Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e pais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/442 |
Resumo: | Dissertação mest., Supervisão, Universidade do Algarve, 2007 |
id |
RCAP_a660670b8a1513a0e3f8f8bb54ad0186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/442 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e paisTesesFormação de professoresPrática pedagógicaSupervisãoInteracção escola-famíliaRelação escola-famíliaDissertação mest., Supervisão, Universidade do Algarve, 2007O presente estudo inscreve-se na problemática da relação e interacção do professor com pais, no contexto específico da formação inicial - Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objectivo geral da investigação consistiu em perceber que tipo de concepções apresentam os formandos finalistas - futuros professores do 1º ciclo - sobre a relação e interacção com pais, a partir das orientações supervisivas recebidas e das experiências de interacção que vivenciaram, durante o período da prática pedagógica. Da análise dos dados, recolhidos através de questionário e entrevista, constata-se que, apesar do carácter pouco frequente das interacções estabelecidas com os pais dos alunos, durante o estágio, os finalistas do curso de professores do 1º ciclo receberam orientações teóricas dos supervisores sobre esta temática. Percepcionaram o envolvimento dos pais como estratégia para melhorar o rendimento escolar e promover o desenvolvimento pessoal dos alunos. Demonstraram ter apreendido de forma significativa, que a participação dos pais pode levar à valorização da escola e dos professores.Carreira, Teresa PiresSequeira, BernardeteSapientiaDuarte, Maria de Jesus da Silva2011-09-07T16:04:43Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/442por371.13 DUA*Pra Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:12Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:49.017998Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e pais |
title |
Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e pais |
spellingShingle |
Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e pais Duarte, Maria de Jesus da Silva Teses Formação de professores Prática pedagógica Supervisão Interacção escola-família Relação escola-família |
title_short |
Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e pais |
title_full |
Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e pais |
title_fullStr |
Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e pais |
title_full_unstemmed |
Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e pais |
title_sort |
Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e pais |
author |
Duarte, Maria de Jesus da Silva |
author_facet |
Duarte, Maria de Jesus da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carreira, Teresa Pires Sequeira, Bernardete Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Maria de Jesus da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Formação de professores Prática pedagógica Supervisão Interacção escola-família Relação escola-família |
topic |
Teses Formação de professores Prática pedagógica Supervisão Interacção escola-família Relação escola-família |
description |
Dissertação mest., Supervisão, Universidade do Algarve, 2007 |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z 2011-09-07T16:04:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/442 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
371.13 DUA*Pra Cave |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133148517236736 |