A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Tânia Filipa Pinto dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25726
Resumo: Este estudo tem como cerne o ensino e a aprendizagem da poesia, sendo o seu principal objetivo perceber a relação que os alunos têm com esse texto literário e a forma como as suas experiências escolares contribuem para o desenvolvimento dessa afinidade. O trabalho apresenta um enquadramento teórico organizado em duas partes: a primeira relacionada com a aprendizagem da escrita criativa em que se abordam conceitos como a criatividade e os contributos para o desenvolvimento do indivíduo; a segunda está relacionada com o ensino e a aprendizagem da poesia e com o seu contributo para a formação de leitores. Quanto ao estudo empírico, decorreu numa escola do 2.º CEB do Distrito de Aveiro, através da realização de um inquérito por questionário aos alunos, de modo a obter-se informação sobre três dimensões recursivas a relação dos alunos com a poesia; o seu conhecimento sobre poesia e a relação entre a poesia e a escola. Para completar ideias emergentes, recorreu-se à técnica de focus group, com o intuito de compreender e reforçar algumas conclusões que surgiram do questionário. Em termos de análise de dados, verificou-se alguma dificuldade de posicionamento dos alunos relativamente à sua relação com a poesia, bem como alguma falta de conhecimentos no que respeita a poemas e a autores, pelo que se considera que as atividades escolares experienciadas foram pouco significativas
id RCAP_a5a8d1158d61efd606e6629e55109e3b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/25726
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEBTexto literárioLeitura literáriaPoesiaCriatividadeFormação de leitoresEste estudo tem como cerne o ensino e a aprendizagem da poesia, sendo o seu principal objetivo perceber a relação que os alunos têm com esse texto literário e a forma como as suas experiências escolares contribuem para o desenvolvimento dessa afinidade. O trabalho apresenta um enquadramento teórico organizado em duas partes: a primeira relacionada com a aprendizagem da escrita criativa em que se abordam conceitos como a criatividade e os contributos para o desenvolvimento do indivíduo; a segunda está relacionada com o ensino e a aprendizagem da poesia e com o seu contributo para a formação de leitores. Quanto ao estudo empírico, decorreu numa escola do 2.º CEB do Distrito de Aveiro, através da realização de um inquérito por questionário aos alunos, de modo a obter-se informação sobre três dimensões recursivas a relação dos alunos com a poesia; o seu conhecimento sobre poesia e a relação entre a poesia e a escola. Para completar ideias emergentes, recorreu-se à técnica de focus group, com o intuito de compreender e reforçar algumas conclusões que surgiram do questionário. Em termos de análise de dados, verificou-se alguma dificuldade de posicionamento dos alunos relativamente à sua relação com a poesia, bem como alguma falta de conhecimentos no que respeita a poemas e a autores, pelo que se considera que as atividades escolares experienciadas foram pouco significativasThis study has its major focus on poetry teaching and learning. Therefore, this work is a way to better understanding the affinity that students have with poetry and how school experiences do influence the development of this relationship. We divided the theoretical work into two parts: the first one was about learning of creative writing in which were addressed concepts such as creativity and its contributions to the development of the individual; the second one is related to the teaching and learning of poetry and its contribution as a way to create readers. By asking to students, from 5th and 6th grade, to answer a questionnaire, three different but related types of data were obtained: students' relationship with poetry; students' knowledge of poetry; the relationship between poetry and school. To better realize, we used the technique of focus group, in order to understand and reinforce some conclusions that emerged from the questionnaire. There is some difficulty towards students regarding their relationship with poetry, as well as some lack of knowledge regarding poems and its authors. It is assumed that school activities seem to be insignificant and do not meet students’ expectations and likes2019-04-09T13:44:40Z2018-12-21T00:00:00Z2018-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25726TID:202234479porFreitas, Tânia Filipa Pinto dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:51Zoai:ria.ua.pt:10773/25726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:53.098842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEB
title A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEB
spellingShingle A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEB
Freitas, Tânia Filipa Pinto dos Santos
Texto literário
Leitura literária
Poesia
Criatividade
Formação de leitores
title_short A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEB
title_full A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEB
title_fullStr A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEB
title_full_unstemmed A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEB
title_sort A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEB
author Freitas, Tânia Filipa Pinto dos Santos
author_facet Freitas, Tânia Filipa Pinto dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Tânia Filipa Pinto dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Texto literário
Leitura literária
Poesia
Criatividade
Formação de leitores
topic Texto literário
Leitura literária
Poesia
Criatividade
Formação de leitores
description Este estudo tem como cerne o ensino e a aprendizagem da poesia, sendo o seu principal objetivo perceber a relação que os alunos têm com esse texto literário e a forma como as suas experiências escolares contribuem para o desenvolvimento dessa afinidade. O trabalho apresenta um enquadramento teórico organizado em duas partes: a primeira relacionada com a aprendizagem da escrita criativa em que se abordam conceitos como a criatividade e os contributos para o desenvolvimento do indivíduo; a segunda está relacionada com o ensino e a aprendizagem da poesia e com o seu contributo para a formação de leitores. Quanto ao estudo empírico, decorreu numa escola do 2.º CEB do Distrito de Aveiro, através da realização de um inquérito por questionário aos alunos, de modo a obter-se informação sobre três dimensões recursivas a relação dos alunos com a poesia; o seu conhecimento sobre poesia e a relação entre a poesia e a escola. Para completar ideias emergentes, recorreu-se à técnica de focus group, com o intuito de compreender e reforçar algumas conclusões que surgiram do questionário. Em termos de análise de dados, verificou-se alguma dificuldade de posicionamento dos alunos relativamente à sua relação com a poesia, bem como alguma falta de conhecimentos no que respeita a poemas e a autores, pelo que se considera que as atividades escolares experienciadas foram pouco significativas
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21T00:00:00Z
2018-12-21
2019-04-09T13:44:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/25726
TID:202234479
url http://hdl.handle.net/10773/25726
identifier_str_mv TID:202234479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137643315855360