Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital: análise do conceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Fernanda Manuela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Charepe, Zaida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/34797
Resumo: Introdução: A avaliação da qualidade nos cuidados de saúde é uma realidade atual e, entre as várias dimensões da qualidade, a satisfação do paciente é um tema de especial relevância. Tem sido foco de investigação nas últimas duas décadas, com um aumento significativo a partir do ano 2000, o que se atribui ao papel ativo dos consumidores. Objetivo: analisar o conceito de satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital. Materiais e Métodos: realizada análise concetual segundo o método proposto por Walker e Avant, a par de revisão integrativa da literatura no período 2000 a 2015, com descritores “satisfação do paciente”, “enfermagem” e “cuidados de enfermagem” nas bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Cochrane Database, MedicLatina e MEDLINE. Resultados: a amostra foi constituída por 19 estudos onde se identificaram antecedentes e consequências do conceito relativos aos pacientes e aos enfermeiros. Os atributos críticos do conceito categorizaram-se no domínio profissional, pessoal e ambiental. As consequências foram traduzidas em elevados e baixos níveis de satisfação. Conclusão: definiram-se as referências empíricas para os atributos essenciais do conceito satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital que se traduzem numa definição operacional.
id RCAP_a64c60661846fa22206726723e9b3f0c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34797
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital: análise do conceitoPatient satisfaction with nursing care in hospital: concept analysisSatisfação do pacienteEnfermagemHospitalizaçãoPatient satisfactionNursingHospitalizationIntrodução: A avaliação da qualidade nos cuidados de saúde é uma realidade atual e, entre as várias dimensões da qualidade, a satisfação do paciente é um tema de especial relevância. Tem sido foco de investigação nas últimas duas décadas, com um aumento significativo a partir do ano 2000, o que se atribui ao papel ativo dos consumidores. Objetivo: analisar o conceito de satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital. Materiais e Métodos: realizada análise concetual segundo o método proposto por Walker e Avant, a par de revisão integrativa da literatura no período 2000 a 2015, com descritores “satisfação do paciente”, “enfermagem” e “cuidados de enfermagem” nas bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Cochrane Database, MedicLatina e MEDLINE. Resultados: a amostra foi constituída por 19 estudos onde se identificaram antecedentes e consequências do conceito relativos aos pacientes e aos enfermeiros. Os atributos críticos do conceito categorizaram-se no domínio profissional, pessoal e ambiental. As consequências foram traduzidas em elevados e baixos níveis de satisfação. Conclusão: definiram-se as referências empíricas para os atributos essenciais do conceito satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital que se traduzem numa definição operacional.Introduction: Quality assessment in health care is a current reality and, among the various dimensions of quality, patient satisfaction is a topic of special relevance. It has been the focus of research in the last two decades, with a significant increase since 2000, which is attributed to the active role of consumers. Aim: To analyze the concept of patient satisfaction with nursing care in the hospital. Materials and Methods: a conceptual analysis was performed according to Walker and Avant’ proposed method, as well as an integrative literature review from 2000 to 2015, with the descriptors "patient satisfaction", “nursing” and "nursing care" in the databases Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Cochrane Database, MedicLatina and MEDLINE. Results: the sample includes 19 studies where concept antecedents and consequences regarding patients and nurses, were identified. The critical attributes of the concept were categorized into professional, personal and environmental domain. The consequences evince high and low levels of satisfaction. Conclusion: empirical references were defined to the essential concept attributes of patient satisfaction with nursing care in the hospital that allow an operational definition.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLoureiro, Fernanda ManuelaCharepe, Zaida2021-09-13T16:13:40Z2018-01-022018-01-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34797por1647-055910.34632/cadernosdesaude.2018.6787info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:19Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:13.001806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital: análise do conceito
Patient satisfaction with nursing care in hospital: concept analysis
title Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital: análise do conceito
spellingShingle Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital: análise do conceito
Loureiro, Fernanda Manuela
Satisfação do paciente
Enfermagem
Hospitalização
Patient satisfaction
Nursing
Hospitalization
title_short Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital: análise do conceito
title_full Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital: análise do conceito
title_fullStr Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital: análise do conceito
title_full_unstemmed Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital: análise do conceito
title_sort Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital: análise do conceito
author Loureiro, Fernanda Manuela
author_facet Loureiro, Fernanda Manuela
Charepe, Zaida
author_role author
author2 Charepe, Zaida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Fernanda Manuela
Charepe, Zaida
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do paciente
Enfermagem
Hospitalização
Patient satisfaction
Nursing
Hospitalization
topic Satisfação do paciente
Enfermagem
Hospitalização
Patient satisfaction
Nursing
Hospitalization
description Introdução: A avaliação da qualidade nos cuidados de saúde é uma realidade atual e, entre as várias dimensões da qualidade, a satisfação do paciente é um tema de especial relevância. Tem sido foco de investigação nas últimas duas décadas, com um aumento significativo a partir do ano 2000, o que se atribui ao papel ativo dos consumidores. Objetivo: analisar o conceito de satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital. Materiais e Métodos: realizada análise concetual segundo o método proposto por Walker e Avant, a par de revisão integrativa da literatura no período 2000 a 2015, com descritores “satisfação do paciente”, “enfermagem” e “cuidados de enfermagem” nas bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Cochrane Database, MedicLatina e MEDLINE. Resultados: a amostra foi constituída por 19 estudos onde se identificaram antecedentes e consequências do conceito relativos aos pacientes e aos enfermeiros. Os atributos críticos do conceito categorizaram-se no domínio profissional, pessoal e ambiental. As consequências foram traduzidas em elevados e baixos níveis de satisfação. Conclusão: definiram-se as referências empíricas para os atributos essenciais do conceito satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital que se traduzem numa definição operacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-02
2018-01-02T00:00:00Z
2021-09-13T16:13:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/34797
url http://hdl.handle.net/10400.14/34797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-0559
10.34632/cadernosdesaude.2018.6787
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132000483803136