Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Oliveira, Paulo, Varandas, José Manuel, Oliveira, Hélia, Fonseca, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/162
Resumo: Este artigo analisa o funcionamento de uma componente de supervisão virtual, integrando um fórum de discussão e comunicação por e-mail, no estágio pedagógico de uma Licenciatura em Ensino da Matemática. Trata-se de uma investigação sobre a prática profissional dos respectivos autores que segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e é baseada em estudos de caso de estagiários. Os resultados mostram que o dispositivo se revelou de utilidade assinalável para os estagiários com uma atitude mais reflexiva, sendo pouco valorizado pelos restantes. O fórum constituiu um elemento propiciador de reflexões e discussões mas o e-mail só pontualmente serviu para proporcionar apoio clínico aos formandos. O papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de participação activa no fórum e de utilização fluente do e-mail constitui o ponto mais importante a requerer atenção futura.
id RCAP_922a0e1e35c4365bbf963dc755d1ef3f
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/162
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professoresFormação de professoresSupervisãoSistemas on-lineEste artigo analisa o funcionamento de uma componente de supervisão virtual, integrando um fórum de discussão e comunicação por e-mail, no estágio pedagógico de uma Licenciatura em Ensino da Matemática. Trata-se de uma investigação sobre a prática profissional dos respectivos autores que segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e é baseada em estudos de caso de estagiários. Os resultados mostram que o dispositivo se revelou de utilidade assinalável para os estagiários com uma atitude mais reflexiva, sendo pouco valorizado pelos restantes. O fórum constituiu um elemento propiciador de reflexões e discussões mas o e-mail só pontualmente serviu para proporcionar apoio clínico aos formandos. O papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de participação activa no fórum e de utilização fluente do e-mail constitui o ponto mais importante a requerer atenção futura.Universidade AbertaRepositório AbertoPonte, João Pedro daOliveira, PauloVarandas, José ManuelOliveira, HéliaFonseca, Helena2008-12-06T12:26:04Z2004-122004-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/162porPonte, João Pedro da [et al.] - Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 2 (Dez. 2004), p. 135-1580872-0738info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T01:47:20Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:44.153360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores
title Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores
spellingShingle Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores
Ponte, João Pedro da
Formação de professores
Supervisão
Sistemas on-line
title_short Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores
title_full Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores
title_fullStr Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores
title_full_unstemmed Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores
title_sort Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
Oliveira, Paulo
Varandas, José Manuel
Oliveira, Hélia
Fonseca, Helena
author_role author
author2 Oliveira, Paulo
Varandas, José Manuel
Oliveira, Hélia
Fonseca, Helena
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
Oliveira, Paulo
Varandas, José Manuel
Oliveira, Hélia
Fonseca, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Supervisão
Sistemas on-line
topic Formação de professores
Supervisão
Sistemas on-line
description Este artigo analisa o funcionamento de uma componente de supervisão virtual, integrando um fórum de discussão e comunicação por e-mail, no estágio pedagógico de uma Licenciatura em Ensino da Matemática. Trata-se de uma investigação sobre a prática profissional dos respectivos autores que segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e é baseada em estudos de caso de estagiários. Os resultados mostram que o dispositivo se revelou de utilidade assinalável para os estagiários com uma atitude mais reflexiva, sendo pouco valorizado pelos restantes. O fórum constituiu um elemento propiciador de reflexões e discussões mas o e-mail só pontualmente serviu para proporcionar apoio clínico aos formandos. O papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de participação activa no fórum e de utilização fluente do e-mail constitui o ponto mais importante a requerer atenção futura.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12
2004-12-01T00:00:00Z
2008-12-06T12:26:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/162
url http://hdl.handle.net/10400.2/162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, João Pedro da [et al.] - Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 2 (Dez. 2004), p. 135-158
0872-0738
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134993856856064