Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, J. António
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13331
Resumo: A introdução das tecnologias em diferentes cenários de atividade humana, entre os quais o pedagógico, tem contribuído para reforçar o desenho de metodologias de trabalho e de aprendizagem baseadas na cooperação entre os seus membros. Foi com esse intuito que a Universidade Aberta (UAb), instituição de ensino superior público, concebeu o Curso de Formação para a Docência Online, especificamente concebido para o ensino superior. Este curso segue o Modelo Pedagógico Virtual da UAb® especificamente concebido para o ensino online, que se baseia nos princípios da interação diversificada, da aprendizagem centrada no estudante, da flexibilidade e da inclusão digital. No presente artigo centramo-nos, pois, na análise do referido curso com o objetivo de apresentar contributos para a discussão da qualidade deste tipo de ofertas formativas.
id RCAP_e900ea38fb678bbb7f6e99a47f7cfbb5
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13331
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, PortugalEducação onlineElearningFormação de professoresOnline educationTeacher trainingA introdução das tecnologias em diferentes cenários de atividade humana, entre os quais o pedagógico, tem contribuído para reforçar o desenho de metodologias de trabalho e de aprendizagem baseadas na cooperação entre os seus membros. Foi com esse intuito que a Universidade Aberta (UAb), instituição de ensino superior público, concebeu o Curso de Formação para a Docência Online, especificamente concebido para o ensino superior. Este curso segue o Modelo Pedagógico Virtual da UAb® especificamente concebido para o ensino online, que se baseia nos princípios da interação diversificada, da aprendizagem centrada no estudante, da flexibilidade e da inclusão digital. No presente artigo centramo-nos, pois, na análise do referido curso com o objetivo de apresentar contributos para a discussão da qualidade deste tipo de ofertas formativas.The introduction of technologies in different environments of human activity, among which the educational environment, has helped strengthen the design of work and learning methodologies based on the cooperation among its members. With this in mind, Universidade Aberta (UAb), a public higher education establishment, designed the Online Teacher Training Course, specifically aimed at higher education. This course follows the Virtual Pedagogical Model of UAb® especially designed for virtual education, which is based on the principles of diversified interaction, student-centered learning, flexibility and digital inclusion. In this paper, our focus has been on the analysis of the said course to contribute to the discussion of the quality of this type of training offers.Repositório AbertoMoreira, J. António2023-02-08T10:53:50Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13331porMOREIRA, J. António (2015). Cenários Inovadores em (Blended) eLearning na Sociedade Digital: O Curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta, Portugal. EmRede- Revista de Educação a Distância, 2 (2), 7-162359- 6082info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:00Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:23.543546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, Portugal
title Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, Portugal
spellingShingle Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, Portugal
Moreira, J. António
Educação online
Elearning
Formação de professores
Online education
Teacher training
title_short Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, Portugal
title_full Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, Portugal
title_fullStr Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, Portugal
title_full_unstemmed Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, Portugal
title_sort Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, Portugal
author Moreira, J. António
author_facet Moreira, J. António
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, J. António
dc.subject.por.fl_str_mv Educação online
Elearning
Formação de professores
Online education
Teacher training
topic Educação online
Elearning
Formação de professores
Online education
Teacher training
description A introdução das tecnologias em diferentes cenários de atividade humana, entre os quais o pedagógico, tem contribuído para reforçar o desenho de metodologias de trabalho e de aprendizagem baseadas na cooperação entre os seus membros. Foi com esse intuito que a Universidade Aberta (UAb), instituição de ensino superior público, concebeu o Curso de Formação para a Docência Online, especificamente concebido para o ensino superior. Este curso segue o Modelo Pedagógico Virtual da UAb® especificamente concebido para o ensino online, que se baseia nos princípios da interação diversificada, da aprendizagem centrada no estudante, da flexibilidade e da inclusão digital. No presente artigo centramo-nos, pois, na análise do referido curso com o objetivo de apresentar contributos para a discussão da qualidade deste tipo de ofertas formativas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2023-02-08T10:53:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13331
url http://hdl.handle.net/10400.2/13331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MOREIRA, J. António (2015). Cenários Inovadores em (Blended) eLearning na Sociedade Digital: O Curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta, Portugal. EmRede- Revista de Educação a Distância, 2 (2), 7-16
2359- 6082
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135116655591424