Competências para o futuro do setor turístico no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cepa, Sara Pontes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9162
Resumo: O mundo está em constante mudança, tendo como exemplos a crise económica, alterações climáticas e a pandemia, que originaram mudanças de mentalidade, precauções tanto a nível económico, como consciencialização ambiental, e a nível de segurança e saúde. Estas mudanças impactam não só a vida quotidiana das pessoas, mas também a sua vida profissional. O Turismo é disso exemplo, pois as mudanças afetam não só a forma como os turistas o vivem, mas também a forma como é ensinado no ensino superior a futuros profissionais da área. A Next Tourism Generation Alliance apresenta uma prospeção do futuro das competências que serão necessárias para os trabalhadores da área do Turismo, tendo em conta as mudanças que temos vindo a presenciar e divide-as em três categorias: as competências digitais, as competências na área da sustentabilidade, e as competências sociais. Partindo desta premissa, procurou-se no presente trabalho identificar a presença destas três competências na oferta formativa de Turismo no Ensino Superior público em Portugal. Foram analisados os conteúdos programáticos das Licenciaturas em Turismo no Ensino Superior público em Portugal, por via de uma análise de conteúdo e foram inquiridos os docentes coordenadores das mesmas, através de um questionário de escolha múltipla, tendo sido utilizada a metodologia utilizada no livro Factfulness, desenvolvida por Hans Rosling. É concluído que há discrepâncias nas respostas fornecidas pelos docentes e na frequência de palavras-chave associadas a cada competência. Portanto, é necessário que as competências sejam abordadas de maneira equitativa tanto nos programas curriculares quanto na comunicação dos docentes. Para isso, é essencial que os docentes estejam atualizados em relação aos dados e evitem transmitir ideias preconcebidas aos futuros profissionais.
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