“Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10132 |
Resumo: | Este estudo tem como principal objetivo compreender a complexidade da expressão de preconceitos por parte de professores/as em relação a gays e lésbicas, área em que a investigação parece ser limitada. Neste sentido, procurámos avaliar esta questão com recurso a uma amostra de 204 professores/as de 13 escolas públicas do Distrito de Évora. Na realização deste trabalho, foram aplicados três instrumentos: questionário de caracterização sociodemográfica, Questionário de Discriminação Preconceito Polimorfo (Massey, 2009) e a subescala do Heterossexismo Moderno da Escala Multidimensional de Atitudes em relação a Gays e Lésbicas (Gato, Fontaine & Carneiro, 2012). Os principais resultados encontrados sugerem que o sexo, idade, posicionamentos político e religioso dos/as participantes se encontram relacionados com a expressão de preconceitos em relação a gays e lésbicas. |
id |
RCAP_a635ac7b43f48d3e847ec467a766fd61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10132 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT.LGBTheterossexismohomofobiapreconceitos multidimensionaisEste estudo tem como principal objetivo compreender a complexidade da expressão de preconceitos por parte de professores/as em relação a gays e lésbicas, área em que a investigação parece ser limitada. Neste sentido, procurámos avaliar esta questão com recurso a uma amostra de 204 professores/as de 13 escolas públicas do Distrito de Évora. Na realização deste trabalho, foram aplicados três instrumentos: questionário de caracterização sociodemográfica, Questionário de Discriminação Preconceito Polimorfo (Massey, 2009) e a subescala do Heterossexismo Moderno da Escala Multidimensional de Atitudes em relação a Gays e Lésbicas (Gato, Fontaine & Carneiro, 2012). Os principais resultados encontrados sugerem que o sexo, idade, posicionamentos político e religioso dos/as participantes se encontram relacionados com a expressão de preconceitos em relação a gays e lésbicas.Associação Portuguesa de Psicologia2014-01-28T10:10:02Z2014-01-282013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/10132http://hdl.handle.net/10174/10132porMelo, M. & Pelixo, P. (2013). “Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT. In A. Pereira, M. Calheiros, P. Vagos, I. Direito, S. Monteiro, C. Fernandes da Silva, & A. Allen Gomes (orgs.), Livro de Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 194 – 204). Aveiro: Associação Portuguesa de Psicologia (ISBN: 978-989-96606-1-8)978-989-96606-1-8CIDEHUSmmm@uevora.ptnd681Melo, MadalenaPelixo, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:08.643040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT. |
title |
“Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT. |
spellingShingle |
“Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT. Melo, Madalena LGBT heterossexismo homofobia preconceitos multidimensionais |
title_short |
“Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT. |
title_full |
“Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT. |
title_fullStr |
“Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT. |
title_full_unstemmed |
“Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT. |
title_sort |
“Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT. |
author |
Melo, Madalena |
author_facet |
Melo, Madalena Pelixo, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Pelixo, Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Madalena Pelixo, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LGBT heterossexismo homofobia preconceitos multidimensionais |
topic |
LGBT heterossexismo homofobia preconceitos multidimensionais |
description |
Este estudo tem como principal objetivo compreender a complexidade da expressão de preconceitos por parte de professores/as em relação a gays e lésbicas, área em que a investigação parece ser limitada. Neste sentido, procurámos avaliar esta questão com recurso a uma amostra de 204 professores/as de 13 escolas públicas do Distrito de Évora. Na realização deste trabalho, foram aplicados três instrumentos: questionário de caracterização sociodemográfica, Questionário de Discriminação Preconceito Polimorfo (Massey, 2009) e a subescala do Heterossexismo Moderno da Escala Multidimensional de Atitudes em relação a Gays e Lésbicas (Gato, Fontaine & Carneiro, 2012). Os principais resultados encontrados sugerem que o sexo, idade, posicionamentos político e religioso dos/as participantes se encontram relacionados com a expressão de preconceitos em relação a gays e lésbicas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01T00:00:00Z 2014-01-28T10:10:02Z 2014-01-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10132 http://hdl.handle.net/10174/10132 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Melo, M. & Pelixo, P. (2013). “Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT. In A. Pereira, M. Calheiros, P. Vagos, I. Direito, S. Monteiro, C. Fernandes da Silva, & A. Allen Gomes (orgs.), Livro de Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 194 – 204). Aveiro: Associação Portuguesa de Psicologia (ISBN: 978-989-96606-1-8) 978-989-96606-1-8 CIDEHUS mmm@uevora.pt nd 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136525620871168 |