O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Inês Catarina Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15408
Resumo: As fusões e aquisições constituem-se como operações comuns nas organizações, no entanto causam alterações na vida dos colaboradores muitas vezes gerando efeitos negativos para os trabalhadores tais como: a falta de identificação e falta de apoio em relação à nova organização criada. Neste trabalho procurou-se introduzir elementos de indispensabilidade funcional numa comunicação de uma fusão e verificar o seu efeito na identificação com a organização e no apoio à fusão, e explorando se estes efeitos são mediados pelas perceções de eficácia da liderança. Para tal foi realizado um estudo experimental onde participantes (N=91) foram aleatoriamente distribuídos por duas condições experimentais: alta indispensabilidade X baixa indispensabilidade. Os resultados mostram que, tal como esperado os participantes na condição alta indispensabilidade apresentaram maior apoio à fusão do que na condição baixa indispensabilidade. Verificou-se também uma mediação das perceções de eficácia de liderança, no efeito de indispensabilidade funcional no apoio á fusão. Estes resultados vão ao encontro da literatura da identificação organizacional, no contexto das fusões organizacionais, uma identificação organizacional alta e um maior apoio estão relacionadas a um maior compromisso com a nova organização, mas para além disso revelam a importância da indispensabilidade funcional na comunicação de fusões o que pode dar pistas no que toca a gestão de fusões do ponto de vista do capital humano.
id RCAP_a64ae08ffb7c9a4a7fe1c87e454dbb4f
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15408
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionaisPsicologia socialIdentificação organizacionalFusão de empresasComunicação organizacionalLiderançaPortugalIndispensabilidade funcionalApoio à fusãoFusõesFunctional IndispensabilityOrganizational IdentificationLeadershipMerger supportAs fusões e aquisições constituem-se como operações comuns nas organizações, no entanto causam alterações na vida dos colaboradores muitas vezes gerando efeitos negativos para os trabalhadores tais como: a falta de identificação e falta de apoio em relação à nova organização criada. Neste trabalho procurou-se introduzir elementos de indispensabilidade funcional numa comunicação de uma fusão e verificar o seu efeito na identificação com a organização e no apoio à fusão, e explorando se estes efeitos são mediados pelas perceções de eficácia da liderança. Para tal foi realizado um estudo experimental onde participantes (N=91) foram aleatoriamente distribuídos por duas condições experimentais: alta indispensabilidade X baixa indispensabilidade. Os resultados mostram que, tal como esperado os participantes na condição alta indispensabilidade apresentaram maior apoio à fusão do que na condição baixa indispensabilidade. Verificou-se também uma mediação das perceções de eficácia de liderança, no efeito de indispensabilidade funcional no apoio á fusão. Estes resultados vão ao encontro da literatura da identificação organizacional, no contexto das fusões organizacionais, uma identificação organizacional alta e um maior apoio estão relacionadas a um maior compromisso com a nova organização, mas para além disso revelam a importância da indispensabilidade funcional na comunicação de fusões o que pode dar pistas no que toca a gestão de fusões do ponto de vista do capital humano.Mergers and acquisitions constitute common operations in the organizations, although they often cause negative changes in the worker life such as: lack of organizational identification and merger support to the new company. This work introduced elements of functional indispensability in a merger communication and examined its effects on organizational identification and merger support, further exploring if these effects are mediated by the perception of leadership efficacy. To fulfill these goals, it was used an experimental study where participants (N=91) were randomly assigned to two conditions: high indispensability and low indispensability. Results showed that, as expected, participants in the high indispensability condition revealed stronger support for the merger, relative to those in the low indispensability condition. Additionally, the effect of functional indispensability on support for the merger was mediated by increased perceptions of leadership efficacy. These results are consisted with the organizational identification literature which indicates that in a merger context, high identification and merger support lead to a stronger commitment with the new organization. Additionally, this research shows the importance of functional indispensability in a merger communication which can give clues on how to manage a merger in a human capital perspective.2018-03-20T15:16:56Z2017-01-01T00:00:00Z20172017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15408TID:201786826porCorreia, Inês Catarina Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:37:22Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:17:02.800650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais
title O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais
spellingShingle O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais
Correia, Inês Catarina Ribeiro
Psicologia social
Identificação organizacional
Fusão de empresas
Comunicação organizacional
Liderança
Portugal
Indispensabilidade funcional
Apoio à fusão
Fusões
Functional Indispensability
Organizational Identification
Leadership
Merger support
title_short O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais
title_full O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais
title_fullStr O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais
title_full_unstemmed O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais
title_sort O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais
author Correia, Inês Catarina Ribeiro
author_facet Correia, Inês Catarina Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Inês Catarina Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia social
Identificação organizacional
Fusão de empresas
Comunicação organizacional
Liderança
Portugal
Indispensabilidade funcional
Apoio à fusão
Fusões
Functional Indispensability
Organizational Identification
Leadership
Merger support
topic Psicologia social
Identificação organizacional
Fusão de empresas
Comunicação organizacional
Liderança
Portugal
Indispensabilidade funcional
Apoio à fusão
Fusões
Functional Indispensability
Organizational Identification
Leadership
Merger support
description As fusões e aquisições constituem-se como operações comuns nas organizações, no entanto causam alterações na vida dos colaboradores muitas vezes gerando efeitos negativos para os trabalhadores tais como: a falta de identificação e falta de apoio em relação à nova organização criada. Neste trabalho procurou-se introduzir elementos de indispensabilidade funcional numa comunicação de uma fusão e verificar o seu efeito na identificação com a organização e no apoio à fusão, e explorando se estes efeitos são mediados pelas perceções de eficácia da liderança. Para tal foi realizado um estudo experimental onde participantes (N=91) foram aleatoriamente distribuídos por duas condições experimentais: alta indispensabilidade X baixa indispensabilidade. Os resultados mostram que, tal como esperado os participantes na condição alta indispensabilidade apresentaram maior apoio à fusão do que na condição baixa indispensabilidade. Verificou-se também uma mediação das perceções de eficácia de liderança, no efeito de indispensabilidade funcional no apoio á fusão. Estes resultados vão ao encontro da literatura da identificação organizacional, no contexto das fusões organizacionais, uma identificação organizacional alta e um maior apoio estão relacionadas a um maior compromisso com a nova organização, mas para além disso revelam a importância da indispensabilidade funcional na comunicação de fusões o que pode dar pistas no que toca a gestão de fusões do ponto de vista do capital humano.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2017-09
2018-03-20T15:16:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/15408
TID:201786826
url http://hdl.handle.net/10071/15408
identifier_str_mv TID:201786826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134729475194880