Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Lúcia Helena Fidalgo Quintino
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7626
Resumo: Este relatório final de estágio, elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), foi desenvolvido numa turma do 1º ano de uma instituição pública do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do distrito de Bragança. Tem como ponto de partida as minhas inquietações pedagógicas enquanto Educadora de Infância com quinze anos de experiência profissional e estagiária do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, relativamente à promoção de competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e escrita. Neste sentido, a par dos resultados de aprendizagem a alcançar no âmbito da PES tentou-se, ao longo da ação educativa, procurar resposta para os seguintes objetivos específicos: i) verificar quais as competências adquiridas pelas crianças no domínio da pré-leitura, ao concluírem o Jardim-de-infância e ingressarem no 1º ano do 1º CEB; ii) conhecer as representações que as crianças possuíam acerca da leitura e do seu processo de aprendizagem à entrada para o 1º CEB; iii) implementar métodos mistos na aprendizagem da leitura e da escrita de modo a promover competências nestes domínios e; iv) avaliar as competências adquiridas pelas crianças no domínio da leitura e da escrita, após o desenvolvimento da prática pedagógica. Ao longo do estágio tentou-se privilegiar uma prática sustentada nos princípios da Pedagogia da Participação, embora o ensino transmissivo tenha estado presente. A linha de orientação metodológica utilizada foi a investigação-ação. A abordagem foi orientada numa vertente qualitativa, uma vez que em educação interessa mais valorizar o processo que os resultados, permitindo descrever e refletir sobre os progressos das crianças envolvidas. A análise dos dados permitiu concluir que ao ingressarem no 1º ano do 1º CEB, as crianças já possuem um leque variado de experiências, que lhes permite reconhecer diferentes suportes de texto fazendo uma boa predição dos mesmos e ainda uma leitura interpretativa de imagens. Através da análise das produções e das participações das crianças concluí que o recurso aos métodos mistos de aprendizagem da leitura e escrita permitiram desenvolver na criança competências fundamentais para formar bons leitores e escritores, respeitando a individualidade, ritmo de aprendizagem e envolvência afetiva. This final report of training period, prepared in the curricular unit of Supervised Teaching Practice (PES), was developed in a 1st year class in a public institution of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) of the district of Bragança. Have as starting point my worries while teaching kindergarten with fifteen years of professional experience and teacher-in-training of degree in Pre-school education and teaching of the 1st CEB, for the promotion of skills facilitators of the learning of reading and writing. In this sense, the pair of learning results to be achieved within the ambit of PES attempted along the educational action, search the answer to the following specific objectives: (i) to check which the skills acquired by children in the area of pre-reading, to conclude a kindergarten and join in the 1st year of 1st CEB; (ii) to know the representations that the children had about reading and its learning process at beginning of 1st CEB; (iii) to implement mixed methods in the learning of reading and writing in order to promote competence in these areas, and (iv) to assess the skills acquired by children in the field of reading and writing, after the development of educational practice. Throughout the training period, we tried to give a sustained practice in the principles of Pedagogy of Participation, although the transmitting education was present. The line of methodological direction used was research-action. The approach was oriented in a qualitative side, once that in education matters is more important the process that the results, allowing describe and reflect on the progress of the children involved. The analysis of results showed that the entrance in the 1st year of the 1st CEB, children already have a wide range of experiences, which allows them recognize different texts and making a good prediction of the same and still an interpretive reading of images. Through the analysis of production and of the participations of children, I have concluded that the use of mixed methods of learning to read and write, have enabled us to develop the child's basic skills to have good readers and writers, while respecting the individuality, rhythm of learning and affective immersion.
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Neste sentido, a par dos resultados de aprendizagem a alcançar no âmbito da PES tentou-se, ao longo da ação educativa, procurar resposta para os seguintes objetivos específicos: i) verificar quais as competências adquiridas pelas crianças no domínio da pré-leitura, ao concluírem o Jardim-de-infância e ingressarem no 1º ano do 1º CEB; ii) conhecer as representações que as crianças possuíam acerca da leitura e do seu processo de aprendizagem à entrada para o 1º CEB; iii) implementar métodos mistos na aprendizagem da leitura e da escrita de modo a promover competências nestes domínios e; iv) avaliar as competências adquiridas pelas crianças no domínio da leitura e da escrita, após o desenvolvimento da prática pedagógica. Ao longo do estágio tentou-se privilegiar uma prática sustentada nos princípios da Pedagogia da Participação, embora o ensino transmissivo tenha estado presente. A linha de orientação metodológica utilizada foi a investigação-ação. A abordagem foi orientada numa vertente qualitativa, uma vez que em educação interessa mais valorizar o processo que os resultados, permitindo descrever e refletir sobre os progressos das crianças envolvidas. A análise dos dados permitiu concluir que ao ingressarem no 1º ano do 1º CEB, as crianças já possuem um leque variado de experiências, que lhes permite reconhecer diferentes suportes de texto fazendo uma boa predição dos mesmos e ainda uma leitura interpretativa de imagens. Através da análise das produções e das participações das crianças concluí que o recurso aos métodos mistos de aprendizagem da leitura e escrita permitiram desenvolver na criança competências fundamentais para formar bons leitores e escritores, respeitando a individualidade, ritmo de aprendizagem e envolvência afetiva. This final report of training period, prepared in the curricular unit of Supervised Teaching Practice (PES), was developed in a 1st year class in a public institution of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) of the district of Bragança. Have as starting point my worries while teaching kindergarten with fifteen years of professional experience and teacher-in-training of degree in Pre-school education and teaching of the 1st CEB, for the promotion of skills facilitators of the learning of reading and writing. In this sense, the pair of learning results to be achieved within the ambit of PES attempted along the educational action, search the answer to the following specific objectives: (i) to check which the skills acquired by children in the area of pre-reading, to conclude a kindergarten and join in the 1st year of 1st CEB; (ii) to know the representations that the children had about reading and its learning process at beginning of 1st CEB; (iii) to implement mixed methods in the learning of reading and writing in order to promote competence in these areas, and (iv) to assess the skills acquired by children in the field of reading and writing, after the development of educational practice. Throughout the training period, we tried to give a sustained practice in the principles of Pedagogy of Participation, although the transmitting education was present. The line of methodological direction used was research-action. The approach was oriented in a qualitative side, once that in education matters is more important the process that the results, allowing describe and reflect on the progress of the children involved. The analysis of results showed that the entrance in the 1st year of the 1st CEB, children already have a wide range of experiences, which allows them recognize different texts and making a good prediction of the same and still an interpretive reading of images. Through the analysis of production and of the participations of children, I have concluded that the use of mixed methods of learning to read and write, have enabled us to develop the child's basic skills to have good readers and writers, while respecting the individuality, rhythm of learning and affective immersion.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoQueirós, Telma Maria GonçalvesBiblioteca Digital do IPBTeixeira, Lúcia Helena Fidalgo Quintino2012-10-10T14:29:03Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7626porTeixeira, Lúcia Helena Fidalgo Quintino (2012). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. 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