Orientações curriculares : práticas educativas em crianças com dificuldades da linguagem, no pré-escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Sandra Campos Nabais
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1374
Resumo: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
id RCAP_d66b63b22d6581c591b5343af7e44aed
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1374
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Orientações curriculares : práticas educativas em crianças com dificuldades da linguagem, no pré-escolar.LinguagemPrática educativaPrograma de intervençãoOrientações curricularesDissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.Dada a importância que se tem vindo a revestir pela comunidade científica sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem pela criança, subentende que os primeiros anos de vida são fulcrais para a formação das competências linguísticas. Inicialmente contata com a sua língua materna através da família posteriormente em contexto escolar. Mas para aprender a falar a comunicar, devemos proporcionar à criança experiências linguísticas que convergem num processo de aprendizagem quer individual e social, que se realiza gradualmente. Ao frequentar a educação pré-escolar a criança, vivência um mundo linguístico diferente daquele que apresenta. Surgem as dificuldades de linguagens que comprometem o desenvolvimento linguístico da criança. É aqui que o papel do educador de infância é importante, na sua intervenção, na tentativa de colmatar os problemas linguísticos através de estratégias diversificadas sustentadas num ambiente propício tendo sempre presente o ritmo de aprendizagem da criança. Desta forma o presente estudo procura analisar a capacidade do educador de infância em identificar, avaliar e intervir em crianças com dificuldades de linguagem. Procedeu-se a uma investigação qualitativa, que procurou avaliar a eficácia de um Plano de Intervenção direcionado para o domínio fonológico-fonémico a três crianças que apresentam dificuldades na articulação de alguns fonemas. Para complemento do trabalho, foi igualmente utilizado como instrumento a técnica da entrevista a quatro educadoras de infância. Os resultados do estudo evidenciam que as educadoras de infância possuem capacidades de identificar, despistar, intervir e programar de forma eficaz. A frequência de um contexto formal tem-se tornado assim indispensável, para proporcionar às crianças experiências cujos resultados remetem posteriormente para a aprendizagem da escrita e da leitura.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoBrito, Sandra Campos Nabais2012-07-26T08:52:01Z2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1374porBRITO, Sandra Campos Nabais (2012) - Orientações curriculares: Práticas educativas em Crianças com dificuldades da linguagem, no pré-escolar. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 183 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:39Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1374Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:50.276425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Orientações curriculares : práticas educativas em crianças com dificuldades da linguagem, no pré-escolar.
title Orientações curriculares : práticas educativas em crianças com dificuldades da linguagem, no pré-escolar.
spellingShingle Orientações curriculares : práticas educativas em crianças com dificuldades da linguagem, no pré-escolar.
Brito, Sandra Campos Nabais
Linguagem
Prática educativa
Programa de intervenção
Orientações curriculares
title_short Orientações curriculares : práticas educativas em crianças com dificuldades da linguagem, no pré-escolar.
title_full Orientações curriculares : práticas educativas em crianças com dificuldades da linguagem, no pré-escolar.
title_fullStr Orientações curriculares : práticas educativas em crianças com dificuldades da linguagem, no pré-escolar.
title_full_unstemmed Orientações curriculares : práticas educativas em crianças com dificuldades da linguagem, no pré-escolar.
title_sort Orientações curriculares : práticas educativas em crianças com dificuldades da linguagem, no pré-escolar.
author Brito, Sandra Campos Nabais
author_facet Brito, Sandra Campos Nabais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Sandra Campos Nabais
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Prática educativa
Programa de intervenção
Orientações curriculares
topic Linguagem
Prática educativa
Programa de intervenção
Orientações curriculares
description Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-26T08:52:01Z
2012-03
2012-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1374
url http://hdl.handle.net/10400.11/1374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BRITO, Sandra Campos Nabais (2012) - Orientações curriculares: Práticas educativas em Crianças com dificuldades da linguagem, no pré-escolar. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 183 f. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130785830141952