Aprendizagens em contexto de formação inicial : um estudo com futuros professores de ciências em Cabo Verde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2486 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 |
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Aprendizagens em contexto de formação inicial : um estudo com futuros professores de ciências em Cabo VerdeDidáctica das ciênciasFormação inicial de professoresTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010O estudo faz parte de um projecto mais amplo, desenvolvido no âmbito do Grupo ESSA (Estudos Sociológicos em Sala de Aula), centrado na formação inicial de professores de ciências. Neste estudo partiu-se do seguinte problema: Que prática(s) pedagógica(s) é(são) implementada(s) na formação inicial de professores de ciências em Cabo Verde e de que forma essa(s) prática(s) se reflecte(m) na aprendizagem e intervenção pedagógica dos formandos? Teoricamente, o estudo baseia-se, em termos sociológicos, no modelo do discurso pedagógico de Bernstein (Bernstein, 2000). Em termos psicológicos, baseia-se nas ideias de Vygotsky (1978) e, na sua vertente epistemológica, na conceptualização de Ziman (1984) sobre a construção da ciência. Metodologicamente, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação mista. Com base numa dialéctica entre o teórico e o empírico, construíram-se instrumentos para caracterizar o contexto de formação inicial e a prática em sala de aula, e um guião de entrevista para apreciar as aprendizagens dos formandos. A investigação envolveu uma formadora e formandos de uma disciplina da área da Metodologia da Biologia de uma Escola Superior de Educação. Os resultados mostraram que o contexto específico de formação se caracterizou, em particular, pela desvalorização do trabalho experimental e da relação entre ciência e metaciência, por um baixo nível de exigência conceptual, por uma fraca articulação entre os conhecimentos e por um grau muito baixo de explicitação do texto a ser adquirido pelos formandos. Revelaram também que a formação pouco contribuiu para a aprendizagem e intervenção pedagógica dos formandos, isto é, para a aquisição da orientação específica de codificação (regras de reconhecimento e de realização) para características relacionadas com o que e com o como do ensino/aprendizagem das ciências. O estudo pretende contribuir com sugestões sobre a inclusão de características pedagógicas da aprendizagem científica na formação inicial de professores de ciências em Cabo Verde e permite reflectir sobre a importância da utilização de instrumentos metodológicos que possibilitem uma análise comparativa entre contextos e textos presentes na formação de professores.The study is part of a broader project, developed within the ESSA Group (Sociological Studies of the Classroom) of the University of Lisbon, which was focused on the initial education of science teachers. The present study intended to investigate the pedagogic practices that are implemented in Cape Verde at the level of initial teacher science education and to understand the form these practices influence both student-teachers learning and their pedagogic intervention in the classroom. Theoretically, the study has a threefold basis: sociologically is based on Bernstein’s theory of pedagogic discourse (Bernstein, 2000), psychologically on Vygotsky’s theory (1978) and epistemologically on Ziman’s conceptualization of science construction (1984). Methodologically, the study follows a mixed research approach. On the basis of a dialectics between the theoretical and the empirical, instruments to characterize the initial education context and the pedagogic practice in the classroom were constructed and an interview guideline to evaluate student-teachers learning was developed. The research involved one teacher and respective students of a discipline of the area of Methodology of Biology of a College of Education. The results showed that the specific context of teacher education was characterized, in particular, by a devaluing of the experimental work and the science- metascience relation, a low level of conceptual demand, a weak relation between various types of knowledge and a very low degree of explication of the text to be acquired by student-teachers. They also showed that the teacher education student-teachers received gave a very low contribution to both their science education learning and their pedagogic intervention in the classroom, that is to the acquisition of specific coding orientation (recognition and realization rules) for the characteristics related to the what and the how of science teaching/learning. The study intends to give some suggestions about the introduction of crucial pedagogic characteristics of science education in initial science teacher education in Cape Verde. It allows also reflecting on the importance of the use of methodological instruments that give the possibility of making a comparative analysis between texts and contexts present in teacher education.Neves, Isabel Pestana, 1944-Repositório da Universidade de LisboaAlves, Helena da Cruz Lima Rodrigues2011-02-14T11:18:37Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2486porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:52.153741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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