A Criança. Uma reflexão a partir das atuais Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/12 |
Resumo: | O objetivo principal deste artigo prende‐se com uma breve reflexão dos autores, resultado dos seus interesses científicos e profissionais, sobre a construção do lugar da criança na sociedade portuguesa. Para o efeito, assume‐me um processo de revisão de literatura em diálogo com um corpus documental composto por documentos internacionais, legislação nacional e, particularmente, as Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar (2016). Através de uma abordagem metodológica com uma matriz qualitativa, procuramos defender a ideia da centralidade e singularidade da criança – pessoacidadã nas sociedades contemporâneas, com particular destaque para o caso Português. |
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A Criança. Uma reflexão a partir das atuais Orientações Curriculares para a Educação Pré‐EscolarO objetivo principal deste artigo prende‐se com uma breve reflexão dos autores, resultado dos seus interesses científicos e profissionais, sobre a construção do lugar da criança na sociedade portuguesa. Para o efeito, assume‐me um processo de revisão de literatura em diálogo com um corpus documental composto por documentos internacionais, legislação nacional e, particularmente, as Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar (2016). Através de uma abordagem metodológica com uma matriz qualitativa, procuramos defender a ideia da centralidade e singularidade da criança – pessoacidadã nas sociedades contemporâneas, com particular destaque para o caso Português.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre2018-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/12Revista Aprender; Revista Aprender nº 38 (junho de 2018); 6-142184-52550871-1267reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/12http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/12/4Marchão, AméliaHemriques, Helderinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-04T08:15:54Zoai:ojs2.aprender.esep.pt:article/12Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:15.707468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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