Atitudes dos alunos face à Educação Física e a sua relação com o sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Paula Alexandra Borges de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7878
Resumo: Este estudo teve como objetivo a análise das atitudes dos alunos face à Educação Física, bem como as diferenças de atitudes dos mesmos em função do género, ano de escolaridade e resultados escolares (média do nível ou média das classificações obtidas no final do ano letivo 2015 2016). Para o efeito foram analisados os dados de 605 alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga, ilha do Faial, Região Autónoma dos Açores. Desta amostra constam: 379 alunos do ensino do 3º ciclo dos quais 192 do género feminino e 187 do género masculino com uma média de idades de 14 anos (+ 1,39); 226 alunos do ensino secundário dos quais 128 do género feminino e 98 do género masculino com uma média de idades de 16 anos (+ 1,12). Os indivíduos da amostra responderam ao Questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física (QAAEF), validado por Pereira, Costa e Diniz, que avalia as seguintes dimensões: “gosto dos alunos pela Educação Física e suas matérias, bem como a satisfação/prazer dos mesmos nas aulas dessa disciplina”; “importância da Educação Física” e atitude global. Foram também analisadas as médias dos níveis ou classificações obtidas no final do ano escolar. Os resultados mostraram que: os alunos apresentam na generalidade uma atitude positiva face à Educação Física; os rapazes manifestaram uma atitude mais positiva do que as raparigas; com o aumento do ciclo de ensino as atitudes positivas tendem a diminuir; existe uma relação positiva entre as atitudes e as classificações da disciplina de Educação Física; não foram encontrados valores estatisticamente significativos entre as atitudes e a média global.
id RCAP_a5491c07455239b17124611438b83b5f
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7878
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitudes dos alunos face à Educação Física e a sua relação com o sucesso escolarEducação físicaSucesso escolarEste estudo teve como objetivo a análise das atitudes dos alunos face à Educação Física, bem como as diferenças de atitudes dos mesmos em função do género, ano de escolaridade e resultados escolares (média do nível ou média das classificações obtidas no final do ano letivo 2015 2016). Para o efeito foram analisados os dados de 605 alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga, ilha do Faial, Região Autónoma dos Açores. Desta amostra constam: 379 alunos do ensino do 3º ciclo dos quais 192 do género feminino e 187 do género masculino com uma média de idades de 14 anos (+ 1,39); 226 alunos do ensino secundário dos quais 128 do género feminino e 98 do género masculino com uma média de idades de 16 anos (+ 1,12). Os indivíduos da amostra responderam ao Questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física (QAAEF), validado por Pereira, Costa e Diniz, que avalia as seguintes dimensões: “gosto dos alunos pela Educação Física e suas matérias, bem como a satisfação/prazer dos mesmos nas aulas dessa disciplina”; “importância da Educação Física” e atitude global. Foram também analisadas as médias dos níveis ou classificações obtidas no final do ano escolar. Os resultados mostraram que: os alunos apresentam na generalidade uma atitude positiva face à Educação Física; os rapazes manifestaram uma atitude mais positiva do que as raparigas; com o aumento do ciclo de ensino as atitudes positivas tendem a diminuir; existe uma relação positiva entre as atitudes e as classificações da disciplina de Educação Física; não foram encontrados valores estatisticamente significativos entre as atitudes e a média global.This study aims to analyse the attitudes of students towards physical education, as well as their differences in attitudes by gender, age, grade they are currently in (years of education) and school results (average level or average of the marks obtained at the end of the 2015/2016 school year). For this purpose were analysed the data of 605 students of Escola Secundária Manuel de Arriaga, high school located in the island of Faial, Azores islands. This sample relates to: 379 middle school students, 192 female and 187 male, averaging 14 years old (+ 1,39); 226 high school students, 128 female and 98 male, averaging 16 years old (+ 1,12). The individuals in the sample responded to the Students Attitudes Questionnaire towards Physical Education (SAQPE) validated by Pereira, Costa and Diniz, which assesses the following dimensions: "students interest in Physical Education and its subject matter, as well as their satisfaction / pleasure in the classes of this subject"; "Importance of Physical Education" and overall attitude. Student data were analysed in regard to the average levels or grades obtained at the end of the school year. The results showed that: the students present, in general, a positive attitude towards Physical Education; boys showed a more positive attitude than girls; throughout the school years, positive attitudes tend to decrease; there is a positive relationship between the attitudes and classifications of the Physical Education; no statistically significant values were found between the attitudes and the global mean.2017-07-17T11:46:59Z2017-07-17T00:00:00Z2017-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7878TID:202033279porSousa, Paula Alexandra Borges deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:32:28Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:49.849727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes dos alunos face à Educação Física e a sua relação com o sucesso escolar
title Atitudes dos alunos face à Educação Física e a sua relação com o sucesso escolar
spellingShingle Atitudes dos alunos face à Educação Física e a sua relação com o sucesso escolar
Sousa, Paula Alexandra Borges de
Educação física
Sucesso escolar
title_short Atitudes dos alunos face à Educação Física e a sua relação com o sucesso escolar
title_full Atitudes dos alunos face à Educação Física e a sua relação com o sucesso escolar
title_fullStr Atitudes dos alunos face à Educação Física e a sua relação com o sucesso escolar
title_full_unstemmed Atitudes dos alunos face à Educação Física e a sua relação com o sucesso escolar
title_sort Atitudes dos alunos face à Educação Física e a sua relação com o sucesso escolar
author Sousa, Paula Alexandra Borges de
author_facet Sousa, Paula Alexandra Borges de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Paula Alexandra Borges de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Sucesso escolar
topic Educação física
Sucesso escolar
description Este estudo teve como objetivo a análise das atitudes dos alunos face à Educação Física, bem como as diferenças de atitudes dos mesmos em função do género, ano de escolaridade e resultados escolares (média do nível ou média das classificações obtidas no final do ano letivo 2015 2016). Para o efeito foram analisados os dados de 605 alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga, ilha do Faial, Região Autónoma dos Açores. Desta amostra constam: 379 alunos do ensino do 3º ciclo dos quais 192 do género feminino e 187 do género masculino com uma média de idades de 14 anos (+ 1,39); 226 alunos do ensino secundário dos quais 128 do género feminino e 98 do género masculino com uma média de idades de 16 anos (+ 1,12). Os indivíduos da amostra responderam ao Questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física (QAAEF), validado por Pereira, Costa e Diniz, que avalia as seguintes dimensões: “gosto dos alunos pela Educação Física e suas matérias, bem como a satisfação/prazer dos mesmos nas aulas dessa disciplina”; “importância da Educação Física” e atitude global. Foram também analisadas as médias dos níveis ou classificações obtidas no final do ano escolar. Os resultados mostraram que: os alunos apresentam na generalidade uma atitude positiva face à Educação Física; os rapazes manifestaram uma atitude mais positiva do que as raparigas; com o aumento do ciclo de ensino as atitudes positivas tendem a diminuir; existe uma relação positiva entre as atitudes e as classificações da disciplina de Educação Física; não foram encontrados valores estatisticamente significativos entre as atitudes e a média global.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-17T11:46:59Z
2017-07-17T00:00:00Z
2017-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7878
TID:202033279
url http://hdl.handle.net/10348/7878
identifier_str_mv TID:202033279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137092384587776