Desde que eles não mostrem: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10718 |
Resumo: | Partindo da contextualização do preconceito relativamente a pessoas LGBT, este estudo tem como principal objetivo compreender a complexidade da expressão de preconceitos por parte de professores/as em relação a gays e lésbicas, área em que a investigação parece ser limitada. Neste sentido, procurámos avaliar esta questão com recurso a uma amostra de 204 professores/as de 13 escolas públicas do Distrito de Évora. Na realização deste trabalho, foram aplicados três instrumentos: Questionário de Caracterização Sociodemográfica, Questionário de Discriminação Preconceito Polimorfo (Massey, 2009) e a sub-escala do Heterossexismo Moderno da Escala Multidimensional de Atitudes em relação a Gays e Lésbicas (Gato, Fontaine & Carneiro, 2012). Os principais resultados encontrados sugerem que o sexo, idade, posicionamento político e religiosidade dos/as participantes se encontram relacionados com a expressão de preconceitos em relação a gays e lésbicas; ### Abstract: Through the contextualization of the historical, social and cultural heterosexism, this study aims to explore the complexity of teachers’ prejudice expression toward gay and lesbian people, in which the research is still sparse. We assess this question in a particular sample of 204 teachers from public schools in Évora District. In this work, the following instruments have been applied: a sociodemographical data questionnaire, the Multidimensional Polymourphous Prejudice Questionnaire (Massey, 2006) and the Modern Heterosexism Scale from the Multidimensional Scale of Attitudes toward lesbians and gay men (Gato, Fontaine & Carneiro, 2012). The main results suggest that the participants’ sex, age, political ideology and religious beliefs are related to the expression of prejudice. |
id |
RCAP_a9bc9f18bb0ed5b3a40404ee48c2a80c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10718 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desde que eles não mostrem: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBTIdentidades LGBTHeterossexismoPreconceito sexualPreconceitos modernosPreconceitos multidimensionaisPartindo da contextualização do preconceito relativamente a pessoas LGBT, este estudo tem como principal objetivo compreender a complexidade da expressão de preconceitos por parte de professores/as em relação a gays e lésbicas, área em que a investigação parece ser limitada. Neste sentido, procurámos avaliar esta questão com recurso a uma amostra de 204 professores/as de 13 escolas públicas do Distrito de Évora. Na realização deste trabalho, foram aplicados três instrumentos: Questionário de Caracterização Sociodemográfica, Questionário de Discriminação Preconceito Polimorfo (Massey, 2009) e a sub-escala do Heterossexismo Moderno da Escala Multidimensional de Atitudes em relação a Gays e Lésbicas (Gato, Fontaine & Carneiro, 2012). Os principais resultados encontrados sugerem que o sexo, idade, posicionamento político e religiosidade dos/as participantes se encontram relacionados com a expressão de preconceitos em relação a gays e lésbicas; ### Abstract: Through the contextualization of the historical, social and cultural heterosexism, this study aims to explore the complexity of teachers’ prejudice expression toward gay and lesbian people, in which the research is still sparse. We assess this question in a particular sample of 204 teachers from public schools in Évora District. In this work, the following instruments have been applied: a sociodemographical data questionnaire, the Multidimensional Polymourphous Prejudice Questionnaire (Massey, 2006) and the Modern Heterosexism Scale from the Multidimensional Scale of Attitudes toward lesbians and gay men (Gato, Fontaine & Carneiro, 2012). The main results suggest that the participants’ sex, age, political ideology and religious beliefs are related to the expression of prejudice.Universidade de Évora2014-02-19T13:02:58Z2014-02-192014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10718http://hdl.handle.net/10174/10718TID:201245957pormrpelixo@gmail.com684Pelixo, Paulo César Amaroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:50Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:35.481072Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desde que eles não mostrem: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT |
title |
Desde que eles não mostrem: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT |
spellingShingle |
Desde que eles não mostrem: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT Pelixo, Paulo César Amaro Identidades LGBT Heterossexismo Preconceito sexual Preconceitos modernos Preconceitos multidimensionais |
title_short |
Desde que eles não mostrem: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT |
title_full |
Desde que eles não mostrem: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT |
title_fullStr |
Desde que eles não mostrem: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT |
title_full_unstemmed |
Desde que eles não mostrem: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT |
title_sort |
Desde que eles não mostrem: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT |
author |
Pelixo, Paulo César Amaro |
author_facet |
Pelixo, Paulo César Amaro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pelixo, Paulo César Amaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidades LGBT Heterossexismo Preconceito sexual Preconceitos modernos Preconceitos multidimensionais |
topic |
Identidades LGBT Heterossexismo Preconceito sexual Preconceitos modernos Preconceitos multidimensionais |
description |
Partindo da contextualização do preconceito relativamente a pessoas LGBT, este estudo tem como principal objetivo compreender a complexidade da expressão de preconceitos por parte de professores/as em relação a gays e lésbicas, área em que a investigação parece ser limitada. Neste sentido, procurámos avaliar esta questão com recurso a uma amostra de 204 professores/as de 13 escolas públicas do Distrito de Évora. Na realização deste trabalho, foram aplicados três instrumentos: Questionário de Caracterização Sociodemográfica, Questionário de Discriminação Preconceito Polimorfo (Massey, 2009) e a sub-escala do Heterossexismo Moderno da Escala Multidimensional de Atitudes em relação a Gays e Lésbicas (Gato, Fontaine & Carneiro, 2012). Os principais resultados encontrados sugerem que o sexo, idade, posicionamento político e religiosidade dos/as participantes se encontram relacionados com a expressão de preconceitos em relação a gays e lésbicas; ### Abstract: Through the contextualization of the historical, social and cultural heterosexism, this study aims to explore the complexity of teachers’ prejudice expression toward gay and lesbian people, in which the research is still sparse. We assess this question in a particular sample of 204 teachers from public schools in Évora District. In this work, the following instruments have been applied: a sociodemographical data questionnaire, the Multidimensional Polymourphous Prejudice Questionnaire (Massey, 2006) and the Modern Heterosexism Scale from the Multidimensional Scale of Attitudes toward lesbians and gay men (Gato, Fontaine & Carneiro, 2012). The main results suggest that the participants’ sex, age, political ideology and religious beliefs are related to the expression of prejudice. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-19T13:02:58Z 2014-02-19 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10718 http://hdl.handle.net/10174/10718 TID:201245957 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10718 |
identifier_str_mv |
TID:201245957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
mrpelixo@gmail.com 684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552549310365696 |