Implementação e desenvolvimento do centro logístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antão, Nuno Paulo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39020
Resumo: Vivemos numa era em que o mundo tecnológico vai vincando cada vez mais a sua importância na vida das empresas e como tal será de todo improvável dissociar essa constante evolução, da execução deste projeto. No decorrer da investigação deparámo-nos com a inexistência de estudos sobre o tema que abordámos, mais concretamente, a criação de um Centro Logístico com o objetivo de otimizar a entrega do betão no mercado nacional, e por isso tivemos que partir das diretrizes gerais da logística para a especialidade do negócio. Após as observações e análises iniciais e formulando as hipóteses possíveis, o projeto foi implementado depois de uma rigorosa seleção de procedimentos e definição de prioridades com o objetivo de implementar um Centro Logístico e consequentemente efetuada a devida revisão de todo o modelo operativo, inclusive sobre os sistemas que o suportam, visando uma melhor eficiência no processo logístico da empresa. A criação do departamento logístico teve influência nas áreas comercial, produção, administrativa e logística, de forma a melhorar uma empresa que possuía processos e procedimentos retrógrados, os quais causavam imensas entropias e/ou desperdícios até ao seu objetivo final. Pretendeu-se deste modo dar um salto qualitativo de forma a que empresa consiga diferenciar-se no ramo e como tal ser mais competitiva, conseguindo maximizar a utilização dos recursos disponíveis ao menor custo possível, com dois objetivos claros: a continuação da preferência do cliente e a obtenção de resultados maiores para o acionista. Simultaneamente à implementação do projeto e à medida que nos surgiam as diretrizes pelas quais nos guiámos, fez-se a revisão de literatura sobre os conceitos que se foram identificando com as ideias que serviram de base para a sua execução. Após a implementação do projeto, avaliou-se o retorno de opinião sobre os efeitos desejados, através de um questionário de satisfação aos clientes, tendo obtido resultados positivos sobre o novo departamento, até à data inexistente. No final da presente investigação, retiraram-se as devidas conclusões inerentes à implementação do projeto, identificando assim os aspetos positivos que deste decorreram e que contribuíram para atingir os objetivos a que nos propusemos. Mediante estas conclusões, identificaram-se ainda os fatores a melhorar no funcionamento do processo logístico.
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Após as observações e análises iniciais e formulando as hipóteses possíveis, o projeto foi implementado depois de uma rigorosa seleção de procedimentos e definição de prioridades com o objetivo de implementar um Centro Logístico e consequentemente efetuada a devida revisão de todo o modelo operativo, inclusive sobre os sistemas que o suportam, visando uma melhor eficiência no processo logístico da empresa. A criação do departamento logístico teve influência nas áreas comercial, produção, administrativa e logística, de forma a melhorar uma empresa que possuía processos e procedimentos retrógrados, os quais causavam imensas entropias e/ou desperdícios até ao seu objetivo final. Pretendeu-se deste modo dar um salto qualitativo de forma a que empresa consiga diferenciar-se no ramo e como tal ser mais competitiva, conseguindo maximizar a utilização dos recursos disponíveis ao menor custo possível, com dois objetivos claros: a continuação da preferência do cliente e a obtenção de resultados maiores para o acionista. Simultaneamente à implementação do projeto e à medida que nos surgiam as diretrizes pelas quais nos guiámos, fez-se a revisão de literatura sobre os conceitos que se foram identificando com as ideias que serviram de base para a sua execução. Após a implementação do projeto, avaliou-se o retorno de opinião sobre os efeitos desejados, através de um questionário de satisfação aos clientes, tendo obtido resultados positivos sobre o novo departamento, até à data inexistente. No final da presente investigação, retiraram-se as devidas conclusões inerentes à implementação do projeto, identificando assim os aspetos positivos que deste decorreram e que contribuíram para atingir os objetivos a que nos propusemos. Mediante estas conclusões, identificaram-se ainda os fatores a melhorar no funcionamento do processo logístico.We live in an era which the technological world is continuously present in the routines of companies, increasingly its importance every single day. For this fact, it will be highly unlikely to dissociate this constant evolution from the execution of this project. During the investigation we were faced with the lack of studies about the topic we approach, more specifically, the creation of a Logistic Centre with the objective of optimizing the delivery of concrete in the national market, and for that reason we had start from the general guidelines of logistics for the business speciality. After initial observations and analyzes and formulating possible hypotheses, the project was implemented after a rigorous selection of procedures and definition of priorities with the objective of implementing a Logistics Center and consequently, a proper review of the entire operating model, including about the systems that support it, aiming at a better efficiency in the company's logistic process. The creation of the logistic department influenced the commercial, production, administrative and logistics areas, in order to improve a company that had retrograde processes and procedures, which caused immense entropy and/or waste until its final objective. It was intended in this way to take a qualitative leap so that the company can differentiate itself in the field and such be more competitive, managing to maximize the use of available resources at the lowest possible cost with two clear objectives: the continuation of customer preference and the achievement of better results for the shareholder. Simultaneously with the implementation of the project and as the guidelines by which we were guided, a literature review was carried out on the concepts that were identified with the ideas that served as the basis for its execution. After the implementation of the project, feedback on the desired effects was evaluated through a customer satisfaction questionnaire, having obtained positive results about the new department, which has not yet existed. At the end of this investigation, the conclusions inherent to the implementation of the project were drawn, thus identifying the positive aspects that resulted from it and that contributed to achieving the goals we set ourselves. Through these conclusions, the factors to improve in the functioning of the logistic process were also identified.Batista, CarlosPinho, TiagoRepositório ComumAntão, Nuno Paulo2021-112021-11-01T00:00:00Z2025-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39020202816435porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:37:34ZPortal AgregadorONG
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