Inovação na Indústria cosmética: estudo de caso da Oriflame

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sara Filipa Erbert Alves de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/13261
Resumo: O objetivo fundamental do presente estudo consiste em analisar a inovação na indústria da cosmética, nas suas várias dimensões. Para o efeito, utilizamos uma abordagem qualitativa recorrendo ao método de estudo de caso, realizando o estudo de caso único da empresa Oriflame. No valor agregado da produção, enquadrou-se a importância da inovação na utilização eficiente do capital enquanto fator intrínseco à estratégia empresarial. Também, e em virtude da intangibilidade das atividades de inovação e da assimetria de informações entre agentes que provocam incertezas entre investidores privados e públicos, assinalou-se com este trabalho a importância do “autofinanciamento”, como incentivo à inovação em contexto empresarial. A evidência empírica influenciou o potencial de exploração e inferência de conhecimentos para compreensão e análise de contextos similares, procurando realçar a conexão de significados entre a realidade pesquisada e os dados recolhidos. Deste estudo, foi possível concluir o seguinte: (1) a inovação de produtos tem subjacente estratégias de internalização, para melhor controlar a cadeia de valor e assim fortalecer a diferenciação da marca, sendo promovida de uma forma contínua e respeitando a sustentabilidade ambiental; (2) o foco da inovação de processo reside na logística, permitindo a estandardização de processos, redução de custos e postos de venda de proximidade, potenciando o aumento da satisfação dos clientes; (3) a inovação de mercado, parte dos centros de operações onde a partir dos quais se promove a diversificação de mercados, ahustando a oferta de produtos aos mercados atuais e a desenvolver; (4) A inovação organizacional está fortemente associada à distribuição, destacando o facto da empresa passar a contar recentemente com um Centro Logístico da Europa Ocidental; por outro lado, destaca-se, neste domínio a tendência para o estabelecimento de parcerias, outsourcing e subcontratação; (5) inovação de marketing, o principal foco é a orientação total para o cliente, através do fomento de uma maior proximidade com o consumidor, bem como do aumento da quota de mercado através da melhoria contínua na qualidade de oferta com o objetivo de alcançar novos consumidores. A principal limitação reside no facto de tratar-se de um estudo de caso único, em que a generalização dos resultados deve cingir-se exclusivamente à empresa estudada.
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A evidência empírica influenciou o potencial de exploração e inferência de conhecimentos para compreensão e análise de contextos similares, procurando realçar a conexão de significados entre a realidade pesquisada e os dados recolhidos. Deste estudo, foi possível concluir o seguinte: (1) a inovação de produtos tem subjacente estratégias de internalização, para melhor controlar a cadeia de valor e assim fortalecer a diferenciação da marca, sendo promovida de uma forma contínua e respeitando a sustentabilidade ambiental; (2) o foco da inovação de processo reside na logística, permitindo a estandardização de processos, redução de custos e postos de venda de proximidade, potenciando o aumento da satisfação dos clientes; (3) a inovação de mercado, parte dos centros de operações onde a partir dos quais se promove a diversificação de mercados, ahustando a oferta de produtos aos mercados atuais e a desenvolver; (4) A inovação organizacional está fortemente associada à distribuição, destacando o facto da empresa passar a contar recentemente com um Centro Logístico da Europa Ocidental; por outro lado, destaca-se, neste domínio a tendência para o estabelecimento de parcerias, outsourcing e subcontratação; (5) inovação de marketing, o principal foco é a orientação total para o cliente, através do fomento de uma maior proximidade com o consumidor, bem como do aumento da quota de mercado através da melhoria contínua na qualidade de oferta com o objetivo de alcançar novos consumidores. A principal limitação reside no facto de tratar-se de um estudo de caso único, em que a generalização dos resultados deve cingir-se exclusivamente à empresa estudada.The Fundamental point of the presente study consist in analysing inovation in the comestic industry in its various dimensions. To reach the objective, it was used a qualitative approach appealing to the case study method, realizing the study in the unic case of Oriflame. In the aggregate value of production, the importance of innovation in the efficient operation of capital and intrinsic factor in the business strategy was framed. In addition, the importance of "self-financing" as an incentive for innovation in a business context, was emphasized in this work, as a regard the intangibility of innovation activities and the asymmetry of information between agents that provoke uncertainties between private and public investors. Empirical evidence has influenced the potential for exploration and inference of knowledge for understanding and analysis of similar contexts, seeking a connection of meanings between a researched reality and the collected data. From this study was possible conclude essentially: (1) the product innovation underlying the internalization strategies, to obtain a better control a value chain and thus to strengthen a brand differentiation, being a continuous promotion and respecting environmental sustainability; (2) the focus of process innovation lies in logistics, allowing process standardization, cost reduction and proximity sales points, enhancing customer satisfaction; (3) a market innovation, a part of the operations centers from a market promotion system, a supply of products to the current markets and development; (4) organizational innovation is strongly associated with distribution; On the other hand, there is a tendency in this area for establishing partnerships, outsourcing and subcontracting; (5) marketing innovation, the main focus is a total customer orientation, through closer proximity to the consumer, as well as increasing market share for continuous improvement in the quality of the supply with the goal of achieving new consumers. The main limitation is that it is a single case study, in which a generalization of the results are confined exclusively to the company studied.Rua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Sara Filipa Erbert Alves de2019-03-30T08:27:10Z2017-03-202017-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13261TID:202207811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:12Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13261Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:23.412104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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