O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/15408 |
Resumo: | As fusões e aquisições constituem-se como operações comuns nas organizações, no entanto causam alterações na vida dos colaboradores muitas vezes gerando efeitos negativos para os trabalhadores tais como: a falta de identificação e falta de apoio em relação à nova organização criada. Neste trabalho procurou-se introduzir elementos de indispensabilidade funcional numa comunicação de uma fusão e verificar o seu efeito na identificação com a organização e no apoio à fusão, e explorando se estes efeitos são mediados pelas perceções de eficácia da liderança. Para tal foi realizado um estudo experimental onde participantes (N=91) foram aleatoriamente distribuídos por duas condições experimentais: alta indispensabilidade X baixa indispensabilidade. Os resultados mostram que, tal como esperado os participantes na condição alta indispensabilidade apresentaram maior apoio à fusão do que na condição baixa indispensabilidade. Verificou-se também uma mediação das perceções de eficácia de liderança, no efeito de indispensabilidade funcional no apoio á fusão. Estes resultados vão ao encontro da literatura da identificação organizacional, no contexto das fusões organizacionais, uma identificação organizacional alta e um maior apoio estão relacionadas a um maior compromisso com a nova organização, mas para além disso revelam a importância da indispensabilidade funcional na comunicação de fusões o que pode dar pistas no que toca a gestão de fusões do ponto de vista do capital humano. |
id |
RCAP_a64ae08ffb7c9a4a7fe1c87e454dbb4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15408 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionaisPsicologia socialIdentificação organizacionalFusão de empresasComunicação organizacionalLiderançaPortugalIndispensabilidade funcionalApoio à fusãoFusõesFunctional IndispensabilityOrganizational IdentificationLeadershipMerger supportAs fusões e aquisições constituem-se como operações comuns nas organizações, no entanto causam alterações na vida dos colaboradores muitas vezes gerando efeitos negativos para os trabalhadores tais como: a falta de identificação e falta de apoio em relação à nova organização criada. Neste trabalho procurou-se introduzir elementos de indispensabilidade funcional numa comunicação de uma fusão e verificar o seu efeito na identificação com a organização e no apoio à fusão, e explorando se estes efeitos são mediados pelas perceções de eficácia da liderança. Para tal foi realizado um estudo experimental onde participantes (N=91) foram aleatoriamente distribuídos por duas condições experimentais: alta indispensabilidade X baixa indispensabilidade. Os resultados mostram que, tal como esperado os participantes na condição alta indispensabilidade apresentaram maior apoio à fusão do que na condição baixa indispensabilidade. Verificou-se também uma mediação das perceções de eficácia de liderança, no efeito de indispensabilidade funcional no apoio á fusão. Estes resultados vão ao encontro da literatura da identificação organizacional, no contexto das fusões organizacionais, uma identificação organizacional alta e um maior apoio estão relacionadas a um maior compromisso com a nova organização, mas para além disso revelam a importância da indispensabilidade funcional na comunicação de fusões o que pode dar pistas no que toca a gestão de fusões do ponto de vista do capital humano.Mergers and acquisitions constitute common operations in the organizations, although they often cause negative changes in the worker life such as: lack of organizational identification and merger support to the new company. This work introduced elements of functional indispensability in a merger communication and examined its effects on organizational identification and merger support, further exploring if these effects are mediated by the perception of leadership efficacy. To fulfill these goals, it was used an experimental study where participants (N=91) were randomly assigned to two conditions: high indispensability and low indispensability. Results showed that, as expected, participants in the high indispensability condition revealed stronger support for the merger, relative to those in the low indispensability condition. Additionally, the effect of functional indispensability on support for the merger was mediated by increased perceptions of leadership efficacy. These results are consisted with the organizational identification literature which indicates that in a merger context, high identification and merger support lead to a stronger commitment with the new organization. Additionally, this research shows the importance of functional indispensability in a merger communication which can give clues on how to manage a merger in a human capital perspective.2018-03-20T15:16:56Z2017-01-01T00:00:00Z20172017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15408TID:201786826porCorreia, Inês Catarina Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:37:22Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:17:02.800650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais |
title |
O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais |
spellingShingle |
O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais Correia, Inês Catarina Ribeiro Psicologia social Identificação organizacional Fusão de empresas Comunicação organizacional Liderança Portugal Indispensabilidade funcional Apoio à fusão Fusões Functional Indispensability Organizational Identification Leadership Merger support |
title_short |
O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais |
title_full |
O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais |
title_fullStr |
O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais |
title_full_unstemmed |
O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais |
title_sort |
O papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais |
author |
Correia, Inês Catarina Ribeiro |
author_facet |
Correia, Inês Catarina Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Inês Catarina Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia social Identificação organizacional Fusão de empresas Comunicação organizacional Liderança Portugal Indispensabilidade funcional Apoio à fusão Fusões Functional Indispensability Organizational Identification Leadership Merger support |
topic |
Psicologia social Identificação organizacional Fusão de empresas Comunicação organizacional Liderança Portugal Indispensabilidade funcional Apoio à fusão Fusões Functional Indispensability Organizational Identification Leadership Merger support |
description |
As fusões e aquisições constituem-se como operações comuns nas organizações, no entanto causam alterações na vida dos colaboradores muitas vezes gerando efeitos negativos para os trabalhadores tais como: a falta de identificação e falta de apoio em relação à nova organização criada. Neste trabalho procurou-se introduzir elementos de indispensabilidade funcional numa comunicação de uma fusão e verificar o seu efeito na identificação com a organização e no apoio à fusão, e explorando se estes efeitos são mediados pelas perceções de eficácia da liderança. Para tal foi realizado um estudo experimental onde participantes (N=91) foram aleatoriamente distribuídos por duas condições experimentais: alta indispensabilidade X baixa indispensabilidade. Os resultados mostram que, tal como esperado os participantes na condição alta indispensabilidade apresentaram maior apoio à fusão do que na condição baixa indispensabilidade. Verificou-se também uma mediação das perceções de eficácia de liderança, no efeito de indispensabilidade funcional no apoio á fusão. Estes resultados vão ao encontro da literatura da identificação organizacional, no contexto das fusões organizacionais, uma identificação organizacional alta e um maior apoio estão relacionadas a um maior compromisso com a nova organização, mas para além disso revelam a importância da indispensabilidade funcional na comunicação de fusões o que pode dar pistas no que toca a gestão de fusões do ponto de vista do capital humano. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2017-09 2018-03-20T15:16:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/15408 TID:201786826 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/15408 |
identifier_str_mv |
TID:201786826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134729475194880 |