A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25726 |
Resumo: | Este estudo tem como cerne o ensino e a aprendizagem da poesia, sendo o seu principal objetivo perceber a relação que os alunos têm com esse texto literário e a forma como as suas experiências escolares contribuem para o desenvolvimento dessa afinidade. O trabalho apresenta um enquadramento teórico organizado em duas partes: a primeira relacionada com a aprendizagem da escrita criativa em que se abordam conceitos como a criatividade e os contributos para o desenvolvimento do indivíduo; a segunda está relacionada com o ensino e a aprendizagem da poesia e com o seu contributo para a formação de leitores. Quanto ao estudo empírico, decorreu numa escola do 2.º CEB do Distrito de Aveiro, através da realização de um inquérito por questionário aos alunos, de modo a obter-se informação sobre três dimensões recursivas a relação dos alunos com a poesia; o seu conhecimento sobre poesia e a relação entre a poesia e a escola. Para completar ideias emergentes, recorreu-se à técnica de focus group, com o intuito de compreender e reforçar algumas conclusões que surgiram do questionário. Em termos de análise de dados, verificou-se alguma dificuldade de posicionamento dos alunos relativamente à sua relação com a poesia, bem como alguma falta de conhecimentos no que respeita a poemas e a autores, pelo que se considera que as atividades escolares experienciadas foram pouco significativas |
id |
RCAP_a5a8d1158d61efd606e6629e55109e3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/25726 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEBTexto literárioLeitura literáriaPoesiaCriatividadeFormação de leitoresEste estudo tem como cerne o ensino e a aprendizagem da poesia, sendo o seu principal objetivo perceber a relação que os alunos têm com esse texto literário e a forma como as suas experiências escolares contribuem para o desenvolvimento dessa afinidade. O trabalho apresenta um enquadramento teórico organizado em duas partes: a primeira relacionada com a aprendizagem da escrita criativa em que se abordam conceitos como a criatividade e os contributos para o desenvolvimento do indivíduo; a segunda está relacionada com o ensino e a aprendizagem da poesia e com o seu contributo para a formação de leitores. Quanto ao estudo empírico, decorreu numa escola do 2.º CEB do Distrito de Aveiro, através da realização de um inquérito por questionário aos alunos, de modo a obter-se informação sobre três dimensões recursivas a relação dos alunos com a poesia; o seu conhecimento sobre poesia e a relação entre a poesia e a escola. Para completar ideias emergentes, recorreu-se à técnica de focus group, com o intuito de compreender e reforçar algumas conclusões que surgiram do questionário. Em termos de análise de dados, verificou-se alguma dificuldade de posicionamento dos alunos relativamente à sua relação com a poesia, bem como alguma falta de conhecimentos no que respeita a poemas e a autores, pelo que se considera que as atividades escolares experienciadas foram pouco significativasThis study has its major focus on poetry teaching and learning. Therefore, this work is a way to better understanding the affinity that students have with poetry and how school experiences do influence the development of this relationship. We divided the theoretical work into two parts: the first one was about learning of creative writing in which were addressed concepts such as creativity and its contributions to the development of the individual; the second one is related to the teaching and learning of poetry and its contribution as a way to create readers. By asking to students, from 5th and 6th grade, to answer a questionnaire, three different but related types of data were obtained: students' relationship with poetry; students' knowledge of poetry; the relationship between poetry and school. To better realize, we used the technique of focus group, in order to understand and reinforce some conclusions that emerged from the questionnaire. There is some difficulty towards students regarding their relationship with poetry, as well as some lack of knowledge regarding poems and its authors. It is assumed that school activities seem to be insignificant and do not meet students’ expectations and likes2019-04-09T13:44:40Z2018-12-21T00:00:00Z2018-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25726TID:202234479porFreitas, Tânia Filipa Pinto dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:51Zoai:ria.ua.pt:10773/25726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:53.098842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEB |
title |
A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEB |
spellingShingle |
A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEB Freitas, Tânia Filipa Pinto dos Santos Texto literário Leitura literária Poesia Criatividade Formação de leitores |
title_short |
A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEB |
title_full |
A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEB |
title_fullStr |
A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEB |
title_full_unstemmed |
A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEB |
title_sort |
A relação dos alunos com a poesia: estudo de caso numa escola do 2º CEB |
author |
Freitas, Tânia Filipa Pinto dos Santos |
author_facet |
Freitas, Tânia Filipa Pinto dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Tânia Filipa Pinto dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Texto literário Leitura literária Poesia Criatividade Formação de leitores |
topic |
Texto literário Leitura literária Poesia Criatividade Formação de leitores |
description |
Este estudo tem como cerne o ensino e a aprendizagem da poesia, sendo o seu principal objetivo perceber a relação que os alunos têm com esse texto literário e a forma como as suas experiências escolares contribuem para o desenvolvimento dessa afinidade. O trabalho apresenta um enquadramento teórico organizado em duas partes: a primeira relacionada com a aprendizagem da escrita criativa em que se abordam conceitos como a criatividade e os contributos para o desenvolvimento do indivíduo; a segunda está relacionada com o ensino e a aprendizagem da poesia e com o seu contributo para a formação de leitores. Quanto ao estudo empírico, decorreu numa escola do 2.º CEB do Distrito de Aveiro, através da realização de um inquérito por questionário aos alunos, de modo a obter-se informação sobre três dimensões recursivas a relação dos alunos com a poesia; o seu conhecimento sobre poesia e a relação entre a poesia e a escola. Para completar ideias emergentes, recorreu-se à técnica de focus group, com o intuito de compreender e reforçar algumas conclusões que surgiram do questionário. Em termos de análise de dados, verificou-se alguma dificuldade de posicionamento dos alunos relativamente à sua relação com a poesia, bem como alguma falta de conhecimentos no que respeita a poemas e a autores, pelo que se considera que as atividades escolares experienciadas foram pouco significativas |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21T00:00:00Z 2018-12-21 2019-04-09T13:44:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/25726 TID:202234479 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/25726 |
identifier_str_mv |
TID:202234479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137643315855360 |