Outsourcing das actividades de marketing digital nas PME
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/3827 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Apresentado ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Digital, sob orientação de Professor Doutor Freitas Santos |
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Outsourcing das actividades de marketing digital nas PMEOutsourcingWebsiteMarketingDigitalPMESMFsDissertação de Mestrado Apresentado ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Digital, sob orientação de Professor Doutor Freitas SantosTecnologias e processos digitais obrigaram o marketing a procurar novas estratégias e formas de identificar e de comunicar com os clientes actuais e potenciais fazendo assim evoluir o marketing tradicional para o marketing digital. Este utiliza os recursos digitais disponíveis na internet tais como: Web sites, comunicação, correio electrónico, redes sociais entre outros. Este tipo de marketing tem como grande vantagem a rapidez de implementação das acções de marketing e a maior capacidade de segmentação com a possibilidade de personalizar a comunicação e apresenta custos mais baixos em relação ao marketing tradicional. No que concerne o outsourcing das actividades de marketing digital, a sua grande vantagem para as PME é a empresa focar-se apenas no seu core business, sem a necessidade de possuir recursos humanos especializados e com conhecimentos actualizados o que, dados os orçamentos limitados destas empresas, é uma forma de ter acesso a este tipo de marketing. O objectivo do presente estudo é perceber se as pequenas e médias empresas utilizam as actividades de marketing digital como estratégia de negócio e se recorrem ao outsourcing para as implementar. Para tal foi enviado um questionário online a uma amostra de 2400 PME. Os resultados mostram que a maioria das PME,78%, têm um web site. No entanto esta realidade esconde outra, somente 58% procede à sua actualização. Este canal funciona mais como “cartão-de-visita” e menos como um canal que traz valor acrescentado para os clientes actuais e potenciais. Adicionalmente não exploram as potencialidades do web site a nível de marketing.Technologies and digital processes forced marketing to seek new strategies and ways to identify and communicate with current and potential customers, causing de evolution of traditional to digital marketing. Digital marketing uses digital resources available on the Internet such as: Web sites, communications, e-mail, social networking and more. This type of marketing has the advantage of faster implementation of marketing campaigns and greater targeting ability with the possibility to personalize the communication, and has lower costs compared to traditional marketing. The great advantage of digital marketing outsourcing to Small and Medium-sized firms (SMF), is the possibility to the firm to focus only on their core business, without the need to have specialized human resources and updated knowledge. Given the limited budgets of these companies is an opportunity to have access to this type of marketing. This study aims to understand whether SMFs use digital marketing activities as a business strategy and relies on outsourcing to implement them. For this was sent an online questionnaire to a sample of 2400 SMFs. The results show that the majority of SMEs, 78%, have a web site. However only 58% proceeds to its update. This channel works more as a business card and less as a channel that adds value to existing and potential customers. Additionally do not exploit the potential of the website in terms of marketing.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do PortoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMedeiros, Adelino José Dias2014-02-10T10:47:39Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/3827TID:201633566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:43:41Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/3827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:24:48.934611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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