Descarte de pás dos aerogeradores: uma análise comunicacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/26138 |
Resumo: | Mestrado em IPB-ESTG |
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Descarte de pás dos aerogeradores: uma análise comunicacionalReciclagem de pás de turbinas eólicasComunicação corporativaAterro de resíduosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasMestrado em IPB-ESTGEsta dissertação investiga a forma como os meios digitais de comunicação transmitem o problema da deposição final das pás das turbinas eólicas. Quais são as soluções atuais para a deposição final das pás das turbinas eólicas? Este é um problema ambiental latente porque não existe outra solução técnica para as pás desativadas que não seja a incineração ou o aterro. Esta questão tem sido objeto de muitos projetos de investigação e também a preocupação dos representantes da indústria eólica nos últimos anos. No que diz respeito à gestão de resíduos, a tecnologia atual permite a reciclagem de cerca de 85% a 90% de todos os componentes de turbinas eólicas. No entanto, a eliminação final das pás representa uma preocupação, uma vez que este processo não está totalmente bem estabelecido, e ainda não está disponível tecnologia madura e “amiga” do ambiente. As pás das turbinas eólicas acumulam-se devido a dois fatores: o aumento exponencial da energia eólica em todo o mundo em quase 75 vezes nas duas últimas décadas; e o aumento espantoso de mais de cem vezes na capacidade nominal das máquinas. Esta problemática é alvo nos meios de comunicação social no processo de transição energética, se configurando como o ponto fraco da indústria eólica, que resiste a manter a sua aura verde. Este estudo demonstra uma campanha de informação preventiva criada para neutralizar a publicidade feita sobre este problema ambiental. Utiliza o método de análise de conteúdo para avaliar 30 notícias publicadas em plataformas digitais entre Janeiro de 2019 e Janeiro de 2022. As notícias selecionadas foram codificadas e classificadas, e os resultados mostram que o conteúdo dos artigos é frequentemente superficial e, em 70% dos casos, positivo para a indústria eólica. A mensagem das notícias indica que a indústria está a trabalhar nisso, como se pode verificar pelos diferentes projetos de investigação em curso, compatíveis como um líder da indústria “verde” que a indústria eólica é. Em contrapartida, apesar da boa vontade dos meios de comunicação social, as notícias apresentam comunicados de imprensa imprecisos ou entrevistas sem indicação de prazos, sem informação sobre a maturidade da tecnologia, ou enquadramento jurídico-ambiental, entre vários exemplos. Ao não empregar alguns procedimentos jornalísticos na preparação e redação das notícias, os meios de comunicação social valorizaram a informação da indústria eólica, deixando em aberto informações importantes para se ter um panorama completo e sólido sobre o cenário atual.This article investigates how digital media convey the problem of the final disposal of wind turbine blades. What are the current solutions for the final disposal of wind turbine blades? It is a latent environmental problem because there is no technical solution other than incineration or landfilling for the decommissioned blades. This question has been the subject of many research projects and the concern of wind industry representatives in the last few years. Current technology allows recycling of about 85% to 90% of all wind turbine components regarding waste management. However, the final disposal of the blades represents a unique concern, as this process is not wholly well-established, and no mature and environmentally friendly technology is yet available. And the disposed of wind turbine blades pile along two vectors: the exponential increase of wind power worldwide by almost 75 times in the past two decades; and the staggering increase of more than one hundred times in the rated capacity of the machines. This lesser environmentally friendly aspect of this technology is targeted in social media in the battle for the energy transition as the underbelly of the wind industry, which resists maintaining its green aura. This study demonstrates a preemptive information campaign created to neutralize the bad publicity using the content analysis method applied for 30 published news on digital platforms between January 2019 and January 2022. The selected pieces were encoded and sorted, and the results show that the content of the articles is often superficial and, in 70% of the cases, positive for the wind industry. One identified the framing of the message twofold: The industry is working on it, as one can verify from the ongoing different research projects, consistent as a green leader that the wind industry is. And by exploring the media's goodwill by presenting inaccurate press releases or puff interviews with no deadlines, no information on the maturity of the technology, or legal-environmental framework, among several examples. By failing to employ some basic procedures from news and communication, the media took the wind industry information at face value, thus allowing it to empty the news space.Ribeiro, Luís FrölénCarneiro, Manuela Dolores FerreiraBiblioteca Digital do IPBTrindade, Tamara Vigolo2022-11-24T14:50:21Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/26138TID:203104889porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:58:28Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:41.676141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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