O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos Viewpoints

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintra, Larissa Felipe de Melo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/112983
Resumo: Esta investigação tem como propósito a reflexão acerca do afastamento entre cena e música, voz e corpo dentro do Teatro Musical. Partindo do contexto histórico, sociocultural e técnico do género até à proposta de uma possível solução para esta fenda. Interessa-se em desvendar os fragmentos da problemática do afastamento, trazendo o leitor para o cerne da questão. Posteriormente, utiliza-se dos Viewpoints, filosofia traduzida em método de trabalho segundo Anne Bogart, para o desenvolvimento de um Treinamento de Viewpoints, específico para o ator de Teatro Musical. Inclui no pensamento teórico, a prática relatada a partir de um Laboratório experimental.
id RCAP_a598f629447da98fb75c7dfead23b458
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/112983
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos ViewpointsCenaMúsicaTeatro MusicalViewpointsIntegraçãoAfastamentoPossibilidadeMusical TheaterIntegrationDistancePossibilitiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEsta investigação tem como propósito a reflexão acerca do afastamento entre cena e música, voz e corpo dentro do Teatro Musical. Partindo do contexto histórico, sociocultural e técnico do género até à proposta de uma possível solução para esta fenda. Interessa-se em desvendar os fragmentos da problemática do afastamento, trazendo o leitor para o cerne da questão. Posteriormente, utiliza-se dos Viewpoints, filosofia traduzida em método de trabalho segundo Anne Bogart, para o desenvolvimento de um Treinamento de Viewpoints, específico para o ator de Teatro Musical. Inclui no pensamento teórico, a prática relatada a partir de um Laboratório experimental.This investigation aims to reflect on the distance between scene and music, voice and body within Musical Theater. From the historical, socio-cultural and technical context of the genre to a possible solution proposal for this gap. It is interested in unraveling the fragments of distance problems, bringing the reader to the subject of the question. Subsequently, it uses the Viewpoints, the philosophy translated into a work method, according to Anne Bogart, for the development of a specific training of Viewpoints for the Musical Theater ator. It includes in theoretical thinking, a related practice from an experimental laboratory.Monteiro, Paulo Filipe GouveiaRUNCintra, Larissa Felipe de Melo2021-03-03T15:41:37Z2020-11-052020-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/112983TID:202552578porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:56:16Zoai:run.unl.pt:10362/112983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:15.174551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos Viewpoints
title O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos Viewpoints
spellingShingle O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos Viewpoints
Cintra, Larissa Felipe de Melo
Cena
Música
Teatro Musical
Viewpoints
Integração
Afastamento
Possibilidade
Musical Theater
Integration
Distance
Possibilities
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos Viewpoints
title_full O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos Viewpoints
title_fullStr O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos Viewpoints
title_full_unstemmed O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos Viewpoints
title_sort O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos Viewpoints
author Cintra, Larissa Felipe de Melo
author_facet Cintra, Larissa Felipe de Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Paulo Filipe Gouveia
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Cintra, Larissa Felipe de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Cena
Música
Teatro Musical
Viewpoints
Integração
Afastamento
Possibilidade
Musical Theater
Integration
Distance
Possibilities
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Cena
Música
Teatro Musical
Viewpoints
Integração
Afastamento
Possibilidade
Musical Theater
Integration
Distance
Possibilities
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Esta investigação tem como propósito a reflexão acerca do afastamento entre cena e música, voz e corpo dentro do Teatro Musical. Partindo do contexto histórico, sociocultural e técnico do género até à proposta de uma possível solução para esta fenda. Interessa-se em desvendar os fragmentos da problemática do afastamento, trazendo o leitor para o cerne da questão. Posteriormente, utiliza-se dos Viewpoints, filosofia traduzida em método de trabalho segundo Anne Bogart, para o desenvolvimento de um Treinamento de Viewpoints, específico para o ator de Teatro Musical. Inclui no pensamento teórico, a prática relatada a partir de um Laboratório experimental.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-05
2020-11-05T00:00:00Z
2021-03-03T15:41:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/112983
TID:202552578
url http://hdl.handle.net/10362/112983
identifier_str_mv TID:202552578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138034347671552