Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13331 |
Resumo: | A introdução das tecnologias em diferentes cenários de atividade humana, entre os quais o pedagógico, tem contribuído para reforçar o desenho de metodologias de trabalho e de aprendizagem baseadas na cooperação entre os seus membros. Foi com esse intuito que a Universidade Aberta (UAb), instituição de ensino superior público, concebeu o Curso de Formação para a Docência Online, especificamente concebido para o ensino superior. Este curso segue o Modelo Pedagógico Virtual da UAb® especificamente concebido para o ensino online, que se baseia nos princípios da interação diversificada, da aprendizagem centrada no estudante, da flexibilidade e da inclusão digital. No presente artigo centramo-nos, pois, na análise do referido curso com o objetivo de apresentar contributos para a discussão da qualidade deste tipo de ofertas formativas. |
id |
RCAP_e900ea38fb678bbb7f6e99a47f7cfbb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13331 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, PortugalEducação onlineElearningFormação de professoresOnline educationTeacher trainingA introdução das tecnologias em diferentes cenários de atividade humana, entre os quais o pedagógico, tem contribuído para reforçar o desenho de metodologias de trabalho e de aprendizagem baseadas na cooperação entre os seus membros. Foi com esse intuito que a Universidade Aberta (UAb), instituição de ensino superior público, concebeu o Curso de Formação para a Docência Online, especificamente concebido para o ensino superior. Este curso segue o Modelo Pedagógico Virtual da UAb® especificamente concebido para o ensino online, que se baseia nos princípios da interação diversificada, da aprendizagem centrada no estudante, da flexibilidade e da inclusão digital. No presente artigo centramo-nos, pois, na análise do referido curso com o objetivo de apresentar contributos para a discussão da qualidade deste tipo de ofertas formativas.The introduction of technologies in different environments of human activity, among which the educational environment, has helped strengthen the design of work and learning methodologies based on the cooperation among its members. With this in mind, Universidade Aberta (UAb), a public higher education establishment, designed the Online Teacher Training Course, specifically aimed at higher education. This course follows the Virtual Pedagogical Model of UAb® especially designed for virtual education, which is based on the principles of diversified interaction, student-centered learning, flexibility and digital inclusion. In this paper, our focus has been on the analysis of the said course to contribute to the discussion of the quality of this type of training offers.Repositório AbertoMoreira, J. António2023-02-08T10:53:50Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13331porMOREIRA, J. António (2015). Cenários Inovadores em (Blended) eLearning na Sociedade Digital: O Curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta, Portugal. EmRede- Revista de Educação a Distância, 2 (2), 7-162359- 6082info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:00Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:23.543546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, Portugal |
title |
Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, Portugal |
spellingShingle |
Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, Portugal Moreira, J. António Educação online Elearning Formação de professores Online education Teacher training |
title_short |
Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, Portugal |
title_full |
Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, Portugal |
title_fullStr |
Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, Portugal |
title_full_unstemmed |
Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, Portugal |
title_sort |
Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, Portugal |
author |
Moreira, J. António |
author_facet |
Moreira, J. António |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, J. António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação online Elearning Formação de professores Online education Teacher training |
topic |
Educação online Elearning Formação de professores Online education Teacher training |
description |
A introdução das tecnologias em diferentes cenários de atividade humana, entre os quais o pedagógico, tem contribuído para reforçar o desenho de metodologias de trabalho e de aprendizagem baseadas na cooperação entre os seus membros. Foi com esse intuito que a Universidade Aberta (UAb), instituição de ensino superior público, concebeu o Curso de Formação para a Docência Online, especificamente concebido para o ensino superior. Este curso segue o Modelo Pedagógico Virtual da UAb® especificamente concebido para o ensino online, que se baseia nos princípios da interação diversificada, da aprendizagem centrada no estudante, da flexibilidade e da inclusão digital. No presente artigo centramo-nos, pois, na análise do referido curso com o objetivo de apresentar contributos para a discussão da qualidade deste tipo de ofertas formativas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2023-02-08T10:53:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/13331 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/13331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MOREIRA, J. António (2015). Cenários Inovadores em (Blended) eLearning na Sociedade Digital: O Curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta, Portugal. EmRede- Revista de Educação a Distância, 2 (2), 7-16 2359- 6082 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135116655591424 |