Comunicação audiovisual de produtos para smart cities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wischert, Marina Farias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30471
Resumo: As cidades enfrentam vários desafios, entre eles, o desenvolvimento económico, de infraestrutura e de transporte, a sustentabilidade, habitação e segurança. De maneira a facilitar a gestão e combater os problemas levantados pelas cidades, surgiu o conceito de Smart City. Neste sentido, a Altice Labs, empresa de tecnologia onde foi realizada esta investigação, desenvolve um projeto nesta temática. Esta investigação tem dois focos principais, descobrir o melhor caminho em termos de identidade do produto, ou seja, se cada produto deverá ter uma identidade única ou possuir uma identidade comum para todos os produtos da Altice Labs. O outro foco tem a finalidade de tentar definir uma estratégia de comunicação de produto, afunilando num caso prático, no projeto Smart Cities. Para conhecer a visão dos colaboradores da empresa relativamente à comunicação e identidade foram realizadas entrevistas a stakeholders da empresa. Numa segunda fase da investigação, com o objetivo de saber mais sobre a perceção de cidadãos sobre as funcionalidades de uma Smart City, foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa por meio de entrevistas com moradores da cidade de Aveiro, com diferentes características socioeconómicas. Por fim será desenvolvido um conteúdo audiovisual, em forma de vídeo, para apresentar uma parte da investigação. O resultado da investigação permitiu uma linha condutora à Altice Labs relativamente à identidade e comunicação dos produtos e ainda apresentou uma perspetiva dos cidadãos, das suas necessidades e expectativas, que são os futuros principais clientes do projeto Smart City.
id RCAP_a621adeaeffdb1358f45c9a1b8732849
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/30471
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação audiovisual de produtos para smart citiesSmart cityComunicação de produtoAudiovisualCidadãoStakeholdersUX researchAs cidades enfrentam vários desafios, entre eles, o desenvolvimento económico, de infraestrutura e de transporte, a sustentabilidade, habitação e segurança. De maneira a facilitar a gestão e combater os problemas levantados pelas cidades, surgiu o conceito de Smart City. Neste sentido, a Altice Labs, empresa de tecnologia onde foi realizada esta investigação, desenvolve um projeto nesta temática. Esta investigação tem dois focos principais, descobrir o melhor caminho em termos de identidade do produto, ou seja, se cada produto deverá ter uma identidade única ou possuir uma identidade comum para todos os produtos da Altice Labs. O outro foco tem a finalidade de tentar definir uma estratégia de comunicação de produto, afunilando num caso prático, no projeto Smart Cities. Para conhecer a visão dos colaboradores da empresa relativamente à comunicação e identidade foram realizadas entrevistas a stakeholders da empresa. Numa segunda fase da investigação, com o objetivo de saber mais sobre a perceção de cidadãos sobre as funcionalidades de uma Smart City, foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa por meio de entrevistas com moradores da cidade de Aveiro, com diferentes características socioeconómicas. Por fim será desenvolvido um conteúdo audiovisual, em forma de vídeo, para apresentar uma parte da investigação. O resultado da investigação permitiu uma linha condutora à Altice Labs relativamente à identidade e comunicação dos produtos e ainda apresentou uma perspetiva dos cidadãos, das suas necessidades e expectativas, que são os futuros principais clientes do projeto Smart City.Cities face several challenges in the development of various sectors, such as the economic sector, of infrastructure and transport, of sustainability, of housing and of security. In order to facilitate its management and solve the issues raised by cities, the concept of Smart City emerged. In this sense, Altice Labs, the technology company where this investigation was carried out, developed a project in this area. This research has two main focus, one is to discover the best definition in terms of product identity, which means, if any product has a unique identity or if it possess a common identity for all the Altice Labs products. The other main focus has the goal of trying to define a strategy of product communication, funnelling in a practical case, project Smart Cities. To get the perception from the company collaborators about it's communication and identity interviews were conducted to company stakeholders. On a second phase of the investigation, with the objective of getting a more deep knowledge about the citizens perception about the functionalities of a Smart City, a qualitative field research was carried out through interviews, with residents of the city of Aveiro with different socioeconomic characteristics. At the end it will be developed audiovisual content in the form of a video for presentation of part of the research. The results from this research gave Altice Labs a conductive line in terms of identity and communication about it's products while it also gave a perspective of the citizens, it's necessities and expectations, since they are the future main clients of project Smart City.2021-02-02T15:53:20Z2020-07-13T00:00:00Z2020-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30471porWischert, Marina Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:58:55Zoai:ria.ua.pt:10773/30471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:35.118852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação audiovisual de produtos para smart cities
title Comunicação audiovisual de produtos para smart cities
spellingShingle Comunicação audiovisual de produtos para smart cities
Wischert, Marina Farias
Smart city
Comunicação de produto
Audiovisual
Cidadão
Stakeholders
UX research
title_short Comunicação audiovisual de produtos para smart cities
title_full Comunicação audiovisual de produtos para smart cities
title_fullStr Comunicação audiovisual de produtos para smart cities
title_full_unstemmed Comunicação audiovisual de produtos para smart cities
title_sort Comunicação audiovisual de produtos para smart cities
author Wischert, Marina Farias
author_facet Wischert, Marina Farias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wischert, Marina Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Smart city
Comunicação de produto
Audiovisual
Cidadão
Stakeholders
UX research
topic Smart city
Comunicação de produto
Audiovisual
Cidadão
Stakeholders
UX research
description As cidades enfrentam vários desafios, entre eles, o desenvolvimento económico, de infraestrutura e de transporte, a sustentabilidade, habitação e segurança. De maneira a facilitar a gestão e combater os problemas levantados pelas cidades, surgiu o conceito de Smart City. Neste sentido, a Altice Labs, empresa de tecnologia onde foi realizada esta investigação, desenvolve um projeto nesta temática. Esta investigação tem dois focos principais, descobrir o melhor caminho em termos de identidade do produto, ou seja, se cada produto deverá ter uma identidade única ou possuir uma identidade comum para todos os produtos da Altice Labs. O outro foco tem a finalidade de tentar definir uma estratégia de comunicação de produto, afunilando num caso prático, no projeto Smart Cities. Para conhecer a visão dos colaboradores da empresa relativamente à comunicação e identidade foram realizadas entrevistas a stakeholders da empresa. Numa segunda fase da investigação, com o objetivo de saber mais sobre a perceção de cidadãos sobre as funcionalidades de uma Smart City, foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa por meio de entrevistas com moradores da cidade de Aveiro, com diferentes características socioeconómicas. Por fim será desenvolvido um conteúdo audiovisual, em forma de vídeo, para apresentar uma parte da investigação. O resultado da investigação permitiu uma linha condutora à Altice Labs relativamente à identidade e comunicação dos produtos e ainda apresentou uma perspetiva dos cidadãos, das suas necessidades e expectativas, que são os futuros principais clientes do projeto Smart City.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-13T00:00:00Z
2020-07-13
2021-02-02T15:53:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/30471
url http://hdl.handle.net/10773/30471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137681643405312