A abordagem intercultural e plurilingue no ensino de línguas estrangeiras no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Nuno Miguel Valente
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/7809
Resumo: Numa era global marcada por avanços tecnológicos e pela diversidade cultural e linguística, é necessária uma nova linha de pensamento educativo e didático que conduza à formação de falantes cada vez mais pluriculturais e plurilingues, capazes de compreender, respeitar e interagir com outros povos e culturas. O desenvolvimento de competências comunicativas em, pelo menos, dois idiomas do espaço europeu é uma das medidas promovidas pelas politicas linguísticas europeias, que visam preparar os cidadãos para um diálogo intercultural, que fomente o respeito e a abertura face a essas diferenças, e pela construção de uma identidade intercultural e plurilingue nos próprios cidadãos exercendo, assim, a sua cidadania. Este paradigma tem implicações quer na aula de Língua Estrangeira, como ferramenta que permite ao aluno a ampliar a sua visão do mundo, quer no papel do professor, que nela intervém, enquanto, responsável pela construção social e formativa dos seus aprendentes. Estrutura-se, assim, um modelo educativo que abraça todas as culturas e reportórios linguísticos presentes dentro e fora do âmbito escolar. Neste relatório de estágio, resultante da prática pedagógica centrada no ensino do Inglês e do Espanhol, teci uma reflexão crítica sobre os diferentes cenários pedagógicos construídos durante três semestres académicos, com alunos portugueses do Ensino Básico. O fio condutor de toda a prática desenvolvida centrou-se no paradigma da abordagem intercultural e, com base nessa linha de pensamento, propus-me aferir os contributos que as minhas opções metodológicas tiveram quer no processo de aprendizagem dos meus alunos, quer na sua construção pessoal e social.
id RCAP_a53e0a3ea3fa164872bbc8dc882d36fe
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7809
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A abordagem intercultural e plurilingue no ensino de línguas estrangeiras no ensino básicointerculturalidadeplurilinguismocompetências interculturais e plurilinguesabordagem intercultural no ensino de línguasinterculturalityplurilinguismintercultural and plurilingual competencesintercultural approach to language teachingDomínio/Área Científica: Humanidades: Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da EducaçãoNuma era global marcada por avanços tecnológicos e pela diversidade cultural e linguística, é necessária uma nova linha de pensamento educativo e didático que conduza à formação de falantes cada vez mais pluriculturais e plurilingues, capazes de compreender, respeitar e interagir com outros povos e culturas. O desenvolvimento de competências comunicativas em, pelo menos, dois idiomas do espaço europeu é uma das medidas promovidas pelas politicas linguísticas europeias, que visam preparar os cidadãos para um diálogo intercultural, que fomente o respeito e a abertura face a essas diferenças, e pela construção de uma identidade intercultural e plurilingue nos próprios cidadãos exercendo, assim, a sua cidadania. Este paradigma tem implicações quer na aula de Língua Estrangeira, como ferramenta que permite ao aluno a ampliar a sua visão do mundo, quer no papel do professor, que nela intervém, enquanto, responsável pela construção social e formativa dos seus aprendentes. Estrutura-se, assim, um modelo educativo que abraça todas as culturas e reportórios linguísticos presentes dentro e fora do âmbito escolar. Neste relatório de estágio, resultante da prática pedagógica centrada no ensino do Inglês e do Espanhol, teci uma reflexão crítica sobre os diferentes cenários pedagógicos construídos durante três semestres académicos, com alunos portugueses do Ensino Básico. O fio condutor de toda a prática desenvolvida centrou-se no paradigma da abordagem intercultural e, com base nessa linha de pensamento, propus-me aferir os contributos que as minhas opções metodológicas tiveram quer no processo de aprendizagem dos meus alunos, quer na sua construção pessoal e social.In this current era of globalization marked by the technological developments and the cultural and linguistic diversity, a new educational and didactical way of thinking able to shape capable pluricultural and plurilingual speakers is needed, so that these know how to show understanding and respect towards other people’s cultures and ability to interact with them. The development of communicative competences in, at least, two European official languages is one of measures promoted by the European linguistic policies. These aim at preparing citizens for an intercultural dialogue able to strengthen respect and openness in regards to cultural differences and to the building of an intercultural and plurilingual identity allowing its citizens to demonstrate their citizenship. This has had implications within the context of the Foreign Language class, which allows students to expand their vision of the world, as well as in the intervening teacher’s role in the social and formative building of the learners. Thus, a new education model that embraces all languages and cultures within and outside of the school context can be set. This teacher training report about all the educational practices set on the teaching of English and Spanish, provides a critical reflection on the pedagogical scenarios built around those practices carried out for Portuguese students of Elementary level. The main thread, which connects the whole teaching practice, is centered on the ideology of an intercultural approach to language teaching and, based on it, I tried to access how much my methodological choices contributed to the learning process of my students as well as their personal and social formation.