Programas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais: Uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.966 |
Resumo: | Nos últimos anos tem aumento o interesse nos programas de desenvolvimento de competências socioemocional baseadas em escolas, face à perceção incrementadas destas como cruciais para o sucesso na vida e na escola. Este aumento impulsionou a criação de medidas legislativas de suporte e orientação nos Estados Unidos (Social and Emotional Learning - SEL) e em Inglaterra (Social and Emotional Aspects of Learning - SEAL). O presente artigo pretende analisar as semelhanças e as diferenças entre as duas abordagens, comparando vários pontos cruciais como objetivos, âmbito de intervenção, estratégia de implementação, formatos dos programas, implementadores empregues e a adequação da implementação dos programas com o respetivo enquadramento teórico. Adicionalmente será analisada a eficácia e a efetividade de cada abordagem, contemplando questões como a existências de diferenças de género no impacto de programas de desenvolvimento socioemocional, bem como a importância de envolver múltiplos informantes na avaliaçao dos resultados. Em suma, pretendeu-se analisar criticamente estas abordagens de forma a apoiar a implementação de programas eficazes em Portugal, bem como identificar as temáticas que requerem investigação adicional. Pode-se concluir que são necessários estudos adicionais sobre a efetividade, o formato mais adequado e o impacto do género sobre os programas de desenvolvimento socioemocional. |
id |
RCAP_a5b4a04e8043a0d4a640c40a29cdd25c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/966 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Programas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais: Uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEALDesenvolvimento socioemocional, Implementação de programas, Eficácia, Efetividade.Nos últimos anos tem aumento o interesse nos programas de desenvolvimento de competências socioemocional baseadas em escolas, face à perceção incrementadas destas como cruciais para o sucesso na vida e na escola. Este aumento impulsionou a criação de medidas legislativas de suporte e orientação nos Estados Unidos (Social and Emotional Learning - SEL) e em Inglaterra (Social and Emotional Aspects of Learning - SEAL). O presente artigo pretende analisar as semelhanças e as diferenças entre as duas abordagens, comparando vários pontos cruciais como objetivos, âmbito de intervenção, estratégia de implementação, formatos dos programas, implementadores empregues e a adequação da implementação dos programas com o respetivo enquadramento teórico. Adicionalmente será analisada a eficácia e a efetividade de cada abordagem, contemplando questões como a existências de diferenças de género no impacto de programas de desenvolvimento socioemocional, bem como a importância de envolver múltiplos informantes na avaliaçao dos resultados. Em suma, pretendeu-se analisar criticamente estas abordagens de forma a apoiar a implementação de programas eficazes em Portugal, bem como identificar as temáticas que requerem investigação adicional. Pode-se concluir que são necessários estudos adicionais sobre a efetividade, o formato mais adequado e o impacto do género sobre os programas de desenvolvimento socioemocional.ISPA - Instituto Universitário2016-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.966https://doi.org/10.14417/ap.966Análise Psicológica; Vol 34, No 1 (2016); 61-72Análise Psicológica; Vol 34, No 1 (2016); 61-721646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/966http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/966/pdfCoelho, Vítor AlexandreMarchante, MartaSousa, VandaRomão, Ana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:12Zoai:ojs.localhost:article/966Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:19.002940Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais: Uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEAL |
title |
Programas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais: Uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEAL |
spellingShingle |
Programas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais: Uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEAL Coelho, Vítor Alexandre Desenvolvimento socioemocional, Implementação de programas, Eficácia, Efetividade. |
title_short |
Programas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais: Uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEAL |
title_full |
Programas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais: Uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEAL |
title_fullStr |
Programas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais: Uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEAL |
title_full_unstemmed |
Programas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais: Uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEAL |
title_sort |
Programas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais: Uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEAL |
author |
Coelho, Vítor Alexandre |
author_facet |
Coelho, Vítor Alexandre Marchante, Marta Sousa, Vanda Romão, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Marchante, Marta Sousa, Vanda Romão, Ana Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Vítor Alexandre Marchante, Marta Sousa, Vanda Romão, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento socioemocional, Implementação de programas, Eficácia, Efetividade. |
topic |
Desenvolvimento socioemocional, Implementação de programas, Eficácia, Efetividade. |
description |
Nos últimos anos tem aumento o interesse nos programas de desenvolvimento de competências socioemocional baseadas em escolas, face à perceção incrementadas destas como cruciais para o sucesso na vida e na escola. Este aumento impulsionou a criação de medidas legislativas de suporte e orientação nos Estados Unidos (Social and Emotional Learning - SEL) e em Inglaterra (Social and Emotional Aspects of Learning - SEAL). O presente artigo pretende analisar as semelhanças e as diferenças entre as duas abordagens, comparando vários pontos cruciais como objetivos, âmbito de intervenção, estratégia de implementação, formatos dos programas, implementadores empregues e a adequação da implementação dos programas com o respetivo enquadramento teórico. Adicionalmente será analisada a eficácia e a efetividade de cada abordagem, contemplando questões como a existências de diferenças de género no impacto de programas de desenvolvimento socioemocional, bem como a importância de envolver múltiplos informantes na avaliaçao dos resultados. Em suma, pretendeu-se analisar criticamente estas abordagens de forma a apoiar a implementação de programas eficazes em Portugal, bem como identificar as temáticas que requerem investigação adicional. Pode-se concluir que são necessários estudos adicionais sobre a efetividade, o formato mais adequado e o impacto do género sobre os programas de desenvolvimento socioemocional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.966 https://doi.org/10.14417/ap.966 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/966 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/966/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 34, No 1 (2016); 61-72 Análise Psicológica; Vol 34, No 1 (2016); 61-72 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131591159578624 |