Perspetiva temporal de futuro, instrumentalidade escolar e estratégias de estudo numa amostra de estudantes brasileiros e portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/25506 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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Perspetiva temporal de futuro, instrumentalidade escolar e estratégias de estudo numa amostra de estudantes brasileiros e portuguesesPerspectiva temporal de futuroDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA perspectiva temporal (PT) permite categorizar, armazenar e recuperar todas as experiências pessoais e sociais dos indivíduos em diferentes categorias temporais (Zimbardo & Boyd, 1999). A investigação sobre a perspectiva temporal mostra que a zona temporal dominante exerce forte influência nos comportamentos e cognições. Os estudos já efetuados sobre a orientação para o futuro em contextos educativos mostram que esta promove o sucesso académico e a adaptação escolar. O presente estudo tem por objetivo analisar as diferenças existentes na perspectiva temporal de futuro (PTF) em estudantes portugueses e brasileiros a frequentarem o ensino secundário, bem como verificar a relação desta variável com a instrumentalidade atribuída às disciplinas de português e matemática e com as estratégias de estudo. Com este objetivo aplicaram-se os seguintes questionários: Método de Indução Motivacional (MIM), Inventário de Estratégias de Estudo e de Aprendizagem (LASSI), Método e o Questionário para Avaliação da Instrumentalidade das disciplinas escolares. A amostra é constituída por 370 alunos, sendo 292 brasileiros e 78 portugueses a frequentarem o 3º ciclo do ensino básico e o ensino secundário em Portugal e os níveis escolares correspondentes no Brasil. Os resultados obtidos revelaram que os alunos são fortemente orientados para o futuro, atribuem elevada instrumentalidade às disciplinas de português e matemática e adotam estratégias de estudo globalmente adaptativas. Existem relações positivas entre as variáveis em estudo e as características sóciodemográficas tidas em consideração (nível sócioeconómico e religião) mostraram ter um impacto reduzido nos resultados obtidos. Na discussão dos resultados e na análise das suas implicações para a intervenção psicológica em contextos educativos foram tidas em consideração as limitações que esta investigação apresenta.The Time Perspective (TP) makes it possible to categorize, store and recover all the individuals’ personal and social experiences in different temporal categories (Zimbardo &Boyd, 1999). The research about the time perspective shows that the temporal dominant zone strongly influences behaviours and cognitions. Research previously conducted on the orientation to the future in educational contexts shows that it promotes educational success and school adaptation. The present study’s aim is to analyse the actual differences in the Future Time Perspective (FTP) between high school and secondary Portuguese and Brazilian students, as well as to check the relation of this variable with the instrumentality related to Portuguese and Mathematics subjects and study strategies. To achieve this aim, the following enquiries were conducted: Motivational Induction Method (MIM), Learning and Study Strategies Inventory (LASSI), Method and the Assessment of Instrumentality Questionnaire of school subjects. The sample is formed by 370 high school and secondary students, 78 Portuguese and 292 Brazilian in correspondent school levels in Brazil. The results show that students are strongly oriented to the future, attribute high instrumentality to Portuguese and Mathematics subjects and choose study strategies globally adaptive. There are positive relations between the study variables, and the socio-demographic characteristics that were considered (socio-economical level and religion) showed that there is a reduced impact in the final results. In the discussion of the results and in the analysis of their implication on the psychological intervention in educational contexts, the limitations of this study were taken into consideration.2013-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25506http://hdl.handle.net/10316/25506TID:201443643porTeles, Maria Raquel Leão Olivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:26.336267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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