O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos Viewpoints
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/112983 |
Resumo: | Esta investigação tem como propósito a reflexão acerca do afastamento entre cena e música, voz e corpo dentro do Teatro Musical. Partindo do contexto histórico, sociocultural e técnico do género até à proposta de uma possível solução para esta fenda. Interessa-se em desvendar os fragmentos da problemática do afastamento, trazendo o leitor para o cerne da questão. Posteriormente, utiliza-se dos Viewpoints, filosofia traduzida em método de trabalho segundo Anne Bogart, para o desenvolvimento de um Treinamento de Viewpoints, específico para o ator de Teatro Musical. Inclui no pensamento teórico, a prática relatada a partir de um Laboratório experimental. |
id |
RCAP_a598f629447da98fb75c7dfead23b458 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/112983 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos ViewpointsCenaMúsicaTeatro MusicalViewpointsIntegraçãoAfastamentoPossibilidadeMusical TheaterIntegrationDistancePossibilitiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEsta investigação tem como propósito a reflexão acerca do afastamento entre cena e música, voz e corpo dentro do Teatro Musical. Partindo do contexto histórico, sociocultural e técnico do género até à proposta de uma possível solução para esta fenda. Interessa-se em desvendar os fragmentos da problemática do afastamento, trazendo o leitor para o cerne da questão. Posteriormente, utiliza-se dos Viewpoints, filosofia traduzida em método de trabalho segundo Anne Bogart, para o desenvolvimento de um Treinamento de Viewpoints, específico para o ator de Teatro Musical. Inclui no pensamento teórico, a prática relatada a partir de um Laboratório experimental.This investigation aims to reflect on the distance between scene and music, voice and body within Musical Theater. From the historical, socio-cultural and technical context of the genre to a possible solution proposal for this gap. It is interested in unraveling the fragments of distance problems, bringing the reader to the subject of the question. Subsequently, it uses the Viewpoints, the philosophy translated into a work method, according to Anne Bogart, for the development of a specific training of Viewpoints for the Musical Theater ator. It includes in theoretical thinking, a related practice from an experimental laboratory.Monteiro, Paulo Filipe GouveiaRUNCintra, Larissa Felipe de Melo2021-03-03T15:41:37Z2020-11-052020-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/112983TID:202552578porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:56:16Zoai:run.unl.pt:10362/112983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:15.174551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos Viewpoints |
title |
O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos Viewpoints |
spellingShingle |
O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos Viewpoints Cintra, Larissa Felipe de Melo Cena Música Teatro Musical Viewpoints Integração Afastamento Possibilidade Musical Theater Integration Distance Possibilities Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos Viewpoints |
title_full |
O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos Viewpoints |
title_fullStr |
O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos Viewpoints |
title_full_unstemmed |
O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos Viewpoints |
title_sort |
O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos Viewpoints |
author |
Cintra, Larissa Felipe de Melo |
author_facet |
Cintra, Larissa Felipe de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Paulo Filipe Gouveia RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cintra, Larissa Felipe de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cena Música Teatro Musical Viewpoints Integração Afastamento Possibilidade Musical Theater Integration Distance Possibilities Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Cena Música Teatro Musical Viewpoints Integração Afastamento Possibilidade Musical Theater Integration Distance Possibilities Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Esta investigação tem como propósito a reflexão acerca do afastamento entre cena e música, voz e corpo dentro do Teatro Musical. Partindo do contexto histórico, sociocultural e técnico do género até à proposta de uma possível solução para esta fenda. Interessa-se em desvendar os fragmentos da problemática do afastamento, trazendo o leitor para o cerne da questão. Posteriormente, utiliza-se dos Viewpoints, filosofia traduzida em método de trabalho segundo Anne Bogart, para o desenvolvimento de um Treinamento de Viewpoints, específico para o ator de Teatro Musical. Inclui no pensamento teórico, a prática relatada a partir de um Laboratório experimental. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-05 2020-11-05T00:00:00Z 2021-03-03T15:41:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/112983 TID:202552578 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/112983 |
identifier_str_mv |
TID:202552578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138034347671552 |