Sport Lisboa e Benfica : análise do perfil e comportamento do sócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Diogo Monge
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/30076
Resumo: Mestrado Bolonha em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial
id RCAP_a6136130645a2c2ea024cdd2f232a160
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30076
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sport Lisboa e Benfica : análise do perfil e comportamento do sócioAnálise de gruposCRMComportamento do consumidorAgrupamento hierárquicoMétodo de WardCluster analysisCustomer behaviourHierarchical clusteringWard’s MethodMestrado Bolonha em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e EmpresarialEste trabalho tem como principal objetivo estudar o comportamento dos sócios do Sport Lisboa e Benfica e traçar os perfis encontrados, através de uma análise de grupos. O trabalho foi realizado através de um estágio na Direção Comercial e Marketing do Sport Lisboa e Benfica, mais concretamente no departamento de CRM. São usados dados de várias bases de dados do SLB, incluindo fontes não só do departamento de CRM, mas também de outros departamentos, como os departamentos de Sócios, Merchandising, Bilhética, entre outros. É descrita a forma como os dados foram obtidos, transformados e carregados para uma base de dados, construída no Power BI, de modo a conseguir-se aplicar um modelo capaz de analisar os padrões comportamentais dos sócios. Na descrição do tratamento de dados, são abordados os métodos para imputar missing values. Através do R Studio são explorados e testados os algoritmos de agrupamento, juntamente com as diferentes técnicas de agrupamento, tendo sido usado o agrupamento hierárquico. Finalmente, são utilizadas técnicas de visualização, com recurso ao R Studio e Power BI, para estudar o comportamento dos sócios de cada grupo, comparando-os, e destacando os traços que melhor definem os seus perfis. Com esta caracterização dos sócios por grupos é possível, por exemplo, executar campanhas de Marketing dirigidas.The main aim of this work is to study the behaviour of Sport Lisboa e Benfica’s members, defining customers profiles found, through a cluster analysis. The work was carried out through an internship in the Commercial and Marketing Department of Sport Lisboa e Benfica, more specifically in the CRM Department. Data from various SLB databases is used, including sources not only from the CRM Department, but also from other departments, such as Membership, Merchandising, Ticketing, among others. It is described how the data was obtained, transformed, and loaded to a dataset, built in Power BI, in order to apply a model capable of analysing members’ behavioural patterns. In the description of the data processing, the methods for imputing missing values are discussed. The clustering algorithms are explored and tested using R Studio, along with the different linkage techniques, using hierarchical clustering. Finally, visualization techniques are used, using R Studio and Power BI, to study the members’ behaviour of each group, comparing them and highlighting the traits that best define their profiles. With this members’ characterisation by groups, it is possible to, for instance, carry out targeted marketing campaigns.Instituto Superior de Economia e GestãoMoura, AlexandraCaldeira, TiagoRepositório da Universidade de LisboaValente, Diogo Monge2024-02-08T14:20:48Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30076porValente, Diogo Monge (2023). “Sport Lisboa e Benfica : análise do perfil e comportamento do sócio”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-11T01:31:40Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:38.485972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sport Lisboa e Benfica : análise do perfil e comportamento do sócio
title Sport Lisboa e Benfica : análise do perfil e comportamento do sócio
spellingShingle Sport Lisboa e Benfica : análise do perfil e comportamento do sócio
Valente, Diogo Monge
Análise de grupos
CRM
Comportamento do consumidor
Agrupamento hierárquico
Método de Ward
Cluster analysis
Customer behaviour
Hierarchical clustering
Ward’s Method
title_short Sport Lisboa e Benfica : análise do perfil e comportamento do sócio
title_full Sport Lisboa e Benfica : análise do perfil e comportamento do sócio
title_fullStr Sport Lisboa e Benfica : análise do perfil e comportamento do sócio
title_full_unstemmed Sport Lisboa e Benfica : análise do perfil e comportamento do sócio
title_sort Sport Lisboa e Benfica : análise do perfil e comportamento do sócio
author Valente, Diogo Monge
author_facet Valente, Diogo Monge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Alexandra
Caldeira, Tiago
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Diogo Monge
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de grupos
CRM
Comportamento do consumidor
Agrupamento hierárquico
Método de Ward
Cluster analysis
Customer behaviour
Hierarchical clustering
Ward’s Method
topic Análise de grupos
CRM
Comportamento do consumidor
Agrupamento hierárquico
Método de Ward
Cluster analysis
Customer behaviour
Hierarchical clustering
Ward’s Method
description Mestrado Bolonha em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10
2023-10-01T00:00:00Z
2024-02-08T14:20:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/30076
url http://hdl.handle.net/10400.5/30076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Valente, Diogo Monge (2023). “Sport Lisboa e Benfica : análise do perfil e comportamento do sócio”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137426893963264