Realidade aumentada e o desenvolvimento do relacionamento consumidor-marca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19933 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Realidade aumentada e o desenvolvimento do relacionamento consumidor-marcarealidade aumentadaaplicações de realidade aumentadarelacionamentos consumidor-marcaamor à marcalealdade à marcaanálise qualitativaaugmented realityconsumer-brand relationshipsbrand lovebrand loyaltyqualitative analysisMestrado em MarketingA tecnologia de realidade aumentada (RA) começa atualmente a ganhar importância, não só junto dos consumidores, como também das marcas e empresas. Aliada a uma crescente procura dos consumidores, por experiências únicas e inovadoras, um dos desafios atuais do mercado consiste em compreender de que forma a utilização da tecnologia de RA pode desenvolver relacionamentos entre o consumidor e a marca. Desta forma, a presente dissertação procura assim estudar: a perceção relativa à tecnologia de RA, as características mais importantes nas aplicações de RA, a associação entre a utilização de aplicações de RA e o desenvolvimento de amor à marca, bem como a associação entre a utilização destas aplicações e o desenvolvimento de lealdade à marca, tanto na perspetiva do consumidor como na perspetiva da marca L'Óreal, no contexto da cosmética em Portugal. Os resultados obtidos permitiram concluir que tanto o consumidor como a marca percecionam a tecnologia de realidade aumentada como fundamental para o desenvolvimento de experiências superiores, identificar as características de registo e interatividade como as principais e mais importantes nas aplicações de RA, e por último, concluir que a utilização de aplicações de RA está positivamente associada, tanto ao desenvolvimento de amor à marca, como ao desenvolvimento de lealdade à marca. A nível académico o presente estudo permitiu preencher uma lacuna existe na relação entre os três conceitos estudados. A nível empresarial forneceu insights importantes a gestores e profissionais de marketing para potenciar as suas estratégias e desenvolver relacionamentos com os seus consumidores.Augmented reality (AR) technology is now raising up not only to consumers, but also to brands and businesses. The growing demand for unique and innovative experiences is helping the fast growth of this technology and one of the current market challenges is to understand how using AR technology can develop consumer-brand relationships. Thus, the present dissertation seeks to study: the people's perception of AR technology, the most relevant features of AR mobile applications, the connotation between the use of AR mobile applications and the brand-love maturity, the association between the use of these mobile applications and the increase of brand-loyalty, these from two perspectives: L'Oréal as a brand and L'Oréal consumers, in the Portuguese cosmetics context. The results showed that both consumer and brand perceive augmented reality as a crucial technology to the development of greater experiences, identify the characteristics of registration and interactivity as the main and most important in AR mobile applications. Finally, we conclude that the use of AR mobile applications is positively associated with both the maturity of brand-love and the development of brand-loyalty. At the academic level the present study has filled in the gap between the three concepts studied. At the enterprise level, it has provided key insights to managers and marketers to leverage their strategies and improve the relationship with their consumers.Instituto Superior de Economia e GestãoAfonso, AnaRepositório da Universidade de LisboaHipólito, Vanessa Sofia Simões2020-03-20T11:50:04Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19933porHipólito, Vanessa Sofia Simões (2019). "Realidade aumentada e o desenvolvimento do relacionamento consumidor-marca". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:46.415937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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