenting
Development
Childrens
Socio-emotional competence
description O presente estudo tem o objetivo de investigar a relação entre os Estilos Educativos Parentais (EEP) e o desenvolvimento sócio-afetivo em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. A amostra deste estudo é constituída por (N=106) crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico de ambos os sexos, com idades entre os 6 e os 8 anos de idade e respetivos pais. Para a recolha de informação foram aplicados 3 questionários. O Questionário Sócio-Demográfico e o Questionário de Estilos Parentais (Santos & Cruz, 2008) preenchidos pelos pais das crianças e o Questionário de Inteligência Emocional de Bar- On YV (Candeias, Rebelo, Silva & Cartaxo, 2011) respondido pelas crianças. Os resultados do estudo mostram a existência de uma correlação negativa moderada entre o Estilo Permissivo e a dimensão Adaptabilidade. Mostram também que não existem diferenças significativas nas variáveis Género e Habilitações Literárias dos pais quanto a adoção do Estilo Parental. Estes resultados obtidos levam-nos a concluir que não se verifica a existência clara de uma relação entre os Estilos Educativos Parentais e as competências sócio-emocionais das crianças; The Influence of Parental Educational Styles on Socio-Affective Development in Children in the 1st Cycle of Basic Education Abstract: The present study aims to explore the relationship between Parenting Educational Styles and socio-affective development in children in the 1st Cycle of Basic Education. The sample of this study consists of (N=106) children of the 1st Cycle of Basic Education of both sex, aged between 6 and 8 years and respective parents. Three questionnaires were used to collect information. The Socio-Demographic Questionnaire and the Parenting Styles Questionnaire (Santos & Cruz, 2008) completed by the parents and the Bar-On YV Emotional Intelligence Questionnaire (Candeias & Rebelo, 2011) answered by the children. The results obtained lead us to conclude that there is no influence of the Parental Educational Styles on the socio-emotional competences of the children. It was also verified that there were no significant differences regarding the socio-demographic variables Gender and Literary Qualifications of the parents in the adoption of the Parental Style. The results of the study show the existence of a moderate negative correlation between the Permissive Style and the Adaptability dimension. They also show that there are no significant differences in the variables Gender and Literary Qualifications of parents regarding the adoption of the Parental Style. These results lead us to conclude that there is no clear relationship between the Parenting Styles and the socio-emotional competences of the children.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-05T11:37:45Z
2018-06-05
2018-04-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23213
http://hdl.handle.net/10174/23213
TID:201919338
url http://hdl.handle.net/10174/23213
identifier_str_mv TID:201919338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
carla38tt@hotmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136622910898176