RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9789 |
Resumo: | Este artigo traz reflexões sobre o modelo de recepção cultural de contos de Antônio Carlos Viana, a partir da aplicação de um projeto de intervenção em uma escola pública estadual de Sergipe. Essa abordagem prioriza valores culturais da região por meio da recepção subjetiva do texto literário e suas conexões com as memórias dos participantes. Metodologicamente, articularemos a proposta de “leitura subjetiva”, de Annie Rouxel, que reconhece a liberação de emoções do leitor como uma etapa do processo de interpretação do texto literário e desenvolvimento do prazer pela leitura; e ampliaremos a abordagem do “modelo cultural de leitura”, defendida por Carlos Gomes, ao destacar as particularidades identitárias locais do leitor no processo de interpretação. Como resultado, apresentamos uma proposta de oficina literária de contos que tematizam a pobreza de narradores atônitos diante da vida degradação de sua família. |
id |
UFT-4_b71b4c18e386de742d08ac3259c5fe9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/9789 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOSLeitura cultural; formação do leitor; recepção do texto literário.Este artigo traz reflexões sobre o modelo de recepção cultural de contos de Antônio Carlos Viana, a partir da aplicação de um projeto de intervenção em uma escola pública estadual de Sergipe. Essa abordagem prioriza valores culturais da região por meio da recepção subjetiva do texto literário e suas conexões com as memórias dos participantes. Metodologicamente, articularemos a proposta de “leitura subjetiva”, de Annie Rouxel, que reconhece a liberação de emoções do leitor como uma etapa do processo de interpretação do texto literário e desenvolvimento do prazer pela leitura; e ampliaremos a abordagem do “modelo cultural de leitura”, defendida por Carlos Gomes, ao destacar as particularidades identitárias locais do leitor no processo de interpretação. Como resultado, apresentamos uma proposta de oficina literária de contos que tematizam a pobreza de narradores atônitos diante da vida degradação de sua família.Universidade Federal do Norte do Tocantins2021-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/978910.20873/uft2179-3948.2020v11n3p192-204EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 192-2042179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9789/18413Copyright (c) 2021 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Carlos MagnoVanderlan Ferreira, Júlio Flávio 2023-12-19T19:40:09Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/9789Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T19:40:09EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOS |
title |
RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOS |
spellingShingle |
RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOS Gomes, Carlos Magno Leitura cultural; formação do leitor; recepção do texto literário. |
title_short |
RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOS |
title_full |
RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOS |
title_fullStr |
RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOS |
title_full_unstemmed |
RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOS |
title_sort |
RECEPÇÃO LITERÁRIA DE CONTOS SERGIPANOS |
author |
Gomes, Carlos Magno |
author_facet |
Gomes, Carlos Magno Vanderlan Ferreira, Júlio Flávio |
author_role |
author |
author2 |
Vanderlan Ferreira, Júlio Flávio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Carlos Magno Vanderlan Ferreira, Júlio Flávio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura cultural; formação do leitor; recepção do texto literário. |
topic |
Leitura cultural; formação do leitor; recepção do texto literário. |
description |
Este artigo traz reflexões sobre o modelo de recepção cultural de contos de Antônio Carlos Viana, a partir da aplicação de um projeto de intervenção em uma escola pública estadual de Sergipe. Essa abordagem prioriza valores culturais da região por meio da recepção subjetiva do texto literário e suas conexões com as memórias dos participantes. Metodologicamente, articularemos a proposta de “leitura subjetiva”, de Annie Rouxel, que reconhece a liberação de emoções do leitor como uma etapa do processo de interpretação do texto literário e desenvolvimento do prazer pela leitura; e ampliaremos a abordagem do “modelo cultural de leitura”, defendida por Carlos Gomes, ao destacar as particularidades identitárias locais do leitor no processo de interpretação. Como resultado, apresentamos uma proposta de oficina literária de contos que tematizam a pobreza de narradores atônitos diante da vida degradação de sua família. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9789 10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p192-204 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9789 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p192-204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9789/18413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 192-204 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458994624233472 |