Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Maria de Jesus da Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/442
Resumo: Dissertação mest., Supervisão, Universidade do Algarve, 2007
id RCAP_a660670b8a1513a0e3f8f8bb54ad0186
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/442
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e paisTesesFormação de professoresPrática pedagógicaSupervisãoInteracção escola-famíliaRelação escola-famíliaDissertação mest., Supervisão, Universidade do Algarve, 2007O presente estudo inscreve-se na problemática da relação e interacção do professor com pais, no contexto específico da formação inicial - Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objectivo geral da investigação consistiu em perceber que tipo de concepções apresentam os formandos finalistas - futuros professores do 1º ciclo - sobre a relação e interacção com pais, a partir das orientações supervisivas recebidas e das experiências de interacção que vivenciaram, durante o período da prática pedagógica. Da análise dos dados, recolhidos através de questionário e entrevista, constata-se que, apesar do carácter pouco frequente das interacções estabelecidas com os pais dos alunos, durante o estágio, os finalistas do curso de professores do 1º ciclo receberam orientações teóricas dos supervisores sobre esta temática. Percepcionaram o envolvimento dos pais como estratégia para melhorar o rendimento escolar e promover o desenvolvimento pessoal dos alunos. Demonstraram ter apreendido de forma significativa, que a participação dos pais pode levar à valorização da escola e dos professores.Carreira, Teresa PiresSequeira, BernardeteSapientiaDuarte, Maria de Jesus da Silva2011-09-07T16:04:43Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/442por371.13 DUA*Pra Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:12Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:49.017998Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e pais
title Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e pais
spellingShingle Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e pais
Duarte, Maria de Jesus da Silva
Teses
Formação de professores
Prática pedagógica
Supervisão
Interacção escola-família
Relação escola-família
title_short Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e pais
title_full Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e pais
title_fullStr Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e pais
title_full_unstemmed Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e pais
title_sort Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e pais
author Duarte, Maria de Jesus da Silva
author_facet Duarte, Maria de Jesus da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carreira, Teresa Pires
Sequeira, Bernardete
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Maria de Jesus da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Formação de professores
Prática pedagógica
Supervisão
Interacção escola-família
Relação escola-família
topic Teses
Formação de professores
Prática pedagógica
Supervisão
Interacção escola-família
Relação escola-família
description Dissertação mest., Supervisão, Universidade do Algarve, 2007
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2011-09-07T16:04:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/442
url http://hdl.handle.net/10400.1/442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 371.13 DUA*Pra Cave
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133148517236736