Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2013/2014 na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Secundário Cunha Rivara de Arraiolos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/13444 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, sob a orientação do Professor Doutor António Ricardo Mira e diz respeito ao ano lectivo 2013/2014 na Escola Básica 2, 3 e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos. Assumindo-se como uma prática importante no processo de ensino-aprendizagem, o relatório adopta um carácter reflexivo que visa melhorar esse processo, no qual o aluno tem um papel central. Com a noção de que a escola deve dar resposta aos novos desafios e que o professor deve, permanentemente, reflectir sobre todas as suas escolhas pedagógicas, abordaremos os cinco principais aspectos que regulam o desempenho docente - preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução das aulas e avaliação das aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional; Report of Supervised Teaching Practice for the academic year 2013/2014 at the Secondary and 3º Cycle Cunha Rivara School in Arraiolos ABSTRACT :This report reflects on my supervised teacher training experience, integrated in the Master’s Degree of Teaching Portuguese and Spanish for Middle and Secondary levels, being supervised by the Professor António Ricardo Mira, which took place during the 2013/2014 school year at the Escola Básica 2, 3 e Secundária Cunha Rivara de Arraiolos. The report, being an important practice in the learning and teaching process, adopts a reflexive content which aims to improve that process where the learner plays a central role. Departing from the concept that school must address the new challenges and that the teacher must, constantly, reflect on all his/her pedagogical choices, I will focus on the main five aspects that regulate the teaching practice – scientific, pedagogical and didactic preparation; planning and development of the lessons, as well as assessment of the learning; analysis of the teaching practice; participation at school activities and professional development. |
id |
RCAP_a5a2ce95bcc3eb6fcf19a29b6607dd48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/13444 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2013/2014 na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Secundário Cunha Rivara de ArraiolosAlunoEnsino-aprendizagemRelação pedagógicaEstratégiasMetodologiasPrática de ensinoFormação contínuaProfessorAvaliaçãoLearnerLearning-teachingPedagogical relationshipStrategiesMethodologiesTeaching practiceOngoing trainingTeacherAssessmentO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, sob a orientação do Professor Doutor António Ricardo Mira e diz respeito ao ano lectivo 2013/2014 na Escola Básica 2, 3 e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos. Assumindo-se como uma prática importante no processo de ensino-aprendizagem, o relatório adopta um carácter reflexivo que visa melhorar esse processo, no qual o aluno tem um papel central. Com a noção de que a escola deve dar resposta aos novos desafios e que o professor deve, permanentemente, reflectir sobre todas as suas escolhas pedagógicas, abordaremos os cinco principais aspectos que regulam o desempenho docente - preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução das aulas e avaliação das aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional; Report of Supervised Teaching Practice for the academic year 2013/2014 at the Secondary and 3º Cycle Cunha Rivara School in Arraiolos ABSTRACT :This report reflects on my supervised teacher training experience, integrated in the Master’s Degree of Teaching Portuguese and Spanish for Middle and Secondary levels, being supervised by the Professor António Ricardo Mira, which took place during the 2013/2014 school year at the Escola Básica 2, 3 e Secundária Cunha Rivara de Arraiolos. The report, being an important practice in the learning and teaching process, adopts a reflexive content which aims to improve that process where the learner plays a central role. Departing from the concept that school must address the new challenges and that the teacher must, constantly, reflect on all his/her pedagogical choices, I will focus on the main five aspects that regulate the teaching practice – scientific, pedagogical and didactic preparation; planning and development of the lessons, as well as assessment of the learning; analysis of the teaching practice; participation at school activities and professional development.Universidade de Évora2015-03-19T17:19:00Z2015-03-192015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/13444http://hdl.handle.net/10174/13444TID:201064804porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoluisa_gomes@live.com.pt672Gomes, Luísa de Fátima Patinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:53.801339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2013/2014 na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Secundário Cunha Rivara de Arraiolos |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2013/2014 na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Secundário Cunha Rivara de Arraiolos |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2013/2014 na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Secundário Cunha Rivara de Arraiolos Gomes, Luísa de Fátima Patinho Aluno Ensino-aprendizagem Relação pedagógica Estratégias Metodologias Prática de ensino Formação contínua Professor Avaliação Learner Learning-teaching Pedagogical relationship Strategies Methodologies Teaching practice Ongoing training Teacher Assessment |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2013/2014 na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Secundário Cunha Rivara de Arraiolos |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2013/2014 na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Secundário Cunha Rivara de Arraiolos |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2013/2014 na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Secundário Cunha Rivara de Arraiolos |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2013/2014 na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Secundário Cunha Rivara de Arraiolos |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2013/2014 na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Secundário Cunha Rivara de Arraiolos |
author |
Gomes, Luísa de Fátima Patinho |
author_facet |
Gomes, Luísa de Fátima Patinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Luísa de Fátima Patinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno Ensino-aprendizagem Relação pedagógica Estratégias Metodologias Prática de ensino Formação contínua Professor Avaliação Learner Learning-teaching Pedagogical relationship Strategies Methodologies Teaching practice Ongoing training Teacher Assessment |
topic |
Aluno Ensino-aprendizagem Relação pedagógica Estratégias Metodologias Prática de ensino Formação contínua Professor Avaliação Learner Learning-teaching Pedagogical relationship Strategies Methodologies Teaching practice Ongoing training Teacher Assessment |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, sob a orientação do Professor Doutor António Ricardo Mira e diz respeito ao ano lectivo 2013/2014 na Escola Básica 2, 3 e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos. Assumindo-se como uma prática importante no processo de ensino-aprendizagem, o relatório adopta um carácter reflexivo que visa melhorar esse processo, no qual o aluno tem um papel central. Com a noção de que a escola deve dar resposta aos novos desafios e que o professor deve, permanentemente, reflectir sobre todas as suas escolhas pedagógicas, abordaremos os cinco principais aspectos que regulam o desempenho docente - preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução das aulas e avaliação das aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional; Report of Supervised Teaching Practice for the academic year 2013/2014 at the Secondary and 3º Cycle Cunha Rivara School in Arraiolos ABSTRACT :This report reflects on my supervised teacher training experience, integrated in the Master’s Degree of Teaching Portuguese and Spanish for Middle and Secondary levels, being supervised by the Professor António Ricardo Mira, which took place during the 2013/2014 school year at the Escola Básica 2, 3 e Secundária Cunha Rivara de Arraiolos. The report, being an important practice in the learning and teaching process, adopts a reflexive content which aims to improve that process where the learner plays a central role. Departing from the concept that school must address the new challenges and that the teacher must, constantly, reflect on all his/her pedagogical choices, I will focus on the main five aspects that regulate the teaching practice – scientific, pedagogical and didactic preparation; planning and development of the lessons, as well as assessment of the learning; analysis of the teaching practice; participation at school activities and professional development. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-19T17:19:00Z 2015-03-19 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/13444 http://hdl.handle.net/10174/13444 TID:201064804 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/13444 |
identifier_str_mv |
TID:201064804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação luisa_gomes@live.com.pt 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136553367240704 |