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCanha, Manuel Bernardo QueirozRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSimões, Nuno Miguel Valente2016-03-08T10:53:52Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/octet-streamapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7809TID:201073412porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:25Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:12.603552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem intercultural e plurilingue no ensino de línguas estrangeiras no ensino básico
title A abordagem intercultural e plurilingue no ensino de línguas estrangeiras no ensino básico
spellingShingle A abordagem intercultural e plurilingue no ensino de línguas estrangeiras no ensino básico
Simões, Nuno Miguel Valente
interculturalidade
plurilinguismo
competências interculturais e plurilingues
abordagem intercultural no ensino de línguas
interculturality
plurilinguism
intercultural and plurilingual competences
intercultural approach to language teaching
Domínio/Área Científica: Humanidades: Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
title_short A abordagem intercultural e plurilingue no ensino de línguas estrangeiras no ensino básico
title_full A abordagem intercultural e plurilingue no ensino de línguas estrangeiras no ensino básico
title_fullStr A abordagem intercultural e plurilingue no ensino de línguas estrangeiras no ensino básico
title_full_unstemmed A abordagem intercultural e plurilingue no ensino de línguas estrangeiras no ensino básico
title_sort A abordagem intercultural e plurilingue no ensino de línguas estrangeiras no ensino básico
author Simões, Nuno Miguel Valente
author_facet Simões, Nuno Miguel Valente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canha, Manuel Bernardo Queiroz
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Nuno Miguel Valente
dc.subject.por.fl_str_mv interculturalidade
plurilinguismo
competências interculturais e plurilingues
abordagem intercultural no ensino de línguas
interculturality
plurilinguism
intercultural and plurilingual competences
intercultural approach to language teaching
Domínio/Área Científica: Humanidades: Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
topic interculturalidade
plurilinguismo
competências interculturais e plurilingues
abordagem intercultural no ensino de línguas
interculturality
plurilinguism
intercultural and plurilingual competences
intercultural approach to language teaching
Domínio/Área Científica: Humanidades: Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
description Numa era global marcada por avanços tecnológicos e pela diversidade cultural e linguística, é necessária uma nova linha de pensamento educativo e didático que conduza à formação de falantes cada vez mais pluriculturais e plurilingues, capazes de compreender, respeitar e interagir com outros povos e culturas. O desenvolvimento de competências comunicativas em, pelo menos, dois idiomas do espaço europeu é uma das medidas promovidas pelas politicas linguísticas europeias, que visam preparar os cidadãos para um diálogo intercultural, que fomente o respeito e a abertura face a essas diferenças, e pela construção de uma identidade intercultural e plurilingue nos próprios cidadãos exercendo, assim, a sua cidadania. Este paradigma tem implicações quer na aula de Língua Estrangeira, como ferramenta que permite ao aluno a ampliar a sua visão do mundo, quer no papel do professor, que nela intervém, enquanto, responsável pela construção social e formativa dos seus aprendentes. Estrutura-se, assim, um modelo educativo que abraça todas as culturas e reportórios linguísticos presentes dentro e fora do âmbito escolar. Neste relatório de estágio, resultante da prática pedagógica centrada no ensino do Inglês e do Espanhol, teci uma reflexão crítica sobre os diferentes cenários pedagógicos construídos durante três semestres académicos, com alunos portugueses do Ensino Básico. O fio condutor de toda a prática desenvolvida centrou-se no paradigma da abordagem intercultural e, com base nessa linha de pensamento, propus-me aferir os contributos que as minhas opções metodológicas tiveram quer no processo de aprendizagem dos meus alunos, quer na sua construção pessoal e social.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-08T10:53:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/7809
TID:201073412
url http://hdl.handle.net/10400.22/7809
identifier_str_mv TID:201073412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/octet-stream
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131377389535232