O Collegio Real dos Nobres de Lisboa (1762-1772): poderes, agentes culturais e saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinela, Rodrigo Miguel Correia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/54104
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo o estudo da instituição de ensino designada por Colégio dos Nobres da Cidade de Lisboa. Deste modo, serão apresentadas as linhas mestras da monarquia joanina, em particular, nas suas vertentes culturais e políticas, procurando depois, abordar o período de transição para a monarquia josefina, que contextualiza a institucionalização do colégio. O Colégio dos Nobres, surge, então, no seguimento de alguns acontecimentos que marcaram o ano de 1759. A reconfiguração social, que se evidencia após a execução dos Távora, a expulsão dos Jesuítas e a nomeação de D. Tomás de Almeida para ocupar o cargo de Diretor Geral dos Estudos, evidenciam uma nova conceção de sociedade, educação e poder. A partir do estudo das fontes primárias, dada a escassez bibliográfica, procuraremos definir, concretamente, o que se pode entender como Colégio dos Nobres, a quem era destinado, quem eram os seus alunos, quem era responsável pela sua gestão quotidiana, assim como dar a conhecer os professores que aí lecionavam, e também o que era lecionado. Destacando uma primeira premissa, deve considerar-se a fundação desta instituição como um processo, político, teórico e diplomático, visto que várias datas poderiam ser apresentadas, desde a nomeação de D. Tomás de Almeida, a publicação dos estatutos do colégio e a sua inauguração. Deste ponto de vista, será mais adequado encarar este estudo de um ponto de vista processual, evitando análises conducentes a datas estanques. Por fim, compreendendo a relação desta instituição de ensino com a Universidade de Coimbra e o futuro serviço do reino, será feita uma análise prosopográfica de alguns alunos, de modo a compreender se estes propósitos, que justificam a existência desta escola, se cumpriram.
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