Outsourcing versus integração da função marketing em PME: Contributo para a definição de referencias de decisão estratégica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luís Filipe Martins
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15045
Resumo: O objectivo fundamental desta dissertação consiste em discutir e perceber os referenciais de decisão estratégica que consubstanciam a possibilidade das PME poderem desenvolver a função marketing sem necessidade da sua integração, recorrendo para isso ao outsourcing. Para tal foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas do empreendedorismo, do outsourcing e da gestão e do marketing nas PME, tendo sido elaborado um estudo via questionário a PME da região de Lisboa. As conclusões deste trabalho revelam que estas empresas já recorrem parcialmente ao outsourcing de actividades relacionadas com o marketing, podendo o outsourcing da função marketing constituir uma opção importante no crescimento e desenvolvimento das PME, colmatando as suas lacunas estruturais, em termos de know-how e na capacidade de implementação das iniciativas de marketing, tendo um terço das empresas que responderam ao questionário manifestado o seu interesse num serviço para a gestão da função marketing em regime de outsourcing. /*** Abstract - The fundamental objective of this dissertation consists in discussing and understanding the referentials of strategie decision that consubstantiate the possibility of SME being able to develop the marketing function without the need for its integration, resorting for that purpose to outsourcing. With this goal in mind, a literature review took place on the subjects of entrepreneurship, outsourcing and management and marketing in the SME, and a mail survey was conducted with several SME in the Lisbon region. The conclusions of this work reveal that these companies already partially resort to outsourcing for marketing related activities, and that the outsourcing of the marketing function may constitute an important tool in the growth and development of SME, by resolving their structural gaps, in terms of know-how and in the ability to implement marketing initiatives. It should also be noted that a third of the companies that answered the questionnaire expressed their interest in a marketing function management service through an outsourcing regime.
id RCAP_a61979fad4cf5e6fdaf2bd3ce0714f7a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15045
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Outsourcing versus integração da função marketing em PME: Contributo para a definição de referencias de decisão estratégicaMarketingEmpreendedorismoPMEOutsourcingGestãoEstratégiaEntrepreneurshipSMEManagementStrategyO objectivo fundamental desta dissertação consiste em discutir e perceber os referenciais de decisão estratégica que consubstanciam a possibilidade das PME poderem desenvolver a função marketing sem necessidade da sua integração, recorrendo para isso ao outsourcing. Para tal foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas do empreendedorismo, do outsourcing e da gestão e do marketing nas PME, tendo sido elaborado um estudo via questionário a PME da região de Lisboa. As conclusões deste trabalho revelam que estas empresas já recorrem parcialmente ao outsourcing de actividades relacionadas com o marketing, podendo o outsourcing da função marketing constituir uma opção importante no crescimento e desenvolvimento das PME, colmatando as suas lacunas estruturais, em termos de know-how e na capacidade de implementação das iniciativas de marketing, tendo um terço das empresas que responderam ao questionário manifestado o seu interesse num serviço para a gestão da função marketing em regime de outsourcing. /*** Abstract - The fundamental objective of this dissertation consists in discussing and understanding the referentials of strategie decision that consubstantiate the possibility of SME being able to develop the marketing function without the need for its integration, resorting for that purpose to outsourcing. With this goal in mind, a literature review took place on the subjects of entrepreneurship, outsourcing and management and marketing in the SME, and a mail survey was conducted with several SME in the Lisbon region. The conclusions of this work reveal that these companies already partially resort to outsourcing for marketing related activities, and that the outsourcing of the marketing function may constitute an important tool in the growth and development of SME, by resolving their structural gaps, in terms of know-how and in the ability to implement marketing initiatives. It should also be noted that a third of the companies that answered the questionnaire expressed their interest in a marketing function management service through an outsourcing regime.Universidade de Évora2015-08-31T16:09:47Z2015-08-312004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15045http://hdl.handle.net/10174/15045porDep C.S.teses@bib.uevora.pt661Pereira, Luís Filipe Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:26Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:01.048589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Outsourcing versus integração da função marketing em PME: Contributo para a definição de referencias de decisão estratégica
title Outsourcing versus integração da função marketing em PME: Contributo para a definição de referencias de decisão estratégica
spellingShingle Outsourcing versus integração da função marketing em PME: Contributo para a definição de referencias de decisão estratégica
Pereira, Luís Filipe Martins
Marketing
Empreendedorismo
PME
Outsourcing
Gestão
Estratégia
Entrepreneurship
SME
Management
Strategy
title_short Outsourcing versus integração da função marketing em PME: Contributo para a definição de referencias de decisão estratégica
title_full Outsourcing versus integração da função marketing em PME: Contributo para a definição de referencias de decisão estratégica
title_fullStr Outsourcing versus integração da função marketing em PME: Contributo para a definição de referencias de decisão estratégica
title_full_unstemmed Outsourcing versus integração da função marketing em PME: Contributo para a definição de referencias de decisão estratégica
title_sort Outsourcing versus integração da função marketing em PME: Contributo para a definição de referencias de decisão estratégica
author Pereira, Luís Filipe Martins
author_facet Pereira, Luís Filipe Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luís Filipe Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Empreendedorismo
PME
Outsourcing
Gestão
Estratégia
Entrepreneurship
SME
Management
Strategy
topic Marketing
Empreendedorismo
PME
Outsourcing
Gestão
Estratégia
Entrepreneurship
SME
Management
Strategy
description O objectivo fundamental desta dissertação consiste em discutir e perceber os referenciais de decisão estratégica que consubstanciam a possibilidade das PME poderem desenvolver a função marketing sem necessidade da sua integração, recorrendo para isso ao outsourcing. Para tal foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas do empreendedorismo, do outsourcing e da gestão e do marketing nas PME, tendo sido elaborado um estudo via questionário a PME da região de Lisboa. As conclusões deste trabalho revelam que estas empresas já recorrem parcialmente ao outsourcing de actividades relacionadas com o marketing, podendo o outsourcing da função marketing constituir uma opção importante no crescimento e desenvolvimento das PME, colmatando as suas lacunas estruturais, em termos de know-how e na capacidade de implementação das iniciativas de marketing, tendo um terço das empresas que responderam ao questionário manifestado o seu interesse num serviço para a gestão da função marketing em regime de outsourcing. /*** Abstract - The fundamental objective of this dissertation consists in discussing and understanding the referentials of strategie decision that consubstantiate the possibility of SME being able to develop the marketing function without the need for its integration, resorting for that purpose to outsourcing. With this goal in mind, a literature review took place on the subjects of entrepreneurship, outsourcing and management and marketing in the SME, and a mail survey was conducted with several SME in the Lisbon region. The conclusions of this work reveal that these companies already partially resort to outsourcing for marketing related activities, and that the outsourcing of the marketing function may constitute an important tool in the growth and development of SME, by resolving their structural gaps, in terms of know-how and in the ability to implement marketing initiatives. It should also be noted that a third of the companies that answered the questionnaire expressed their interest in a marketing function management service through an outsourcing regime.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01T00:00:00Z
2015-08-31T16:09:47Z
2015-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15045
http://hdl.handle.net/10174/15045
url http://hdl.handle.net/10174/15045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dep C.S.
teses@bib.uevora.pt
661
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136563832029184