Comunicação audiovisual de produtos para smart cities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30471 |
Resumo: | As cidades enfrentam vários desafios, entre eles, o desenvolvimento económico, de infraestrutura e de transporte, a sustentabilidade, habitação e segurança. De maneira a facilitar a gestão e combater os problemas levantados pelas cidades, surgiu o conceito de Smart City. Neste sentido, a Altice Labs, empresa de tecnologia onde foi realizada esta investigação, desenvolve um projeto nesta temática. Esta investigação tem dois focos principais, descobrir o melhor caminho em termos de identidade do produto, ou seja, se cada produto deverá ter uma identidade única ou possuir uma identidade comum para todos os produtos da Altice Labs. O outro foco tem a finalidade de tentar definir uma estratégia de comunicação de produto, afunilando num caso prático, no projeto Smart Cities. Para conhecer a visão dos colaboradores da empresa relativamente à comunicação e identidade foram realizadas entrevistas a stakeholders da empresa. Numa segunda fase da investigação, com o objetivo de saber mais sobre a perceção de cidadãos sobre as funcionalidades de uma Smart City, foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa por meio de entrevistas com moradores da cidade de Aveiro, com diferentes características socioeconómicas. Por fim será desenvolvido um conteúdo audiovisual, em forma de vídeo, para apresentar uma parte da investigação. O resultado da investigação permitiu uma linha condutora à Altice Labs relativamente à identidade e comunicação dos produtos e ainda apresentou uma perspetiva dos cidadãos, das suas necessidades e expectativas, que são os futuros principais clientes do projeto Smart City. |
id |
RCAP_a621adeaeffdb1358f45c9a1b8732849 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/30471 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação audiovisual de produtos para smart citiesSmart cityComunicação de produtoAudiovisualCidadãoStakeholdersUX researchAs cidades enfrentam vários desafios, entre eles, o desenvolvimento económico, de infraestrutura e de transporte, a sustentabilidade, habitação e segurança. De maneira a facilitar a gestão e combater os problemas levantados pelas cidades, surgiu o conceito de Smart City. Neste sentido, a Altice Labs, empresa de tecnologia onde foi realizada esta investigação, desenvolve um projeto nesta temática. Esta investigação tem dois focos principais, descobrir o melhor caminho em termos de identidade do produto, ou seja, se cada produto deverá ter uma identidade única ou possuir uma identidade comum para todos os produtos da Altice Labs. O outro foco tem a finalidade de tentar definir uma estratégia de comunicação de produto, afunilando num caso prático, no projeto Smart Cities. Para conhecer a visão dos colaboradores da empresa relativamente à comunicação e identidade foram realizadas entrevistas a stakeholders da empresa. Numa segunda fase da investigação, com o objetivo de saber mais sobre a perceção de cidadãos sobre as funcionalidades de uma Smart City, foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa por meio de entrevistas com moradores da cidade de Aveiro, com diferentes características socioeconómicas. Por fim será desenvolvido um conteúdo audiovisual, em forma de vídeo, para apresentar uma parte da investigação. O resultado da investigação permitiu uma linha condutora à Altice Labs relativamente à identidade e comunicação dos produtos e ainda apresentou uma perspetiva dos cidadãos, das suas necessidades e expectativas, que são os futuros principais clientes do projeto Smart City.Cities face several challenges in the development of various sectors, such as the economic sector, of infrastructure and transport, of sustainability, of housing and of security. In order to facilitate its management and solve the issues raised by cities, the concept of Smart City emerged. In this sense, Altice Labs, the technology company where this investigation was carried out, developed a project in this area. This research has two main focus, one is to discover the best definition in terms of product identity, which means, if any product has a unique identity or if it possess a common identity for all the Altice Labs products. The other main focus has the goal of trying to define a strategy of product communication, funnelling in a practical case, project Smart Cities. To get the perception from the company collaborators about it's communication and identity interviews were conducted to company stakeholders. On a second phase of the investigation, with the objective of getting a more deep knowledge about the citizens perception about the functionalities of a Smart City, a qualitative field research was carried out through interviews, with residents of the city of Aveiro with different socioeconomic characteristics. At the end it will be developed audiovisual content in the form of a video for presentation of part of the research. The results from this research gave Altice Labs a conductive line in terms of identity and communication about it's products while it also gave a perspective of the citizens, it's necessities and expectations, since they are the future main clients of project Smart City.2021-02-02T15:53:20Z2020-07-13T00:00:00Z2020-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30471porWischert, Marina Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:58:55Zoai:ria.ua.pt:10773/30471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:35.118852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação audiovisual de produtos para smart cities |
title |
Comunicação audiovisual de produtos para smart cities |
spellingShingle |
Comunicação audiovisual de produtos para smart cities Wischert, Marina Farias Smart city Comunicação de produto Audiovisual Cidadão Stakeholders UX research |
title_short |
Comunicação audiovisual de produtos para smart cities |
title_full |
Comunicação audiovisual de produtos para smart cities |
title_fullStr |
Comunicação audiovisual de produtos para smart cities |
title_full_unstemmed |
Comunicação audiovisual de produtos para smart cities |
title_sort |
Comunicação audiovisual de produtos para smart cities |
author |
Wischert, Marina Farias |
author_facet |
Wischert, Marina Farias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wischert, Marina Farias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Smart city Comunicação de produto Audiovisual Cidadão Stakeholders UX research |
topic |
Smart city Comunicação de produto Audiovisual Cidadão Stakeholders UX research |
description |
As cidades enfrentam vários desafios, entre eles, o desenvolvimento económico, de infraestrutura e de transporte, a sustentabilidade, habitação e segurança. De maneira a facilitar a gestão e combater os problemas levantados pelas cidades, surgiu o conceito de Smart City. Neste sentido, a Altice Labs, empresa de tecnologia onde foi realizada esta investigação, desenvolve um projeto nesta temática. Esta investigação tem dois focos principais, descobrir o melhor caminho em termos de identidade do produto, ou seja, se cada produto deverá ter uma identidade única ou possuir uma identidade comum para todos os produtos da Altice Labs. O outro foco tem a finalidade de tentar definir uma estratégia de comunicação de produto, afunilando num caso prático, no projeto Smart Cities. Para conhecer a visão dos colaboradores da empresa relativamente à comunicação e identidade foram realizadas entrevistas a stakeholders da empresa. Numa segunda fase da investigação, com o objetivo de saber mais sobre a perceção de cidadãos sobre as funcionalidades de uma Smart City, foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa por meio de entrevistas com moradores da cidade de Aveiro, com diferentes características socioeconómicas. Por fim será desenvolvido um conteúdo audiovisual, em forma de vídeo, para apresentar uma parte da investigação. O resultado da investigação permitiu uma linha condutora à Altice Labs relativamente à identidade e comunicação dos produtos e ainda apresentou uma perspetiva dos cidadãos, das suas necessidades e expectativas, que são os futuros principais clientes do projeto Smart City. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-13T00:00:00Z 2020-07-13 2021-02-02T15:53:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/30471 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/30471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137681643405312 |