Uma breve história do teatro brasileiro moderno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/2650 |
Resumo: | No século XX , o teatro brasileiro modernizou-se tanto a nível dos mis en scène como da sua dramaturgia. Neste processo de modernização da linguagem cénica e da escrita dramática houve inicialmente um conflito entre a preocupação com temas e problemáticas nacionais e a influência de encenadores e peças estrangeiros. Isto ocorreu sobretudo através dos grupos Os Comediantes e Teatro Brasileiro de Comédia. No início da ditadura, o teatro politizou-se e grupos como o Teatro de Arena e o Teatro de Oficina desenvolveram estilos de encenação e dramaturgias próprias. Este desenvolvimento foi, porém, interrompido pela repressão, censura e auto-censura, como também pela incapacidade de renovação. Enquanto os anos 80 foram caracterizados por um balanço desses impedimentos e uma retomada hesitante, os anos 90 já demonstraram uma diversidade de vertentes, estilos e temas que prometem Teatro de Oficina um complexo e interessante panorama teatral no futuro. In the twentieth century, Brazilian theatre modernized itself as much in terms of mis en scène, as in terms of dramaturgy. During this process of modernization of direction methods and playwriting, a conflict between the interest in national issues and problems and the influence of foreign directors and plays could be noticed initially. This occurred mainly in the two most important theatre groups, Os Comediantes and Teatro Brasileiro de Comédia. In the beginning of the dictatorship, the theatre became political. Groups like the Teatro de Arena and the Teatro de Oficina developed their own styles and were fundamental for the evolution of national playwriting. However, this development was interrupted by repression, censorship, and selfcensorship, as well as by the incapacity of renovation. While the 80s have been characterized by an evaluation of these impediments and a hesitant revival, the 90s already demonstrated a diversity of direction styles and themes that indicate a promising future for Brazilian theatre. |
id |
RCAP_a53d6c9df819304a0467c52cb17d28a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/2650 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma breve história do teatro brasileiro modernoTeatro brasileiroSéculo 20ModernizaçãoDramaturgiaEncenaçãoBrazilian theatre20th centuryModernizationStagingPlaywritingNo século XX , o teatro brasileiro modernizou-se tanto a nível dos mis en scène como da sua dramaturgia. Neste processo de modernização da linguagem cénica e da escrita dramática houve inicialmente um conflito entre a preocupação com temas e problemáticas nacionais e a influência de encenadores e peças estrangeiros. Isto ocorreu sobretudo através dos grupos Os Comediantes e Teatro Brasileiro de Comédia. No início da ditadura, o teatro politizou-se e grupos como o Teatro de Arena e o Teatro de Oficina desenvolveram estilos de encenação e dramaturgias próprias. Este desenvolvimento foi, porém, interrompido pela repressão, censura e auto-censura, como também pela incapacidade de renovação. Enquanto os anos 80 foram caracterizados por um balanço desses impedimentos e uma retomada hesitante, os anos 90 já demonstraram uma diversidade de vertentes, estilos e temas que prometem Teatro de Oficina um complexo e interessante panorama teatral no futuro. In the twentieth century, Brazilian theatre modernized itself as much in terms of mis en scène, as in terms of dramaturgy. During this process of modernization of direction methods and playwriting, a conflict between the interest in national issues and problems and the influence of foreign directors and plays could be noticed initially. This occurred mainly in the two most important theatre groups, Os Comediantes and Teatro Brasileiro de Comédia. In the beginning of the dictatorship, the theatre became political. Groups like the Teatro de Arena and the Teatro de Oficina developed their own styles and were fundamental for the evolution of national playwriting. However, this development was interrupted by repression, censorship, and selfcensorship, as well as by the incapacity of renovation. While the 80s have been characterized by an evaluation of these impediments and a hesitant revival, the 90s already demonstrated a diversity of direction styles and themes that indicate a promising future for Brazilian theatre.Edições Universidade Fernando Pessoa. NELA - Núcleo de Estudos Latino-AmericanosRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFerreira, Carolin Overhoff2012-02-06T09:37:25Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2650porNuestra América. Porto. ISSN 1646-5024. 5 (Jan - Jul 2008) 131-143.1646-5024info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:02:06Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:39:41.773246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma breve história do teatro brasileiro moderno |
title |
Uma breve história do teatro brasileiro moderno |
spellingShingle |
Uma breve história do teatro brasileiro moderno Ferreira, Carolin Overhoff Teatro brasileiro Século 20 Modernização Dramaturgia Encenação Brazilian theatre 20th century Modernization Staging Playwriting |
title_short |
Uma breve história do teatro brasileiro moderno |
title_full |
Uma breve história do teatro brasileiro moderno |
title_fullStr |
Uma breve história do teatro brasileiro moderno |
title_full_unstemmed |
Uma breve história do teatro brasileiro moderno |
title_sort |
Uma breve história do teatro brasileiro moderno |
author |
Ferreira, Carolin Overhoff |
author_facet |
Ferreira, Carolin Overhoff |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Carolin Overhoff |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro brasileiro Século 20 Modernização Dramaturgia Encenação Brazilian theatre 20th century Modernization Staging Playwriting |
topic |
Teatro brasileiro Século 20 Modernização Dramaturgia Encenação Brazilian theatre 20th century Modernization Staging Playwriting |
description |
No século XX , o teatro brasileiro modernizou-se tanto a nível dos mis en scène como da sua dramaturgia. Neste processo de modernização da linguagem cénica e da escrita dramática houve inicialmente um conflito entre a preocupação com temas e problemáticas nacionais e a influência de encenadores e peças estrangeiros. Isto ocorreu sobretudo através dos grupos Os Comediantes e Teatro Brasileiro de Comédia. No início da ditadura, o teatro politizou-se e grupos como o Teatro de Arena e o Teatro de Oficina desenvolveram estilos de encenação e dramaturgias próprias. Este desenvolvimento foi, porém, interrompido pela repressão, censura e auto-censura, como também pela incapacidade de renovação. Enquanto os anos 80 foram caracterizados por um balanço desses impedimentos e uma retomada hesitante, os anos 90 já demonstraram uma diversidade de vertentes, estilos e temas que prometem Teatro de Oficina um complexo e interessante panorama teatral no futuro. In the twentieth century, Brazilian theatre modernized itself as much in terms of mis en scène, as in terms of dramaturgy. During this process of modernization of direction methods and playwriting, a conflict between the interest in national issues and problems and the influence of foreign directors and plays could be noticed initially. This occurred mainly in the two most important theatre groups, Os Comediantes and Teatro Brasileiro de Comédia. In the beginning of the dictatorship, the theatre became political. Groups like the Teatro de Arena and the Teatro de Oficina developed their own styles and were fundamental for the evolution of national playwriting. However, this development was interrupted by repression, censorship, and selfcensorship, as well as by the incapacity of renovation. While the 80s have been characterized by an evaluation of these impediments and a hesitant revival, the 90s already demonstrated a diversity of direction styles and themes that indicate a promising future for Brazilian theatre. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008-01-01T00:00:00Z 2012-02-06T09:37:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/2650 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/2650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Nuestra América. Porto. ISSN 1646-5024. 5 (Jan - Jul 2008) 131-143. 1646-5024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa. NELA - Núcleo de Estudos Latino-Americanos |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa. NELA - Núcleo de Estudos Latino-Americanos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130262134587392 |