Partilhar para aprender: um estudo sobre as interações dos alunos nos módulos de ótica de um museu de ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/47113 |
Resumo: | As visitas escolares a museus de ciência constituem uma oportunidade única para muitos alunos, defendendo muitos professores a sua articulação com o currículo escolar. Embora esta articulação nem sempre aconteça, os jovens estão mais conscientes do papel dos museus para comunicar ciência. Interessa, por isso, saber quais as experiências vividas pelos alunos no museu quando a relação professor museu-aluno não é planejada e, em particular, como aprendem e o que aprendem os alunos nestas visitas. O estudo decorreu no museu de ciência da Universidade de Coimbra, Portugal com alunos, 14-15 anos, em visitas escolares. A observação do comportamento dos alunos e a análise das suas conversas permitiu constatar que em apenas 30% dos 83 diálogos analisados os alunos procuram ir para além da interação superficial com os módulos, explicando e partilhando ideias com os pares. As conversas foram de tipo cumulativo pois as ideias apresentadas no grupo não foram avaliadas ou elaboradas. |
id |
RCAP_a6486b997a63c312ca7720074c38dc68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47113 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Partilhar para aprender: um estudo sobre as interações dos alunos nos módulos de ótica de um museu de ciênciaSharing for learning: a study about students’ interactions with exhibits about optics in a science museumVisita escolarMuseu de ciênciaÓticaAprendizagemDiálogos no museuSchool visitsScience museumsOpticsLearningDialogues in the museumCiências Sociais::Ciências da EducaçãoAs visitas escolares a museus de ciência constituem uma oportunidade única para muitos alunos, defendendo muitos professores a sua articulação com o currículo escolar. Embora esta articulação nem sempre aconteça, os jovens estão mais conscientes do papel dos museus para comunicar ciência. Interessa, por isso, saber quais as experiências vividas pelos alunos no museu quando a relação professor museu-aluno não é planejada e, em particular, como aprendem e o que aprendem os alunos nestas visitas. O estudo decorreu no museu de ciência da Universidade de Coimbra, Portugal com alunos, 14-15 anos, em visitas escolares. A observação do comportamento dos alunos e a análise das suas conversas permitiu constatar que em apenas 30% dos 83 diálogos analisados os alunos procuram ir para além da interação superficial com os módulos, explicando e partilhando ideias com os pares. As conversas foram de tipo cumulativo pois as ideias apresentadas no grupo não foram avaliadas ou elaboradas.School visits to science museums provide unique opportunities for many students, and many teachers argue that they need to be linked to the school curricula. Although this link is not always created, youth are more aware of the role that museums play in science communication. It is important to know what students experience in the museum when the relationship teacher-museum-student is not planned. Particularly, how do they learn and what do they learn. This study was carried out in the science museum of University of Coimbra, Portugal with students aged 14-15 ys, in a school visit. Observation of the students’ behaviour and the analysis of their conversations showed that only in 30% of 83 analysed dialogues students sought to go beyond superficial interaction with the exhibits, explaining and sharing ideas with peers. Conversations were cumulative in nature as the ideas presented in the group were not evaluated or elaborated.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoRodrigues, Francisco Manuel Estanislau AzevedoAfonso, Ana Sofia20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/47113por1982-515310.5007/1982-5153.2015v8n3p253The original publication is available at https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p253info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:00.020007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Partilhar para aprender: um estudo sobre as interações dos alunos nos módulos de ótica de um museu de ciência Sharing for learning: a study about students’ interactions with exhibits about optics in a science museum |
title |
Partilhar para aprender: um estudo sobre as interações dos alunos nos módulos de ótica de um museu de ciência |
spellingShingle |
Partilhar para aprender: um estudo sobre as interações dos alunos nos módulos de ótica de um museu de ciência Rodrigues, Francisco Manuel Estanislau Azevedo Visita escolar Museu de ciência Ótica Aprendizagem Diálogos no museu School visits Science museums Optics Learning Dialogues in the museum Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Partilhar para aprender: um estudo sobre as interações dos alunos nos módulos de ótica de um museu de ciência |
title_full |
Partilhar para aprender: um estudo sobre as interações dos alunos nos módulos de ótica de um museu de ciência |
title_fullStr |
Partilhar para aprender: um estudo sobre as interações dos alunos nos módulos de ótica de um museu de ciência |
title_full_unstemmed |
Partilhar para aprender: um estudo sobre as interações dos alunos nos módulos de ótica de um museu de ciência |
title_sort |
Partilhar para aprender: um estudo sobre as interações dos alunos nos módulos de ótica de um museu de ciência |
author |
Rodrigues, Francisco Manuel Estanislau Azevedo |
author_facet |
Rodrigues, Francisco Manuel Estanislau Azevedo Afonso, Ana Sofia |
author_role |
author |
author2 |
Afonso, Ana Sofia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Francisco Manuel Estanislau Azevedo Afonso, Ana Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Visita escolar Museu de ciência Ótica Aprendizagem Diálogos no museu School visits Science museums Optics Learning Dialogues in the museum Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Visita escolar Museu de ciência Ótica Aprendizagem Diálogos no museu School visits Science museums Optics Learning Dialogues in the museum Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
As visitas escolares a museus de ciência constituem uma oportunidade única para muitos alunos, defendendo muitos professores a sua articulação com o currículo escolar. Embora esta articulação nem sempre aconteça, os jovens estão mais conscientes do papel dos museus para comunicar ciência. Interessa, por isso, saber quais as experiências vividas pelos alunos no museu quando a relação professor museu-aluno não é planejada e, em particular, como aprendem e o que aprendem os alunos nestas visitas. O estudo decorreu no museu de ciência da Universidade de Coimbra, Portugal com alunos, 14-15 anos, em visitas escolares. A observação do comportamento dos alunos e a análise das suas conversas permitiu constatar que em apenas 30% dos 83 diálogos analisados os alunos procuram ir para além da interação superficial com os módulos, explicando e partilhando ideias com os pares. As conversas foram de tipo cumulativo pois as ideias apresentadas no grupo não foram avaliadas ou elaboradas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/47113 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/47113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1982-5153 10.5007/1982-5153.2015v8n3p253 The original publication is available at https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p253 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132540481568768 |