Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jézero, Débora Alexandra Vilas Boas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7612
Resumo: O presente relatório, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2010/2011, expressa o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Para enquadrar os estágios realizados, caraterizam-se a instituição, os grupos de crianças, bem como se descrevem, analisam e fundamentam algumas das experiências de aprendizagem desenvolvidas no âmbito da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. As estratégias implementadas visaram, sobretudo, a participação ativa das crianças, proporcionando um ambiente de grupo e um espírito de entreajuda. No âmbito da Educação Pré-Escolar as experiências de aprendizagem desenvolvidas foram planeadas de acordo com o projeto curricular de grupo e o plano anual da instituição. No 1º Ciclo do Ensino Básico, o trabalho teve como suporte as planificações mensais da turma. Procurámos, contudo, conjugar as orientações curriculares ou programáticas com os interesses e necessidades do grupo. No final do relatório apresentamos uma reflexão crítica acerca do percurso desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada tendo em conta os fatores essenciais como o ambiente educativo, o tempo e o espaço, as interações e a importância da utilização de recursos e de materiais diversificados bem como sobre o desenvolvimento das experiências de aprendizagem.This report, conducted under the Master of Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education, in the academic year of 2010/2011, expresses the work developed within the course of Supervised Teaching Practice. To frame the stages performed, its characterized the institution, the groups of children, as well as to describe, analyze and justify some of the learning experiences developed under the Pre-School and 1st Primary School. The strategies implemented aimed, above all, the active participation of children, providing an environment group and a spirit of helpfulness. Under the Preschool Education the developed learning experiences were planned according to the curriculum design group and the annual plan of the institution. In the 1st Cycle of Basic Education, the work was to support the monthly classroom lesson plans. Trying, however, combine the curricular or programmatic guidelines with the interests and needs of the group. At the end of the report its presented a critical reflection on the course developed during the Supervised Teaching Practice taking into account the relevant factors as the educational environment, time and space, the interactions and the importance of using resources and diversified materials and about the development of learning experiences.
id RCAP_2dfb702dc9008b715ee6d1d1d40f5e12
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7612
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoExperiências de aprendizagemPedagogia participativaO presente relatório, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2010/2011, expressa o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Para enquadrar os estágios realizados, caraterizam-se a instituição, os grupos de crianças, bem como se descrevem, analisam e fundamentam algumas das experiências de aprendizagem desenvolvidas no âmbito da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. As estratégias implementadas visaram, sobretudo, a participação ativa das crianças, proporcionando um ambiente de grupo e um espírito de entreajuda. No âmbito da Educação Pré-Escolar as experiências de aprendizagem desenvolvidas foram planeadas de acordo com o projeto curricular de grupo e o plano anual da instituição. No 1º Ciclo do Ensino Básico, o trabalho teve como suporte as planificações mensais da turma. Procurámos, contudo, conjugar as orientações curriculares ou programáticas com os interesses e necessidades do grupo. No final do relatório apresentamos uma reflexão crítica acerca do percurso desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada tendo em conta os fatores essenciais como o ambiente educativo, o tempo e o espaço, as interações e a importância da utilização de recursos e de materiais diversificados bem como sobre o desenvolvimento das experiências de aprendizagem.This report, conducted under the Master of Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education, in the academic year of 2010/2011, expresses the work developed within the course of Supervised Teaching Practice. To frame the stages performed, its characterized the institution, the groups of children, as well as to describe, analyze and justify some of the learning experiences developed under the Pre-School and 1st Primary School. The strategies implemented aimed, above all, the active participation of children, providing an environment group and a spirit of helpfulness. Under the Preschool Education the developed learning experiences were planned according to the curriculum design group and the annual plan of the institution. In the 1st Cycle of Basic Education, the work was to support the monthly classroom lesson plans. Trying, however, combine the curricular or programmatic guidelines with the interests and needs of the group. At the end of the report its presented a critical reflection on the course developed during the Supervised Teaching Practice taking into account the relevant factors as the educational environment, time and space, the interactions and the importance of using resources and diversified materials and about the development of learning experiences.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoMesquita, CristinaMesquita, ElzaBiblioteca Digital do IPBJézero, Débora Alexandra Vilas Boas2012-10-09T10:53:23Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7612porJézero, Débora Alexandra Vilas Boas (2012). Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Bragança : ESE. Relatório de Estágio para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:45Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:21.474970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Jézero, Débora Alexandra Vilas Boas
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Experiências de aprendizagem
Pedagogia participativa
title_short Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Jézero, Débora Alexandra Vilas Boas
author_facet Jézero, Débora Alexandra Vilas Boas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Cristina
Mesquita, Elza
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Jézero, Débora Alexandra Vilas Boas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Experiências de aprendizagem
Pedagogia participativa
topic Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Experiências de aprendizagem
Pedagogia participativa
description O presente relatório, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2010/2011, expressa o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Para enquadrar os estágios realizados, caraterizam-se a instituição, os grupos de crianças, bem como se descrevem, analisam e fundamentam algumas das experiências de aprendizagem desenvolvidas no âmbito da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. As estratégias implementadas visaram, sobretudo, a participação ativa das crianças, proporcionando um ambiente de grupo e um espírito de entreajuda. No âmbito da Educação Pré-Escolar as experiências de aprendizagem desenvolvidas foram planeadas de acordo com o projeto curricular de grupo e o plano anual da instituição. No 1º Ciclo do Ensino Básico, o trabalho teve como suporte as planificações mensais da turma. Procurámos, contudo, conjugar as orientações curriculares ou programáticas com os interesses e necessidades do grupo. No final do relatório apresentamos uma reflexão crítica acerca do percurso desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada tendo em conta os fatores essenciais como o ambiente educativo, o tempo e o espaço, as interações e a importância da utilização de recursos e de materiais diversificados bem como sobre o desenvolvimento das experiências de aprendizagem.This report, conducted under the Master of Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education, in the academic year of 2010/2011, expresses the work developed within the course of Supervised Teaching Practice. To frame the stages performed, its characterized the institution, the groups of children, as well as to describe, analyze and justify some of the learning experiences developed under the Pre-School and 1st Primary School. The strategies implemented aimed, above all, the active participation of children, providing an environment group and a spirit of helpfulness. Under the Preschool Education the developed learning experiences were planned according to the curriculum design group and the annual plan of the institution. In the 1st Cycle of Basic Education, the work was to support the monthly classroom lesson plans. Trying, however, combine the curricular or programmatic guidelines with the interests and needs of the group. At the end of the report its presented a critical reflection on the course developed during the Supervised Teaching Practice taking into account the relevant factors as the educational environment, time and space, the interactions and the importance of using resources and diversified materials and about the development of learning experiences.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-09T10:53:23Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7612
url http://hdl.handle.net/10198/7612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jézero, Débora Alexandra Vilas Boas (2012). Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Bragança : ESE. Relatório de Estágio para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135216689741824