Estudo de viabilidade do desenvolvimento de modelo de simulação do funcionamento da secção de potência da aeronave Super Tucano A29-B

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penouço, Bárbara Moreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13284
Resumo: Na atualidade, a realidade virtual é cada vez mais procurada e utilizada no mercado da aeronáutica. Uma vez que grande parte do treino de pilotos é feito com recurso a este tipo de treino, surge o interesse em se desenvolver um modelo de simulação do funcionamento da secção de potência do motor relativa ao motor PT6A68C com o propósito de melhorar o ensino e processo de aprendizagem dos pilotos e mecânicos. O presente trabalho consiste no estudo de viabilidade relativo ao desenvolvimento e implementação de um modelo de simulação da secção de potência (powerplant) da aeronave Super Tucano A29-B, tendo sido feito em colaboração com a em empresa ETI. Desenvolveu-se o modelo de simulação do funcionamento da secção de potência em C++ no Microsoft Visual Studio no formato de DLL, e posteriormente realizou-se a integração por parte da referida empresa, no enquadramento de um projeto já existente da representação 3D da aeronave Super Tucano A29-B em Unity, aí existente. Ao longo do processo de desenvolvimento do trabalho e após a integração final no Unity, foi realizada a validação do trabalho através de três métodos: realização do procedimento “Arranque do Motor” conforme descrito no manual: “Normal Procedures”, realização dos respetivos procedimentos de emergência de cada warning ou caution conforme descrito no manual: “Emergency Procedure” e o teste operacional da secção de potência descrito no manual de manutenção. Após a realização dos procedimentos normais e de emergência, verifica-se que os valores dos parâmetros do motor correspondem ao expectável em cada circunstância de operação, de acordo com o manual de operações. Através do teste operacional da secção de potência, conforme descrito no manual de manutenção, verifica-se que a simulação realizada é fidedigna face à correta operação da secção de potência. Em suma, verifica-se que o modelo de simulação do funcionamento da secção de potência da aeronave Super Tucano A29-B é exequível e permite o treino virtual de um piloto em formação e poderá ser integrado em várias aplicações de treino virtual, uma vez que foi desenvolvido sob o formato de DLL, o que o torna muito versátil.
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Desenvolveu-se o modelo de simulação do funcionamento da secção de potência em C++ no Microsoft Visual Studio no formato de DLL, e posteriormente realizou-se a integração por parte da referida empresa, no enquadramento de um projeto já existente da representação 3D da aeronave Super Tucano A29-B em Unity, aí existente. Ao longo do processo de desenvolvimento do trabalho e após a integração final no Unity, foi realizada a validação do trabalho através de três métodos: realização do procedimento “Arranque do Motor” conforme descrito no manual: “Normal Procedures”, realização dos respetivos procedimentos de emergência de cada warning ou caution conforme descrito no manual: “Emergency Procedure” e o teste operacional da secção de potência descrito no manual de manutenção. Após a realização dos procedimentos normais e de emergência, verifica-se que os valores dos parâmetros do motor correspondem ao expectável em cada circunstância de operação, de acordo com o manual de operações. Através do teste operacional da secção de potência, conforme descrito no manual de manutenção, verifica-se que a simulação realizada é fidedigna face à correta operação da secção de potência. Em suma, verifica-se que o modelo de simulação do funcionamento da secção de potência da aeronave Super Tucano A29-B é exequível e permite o treino virtual de um piloto em formação e poderá ser integrado em várias aplicações de treino virtual, uma vez que foi desenvolvido sob o formato de DLL, o que o torna muito versátil.Nowadays, virtual reality is increasingly sought after and has been used more and more in the aeronautical market. A large part of pilot training is done using this type of training, so it leads to the interest in developing a simulation model of the operation of the engine powerplant section of the PT6A-68C engine, with the purpose of improving the teaching and learning process of the pilots and mechanics. This work consisted in the feasibility study regarding the development and implementation of a simulation model of the powerplant of the A29-B Super Tucano aircraft in collaboration with the portuguese ETI company. The simulation model of the powerplant operation was developed as a DLL coded in C++ in Microsoft Visual Studio, and then integrated into an existing project of the 3D representation of the Super Tucano A29-B aircraft in Unity, of said company. Throughout the work development process and after the final integration in Unity, the validation of the work was performed through three methods: performance of the "Starting Engine" procedure as described in the manual: "Normal Procedures", performance of the respective emergency procedures for each warning or caution as described in the manual: "Emergency Procedure" and the operational test of the powerplant section described in the maintenance manual. After performing the normal and emergency procedures, it was possible to demonstrate that the values of the engine parameters correspond to what is expected in each operating circumstance, according to the operation manual. Throughout the operational test of the power section, as described in the maintenance manual, the correct operation of the power section was thus verified. The simulation model of the operation of the power section of the A29-B Super Tucano aircraft is feasible as it allows the virtual training of a pilot in training as it can be integrated in several virtual training applications since it was developed under the DLL format, which makes it versatile.Saúde, José Manuel Mota Lourenço daTeixeira, Luís Carlos Barrigão CostauBibliorumPenouço, Bárbara Moreira2022-06-152022-04-149999-01-01T00:00:00Z2022-06-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13284TID:203225430pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T03:47:29Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:44.753865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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