Cenários Inovadores em (Blended) eLearning na Sociedade Digital: O Curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta, Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/46336 |
Resumo: | A introdução das tecnologias em diferentes cenários de atividade humana, entre os quais o pedagógico, tem contribuído para reforçar o desenho de metodologias de trabalho e de aprendizagem baseadas na cooperação entre os seus membros. Foi com esse intuito que a Universidade Aberta (UAb), instituição de ensino superior público, concebeu o Curso de Formação para a Docência Online, especificamente concebido para o ensino superior. Este curso segue o Modelo Pedagógico Virtual da UAb® especificamente concebido para o ensino online, que se baseia nos princípios da interação diversificada, da aprendizagem centrada no estudante, da flexibilidade e da inclusão digital. No presente artigo centramo-nos, pois, na análise do referido curso com o objetivo de apresentar contributos para a discussão da qualidade deste tipo de ofertas formativas. |
id |
RCAP_a551b54ea57565981fcc6fac78b70f83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/46336 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cenários Inovadores em (Blended) eLearning na Sociedade Digital: O Curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta, PortugalEducação OnlineeLearningFormação de ProfessoresA introdução das tecnologias em diferentes cenários de atividade humana, entre os quais o pedagógico, tem contribuído para reforçar o desenho de metodologias de trabalho e de aprendizagem baseadas na cooperação entre os seus membros. Foi com esse intuito que a Universidade Aberta (UAb), instituição de ensino superior público, concebeu o Curso de Formação para a Docência Online, especificamente concebido para o ensino superior. Este curso segue o Modelo Pedagógico Virtual da UAb® especificamente concebido para o ensino online, que se baseia nos princípios da interação diversificada, da aprendizagem centrada no estudante, da flexibilidade e da inclusão digital. No presente artigo centramo-nos, pois, na análise do referido curso com o objetivo de apresentar contributos para a discussão da qualidade deste tipo de ofertas formativas.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/46336http://hdl.handle.net/10316/46336por2359-6082Moreira, J. Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T03:20:43Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/46336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:01.280314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cenários Inovadores em (Blended) eLearning na Sociedade Digital: O Curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta, Portugal |
title |
Cenários Inovadores em (Blended) eLearning na Sociedade Digital: O Curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta, Portugal |
spellingShingle |
Cenários Inovadores em (Blended) eLearning na Sociedade Digital: O Curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta, Portugal Moreira, J. António Educação Online eLearning Formação de Professores |
title_short |
Cenários Inovadores em (Blended) eLearning na Sociedade Digital: O Curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta, Portugal |
title_full |
Cenários Inovadores em (Blended) eLearning na Sociedade Digital: O Curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta, Portugal |
title_fullStr |
Cenários Inovadores em (Blended) eLearning na Sociedade Digital: O Curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta, Portugal |
title_full_unstemmed |
Cenários Inovadores em (Blended) eLearning na Sociedade Digital: O Curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta, Portugal |
title_sort |
Cenários Inovadores em (Blended) eLearning na Sociedade Digital: O Curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta, Portugal |
author |
Moreira, J. António |
author_facet |
Moreira, J. António |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, J. António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Online eLearning Formação de Professores |
topic |
Educação Online eLearning Formação de Professores |
description |
A introdução das tecnologias em diferentes cenários de atividade humana, entre os quais o pedagógico, tem contribuído para reforçar o desenho de metodologias de trabalho e de aprendizagem baseadas na cooperação entre os seus membros. Foi com esse intuito que a Universidade Aberta (UAb), instituição de ensino superior público, concebeu o Curso de Formação para a Docência Online, especificamente concebido para o ensino superior. Este curso segue o Modelo Pedagógico Virtual da UAb® especificamente concebido para o ensino online, que se baseia nos princípios da interação diversificada, da aprendizagem centrada no estudante, da flexibilidade e da inclusão digital. No presente artigo centramo-nos, pois, na análise do referido curso com o objetivo de apresentar contributos para a discussão da qualidade deste tipo de ofertas formativas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/46336 http://hdl.handle.net/10316/46336 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/46336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2359-6082 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133781091680256 |